Defesa Civil alerta para chuvas intensas na Baixada Santista durante o Natal: confira cuidados e previsão

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o Natal

Estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).

1 de 1 Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada
Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista, no litoral paulista, mas não informou a quantidade de acumulados previstos para o período.

De acordo com o órgão estadual, estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).

A previsão é de tempo com sol entre nuvens até quarta-feira (25), favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor.

O aquecimento combinado à umidade do ar proveniente do oceano criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do estado.

Na quinta-feira (26), a previsão é de pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento em todo estado devido à passagem de uma frente fria, acompanhada de um corredor de umidade do ar vindo da região Amazônica.

Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, o órgão estadual recomenda atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.

Antes da chegada dos temporais, a Defesa Civil encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

CUIDADOS

* No litoral, é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.

* Durante estes temporais, a população deve se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

* Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra.

* Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp