Voluntários promovem almoço solidário de Natal para mais de duas mil pessoas em Franca, SP
A oitava edição do ‘Almoço do Bem’ reuniu famílias carentes, associações de deficientes visuais e físicos, além de moradores de rua e albergues. O evento ofereceu diversão e um brinde para cada convidado.
A solidariedade e o clima de Natal são os ingredientes principais do ‘Almoço do Bem’, em Franca (SP). O evento, que está na oitava edição, ofereceu almoço, música, brincadeiras, além de um presente para cada uma das mais de 2 mil pessoas que participaram da ação.
A maioria não tinha onde passar o Natal. O almoço preparado com carinho por 200 voluntários foi oferecido para famílias carentes, deficientes visuais e físicos, além de moradores de rua e albergues da cidade.
> “São famílias que muitas vezes nunca entraram em um restaurante, nunca foram servidos, nunca viram uma música ao vivo, nunca foram dentro de um salão e aqui eles estão felizes demais. Eles esperam o ano inteiro. Aqui é um pedacinho do céu. Tem crianças que nunca comemoram um chocolate e hoje eles vão poder comer a caixa inteira”, diz a organizadora Rosinha Aylon.
Para deixar o Natal ainda melhor, os adultos ganharam um panetone e as crianças, um brinquedo e uma sacola surpresa com guloseimas. O que pode parecer pouco para muitos fez o dia dessas pessoas ser inesquecível.
Para a Eliete Aparecida da Silva, de 40 anos, o evento é a materialização do espírito de amor do Natal.
> “A gente vê os amigos, conhece pessoas novas, vê muita coisa diferente que a gente não vê assim, sai de casa. A gente vê pessoas mais limitadas que a gente e como falam, Natal é amor e reaproximar dos amigos.”
Para conseguir atender todas as pessoas, o grupo de voluntários se divide entre a cozinha, a organização, a recreação, entre tantas outras funções. O que não pode faltar é a estrela do dia, o Papai Noel.
O funcionário público Edson Sérgio faz questão de participar do evento e ajudar as pessoas como pode. Dessa vez, se vestiu de Papai Noel.
> “Não tem valor que pague você dar um agrado pra uma criança, fazer o bem para uma pessoa que precisa realmente. Então o melhor dia do ano pra gente é esse dia, a gente tem que realmente agradecer a Deus por poder estar aqui ajudando todo mundo.”
Como o público é grande, um Papai Noel não foi suficiente. O reforço foi garantido com a presença do aposentado Aroldo de Oliveira, que fez questão de participar do evento e espalhar solidariedade.
“Pra mim, é muito importante. Todo ano eu faço isso, vou em vários lugares, eu me sinto muito bem, é gratificante poder fazer isso.”
O sentimento é compartilhado pela cozinheira Mara Gomes. Ela ficou responsável por levar um pouco de amor para cada um dos convidados através da comida.
> “É muito gratificante, é com muito amor que fazemos essa comida. Dá muito trabalho, mas cada um aqui colocou um pinguinho de amor, para poder servir a comida para cada pessoa que está aqui. Nós amamos fazer isso com muita dedicação.”