Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o Natal
Estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).
1 de 1 Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada
Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista, no litoral paulista, mas não informou a quantidade de acumulados previstos para o período.
De acordo com o órgão estadual, estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).
A previsão é de tempo com sol entre nuvens até quarta-feira (25), favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor.
O aquecimento combinado à umidade do ar proveniente do oceano criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do estado.
Na quinta-feira (26), a previsão é de pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento em todo estado devido à passagem de uma frente fria, acompanhada de um corredor de umidade do ar vindo da região Amazônica.
Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, o órgão estadual recomenda atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.
Antes da chegada dos temporais, a Defesa Civil encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.
CUIDADOS
* No litoral, é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.
* Durante estes temporais, a população deve se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
* Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra.
* Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.