Injustiça desvendada: Perícia particular inocenta jovem preso injustamente após 10 anos da morte de Gaia Molinari

Dez anos após a morte de Gaia Molinari, um jovem foi preso injustamente e só conseguiu provar sua inocência após uma perícia particular contratada por sua defesa. O verdadeiro assassino de Gaia nunca foi identificado, mas o perito particular contratado explicou como foi fundamental para inocentar seu cliente.

Francisco Douglas Sousa, na época com 23 anos, era recepcionista de um hotel em Jericoacoara, Ceará, quando foi preso em março de 2016 devido a um vídeo em que ele caminhava com uma mulher semelhante a Gaia. As imagens eram do dia anterior à descoberta do corpo da turista italiana em 25 de dezembro de 2014.

A perícia contratada conseguiu provar que a altura da mulher no vídeo não condizia com a de Gaia e que na verdade era uma turista sueca, Desiree Elizabet Michaela Wagner, que estava a passeio em Jeri naquele dia. Após 44 dias preso, Douglas foi solto com base na análise realizada pelo perito Fernando Vasconcellos.

Após sua soltura, Douglas admitiu ter se sentido humilhado e mudou-se para a Alemanha, visitando o Ceará apenas em períodos específicos para ver sua família em Sobral. A advogada responsável pela defesa de Douglas destacou a importância da perícia para garantir sua inocência diante de acusações infundadas.

A polícia informou que a investigação do homicídio de Gaia Molinari continua em andamento, sem identificar até o momento o autor do crime. Ao longo dos anos, diversas perícias foram realizadas, porém ainda não houve a elucidação do caso. A falha em um circuito de câmeras de segurança comprometeu o início das investigações, mas o trabalho policial persiste na busca por novas evidências.

Mesmo com os esforços empregados, a polícia ainda não foi capaz de resolver o caso. A investigação permanece sob a responsabilidade da 10ª Delegacia do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), com o objetivo de descobrir novos fatos que possam contribuir para a solução do crime. A perícia particular foi essencial para a liberação de Douglas e para desvendar que o verdadeiro assassino de Gaia Molinari ainda está em liberdade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Plano Operacional Réveillon 2025 Fortaleza: Transporte, Segurança e Atrações

Transporte, segurança e mais: confira o plano operacional para o Réveillon 2025 em Fortaleza

O plano foi divulgado nesta quinta-feira (26) pelo prefeito José Sarto. Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso e Pedro Sampaio são algumas atrações do evento.

A Prefeitura de Fortaleza apresentou nesta quinta-feira (26) o plano operacional para o Réveillon 2025, que ocorrerá no dia 31 de dezembro no Aterro da Praia de Iracema. A festa terá um dia, e não três como anunciado anteriormente.

As atrações confirmadas para a data são: Paulo Benevides, Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso, Pedro Sampaio, Matuê e Henry Freitas.

“A festa não se faz somente com grandes atrações, mas também com inovação, tranquilidade, acessibilidade e com toda uma infraestrutura do setor público, seja da Guarda Municipal e da Polícia Militar, seja do transporte público”, afirmou o prefeito José Sarto na coletiva.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de receber 600 mil turistas, ‘injetando de forma direta e indireta 4,7 bilhões na economia do município durante o período’. “E temos uma previsão de público da ordem de 1,2 milhão de pessoas aproveitando a festa no Aterro”, disse Sarto.

Transporte Público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 63 ônibus extras no dia 31 de dezembro, além da tarifa social de R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (meia) na terça e quarta-feira (31/12 e 01/01).

A operação contará com ajustes especiais e pontos de embarque e desembarque organizados para maior conforto dos usuários. Na quarta-feira, haverá 48 veículos extras em operação.

Devido aos desvios e bloqueios das vias nas proximidades da festa, alguns pontos de parada da Av. Abolição e da Av. Historiador Raimundo Girão serão desativados temporariamente. Os itinerários de todas as linhas que trafegam pelo local serão desviados, com embarque e desembarque realizados nas rua Tenente Benévolo e Rua Pereira Filgueiras, no sentido leste/oeste e oeste/leste, respectivamente.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação de tráfego composta por 240 agentes e orientadores. O efetivo atuará no entorno do Aterro da Praia de Iracema na terça e quarta-feira (31/12 e 01/01).

A operação terá início da terça-feira às 5h com a coibição de estacionamento e bloqueio nas ruas Camocim, Carlos Vasconcelos, Virgílio Vasconcelos, Barão de Aracati e Monsenhor Bruno, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa, para montagem das barracas de ambulantes.

Às 12h está prevista a interdição principal do evento: bloqueio da Av. Abolição e Av. Historiador Raimundo Girão entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano.

Fiscalização Urbana

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará com cerca de 250 agentes para garantir a organização do comércio ambulante e a desobstrução de vias.

O efetivo verificará os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante. Além disso, equipes de fiscalização estarão posicionadas em bloqueios estratégicos nas ruas localizadas entre o Calçadão da Paisagística ao Espigão da Av. João Cordeiro, para manter as vias desobstruídas.

Segurança

O Revéillon 2025 contará com um efetivo de 433 guardas municipais, distribuídos pela cidade e em partes estratégicas no Aterro da Praia de Iracema.

As equipes ficarão responsáveis pela fiscalização e apoio na Avenida Rui Barbosa, no corredor para pedestres, no trecho compreendido entre a Av. Monsenhor Tabosa e a Rua Deputado Moreira da Rocha.

O efetivo também atuará na segurança de área da Beira-mar, auxiliando o tráfego da área. Os postos médicos também receberão equipes da guarda. Além disso, o reforço prevê ações nos terminais de integração.

Comércio Ambulante

100 vendedores ambulantes foram autorizados a comercializar lanches e bebidas durante o evento. Além disso, outros 63 ambulantes que já atuam na área da orla, independentemente de eventos, também estarão trabalhando no Réveillon.

Iluminação Pública

Durante todo o Réveillon 2025, serão disponibilizados oito eletricistas atuando no Aterro e também nos arredores do evento: dois na avenida Raimundo Girão, três circulando entre a avenida Beira-Mar e Praia de Iracema e outros três de plantão para eventual reforço.

Dentre as ações estão rondas noturnas para a execução de manutenções preventivas nas principais vias de acesso à Avenida Beira-Mar, realização de manutenções e reparos em toda a área e solicitação de equipe plantonista à Enel, para agir de forma emergencial caso haja necessidade durante o evento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp