Almoço solidário de Natal em Franca: Voluntários reuniram mais de 2 mil pessoas em evento emocionante.

Voluntários promovem almoço solidário de Natal para mais de duas mil pessoas em Franca, SP

A oitava edição do ‘Almoço do Bem’ reuniu famílias carentes, associações de deficientes visuais e físicos, além de moradores de rua e albergues. O evento ofereceu diversão e um brinde para cada convidado.

A solidariedade e o clima de Natal são os ingredientes principais do ‘Almoço do Bem’, em Franca (SP). O evento, que está na oitava edição, ofereceu almoço, música, brincadeiras, além de um presente para cada uma das mais de 2 mil pessoas que participaram da ação.

A maioria não tinha onde passar o Natal. O almoço preparado com carinho por 200 voluntários foi oferecido para famílias carentes, deficientes visuais e físicos, além de moradores de rua e albergues da cidade.

> “São famílias que muitas vezes nunca entraram em um restaurante, nunca foram servidos, nunca viram uma música ao vivo, nunca foram dentro de um salão e aqui eles estão felizes demais. Eles esperam o ano inteiro. Aqui é um pedacinho do céu. Tem crianças que nunca comemoram um chocolate e hoje eles vão poder comer a caixa inteira”, diz a organizadora Rosinha Aylon.

Para deixar o Natal ainda melhor, os adultos ganharam um panetone e as crianças, um brinquedo e uma sacola surpresa com guloseimas. O que pode parecer pouco para muitos fez o dia dessas pessoas ser inesquecível.

Para a Eliete Aparecida da Silva, de 40 anos, o evento é a materialização do espírito de amor do Natal.

> “A gente vê os amigos, conhece pessoas novas, vê muita coisa diferente que a gente não vê assim, sai de casa. A gente vê pessoas mais limitadas que a gente e como falam, Natal é amor e reaproximar dos amigos.”

Para conseguir atender todas as pessoas, o grupo de voluntários se divide entre a cozinha, a organização, a recreação, entre tantas outras funções. O que não pode faltar é a estrela do dia, o Papai Noel.

O funcionário público Edson Sérgio faz questão de participar do evento e ajudar as pessoas como pode. Dessa vez, se vestiu de Papai Noel.

> “Não tem valor que pague você dar um agrado pra uma criança, fazer o bem para uma pessoa que precisa realmente. Então o melhor dia do ano pra gente é esse dia, a gente tem que realmente agradecer a Deus por poder estar aqui ajudando todo mundo.”

Como o público é grande, um Papai Noel não foi suficiente. O reforço foi garantido com a presença do aposentado Aroldo de Oliveira, que fez questão de participar do evento e espalhar solidariedade.

“Pra mim, é muito importante. Todo ano eu faço isso, vou em vários lugares, eu me sinto muito bem, é gratificante poder fazer isso.”

O sentimento é compartilhado pela cozinheira Mara Gomes. Ela ficou responsável por levar um pouco de amor para cada um dos convidados através da comida.

> “É muito gratificante, é com muito amor que fazemos essa comida. Dá muito trabalho, mas cada um aqui colocou um pinguinho de amor, para poder servir a comida para cada pessoa que está aqui. Nós amamos fazer isso com muita dedicação.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp