Justiça determina que EDP pague indenização de R$ 150 mil por morte de criança eletrocutada Esforço de SEO: Justiça decide indenização de R$ 150 mil pela morte de criança eletrocutada

A decisão da Justiça de determinar que a EDP pague R$ 150 mil à mãe da criança que morreu eletrocutada em Caraguatatuba foi baseada no trágico acontecimento que culminou na morte da criança. O episódio aconteceu quando a criança encostou em uma cerca de arame farpado que estava ligada a uma instalação clandestina de energia. Essa fatalidade chocou a todos e agora gera uma série de responsabilidades legais e financeiras para a concessionária de energia.

O Tribunal de Justiça, através do juiz Walter de Oliveira Junior, argumentou que a ligação da cerca de arame farpado à instalação clandestina de energia, que por sua vez estava conectada à rede de distribuição da EDP, indicava uma falha grave por parte da concessionária. A falta de fiscalização e manutenção adequada dos postes de energia na região foi apontada como a causa direta do acidente que resultou na morte da criança, como consta na decisão do juiz.

A EDP, por sua vez, afirmou que ainda não foi notificada da sentença e que se manifestará nos autos do processo. O caso serve como alerta para a importância da prevenção e cuidados com a segurança elétrica, especialmente em áreas onde existem instalações clandestinas que representam um risco potencial para a população. É fundamental que as concessionárias estejam atentas e comprometidas com a segurança de seus clientes para evitar tragédias como essa que geraram consequências tão tristes para uma família em Caraguatatuba.

A morte da criança devido ao choque elétrico recebido ao encostar na cerca de arame farpado serve como um lembrete da fragilidade da segurança elétrica e da importância de um monitoramento constante das instalações. A decisão da Justiça de impor uma indenização à mãe da vítima busca trazer um pouco de justiça diante de uma tragédia evitável. É necessário que casos como esse sirvam de alerta para uma fiscalização mais eficiente e rigorosa por parte das concessionárias, visando sempre a segurança e proteção da população.

A região de Caraguatatuba, assim como outras áreas, deve contar com uma infraestrutura elétrica segura e regularizada, evitando o risco de acidentes graves como o ocorrido nesse caso. A tragédia que resultou na morte da criança é uma lembrança da importância da responsabilidade das empresas fornecedoras de energia, que devem assegurar a qualidade e segurança de seus serviços. A punição financeira imposta à EDP visa não apenas reparar a perda da família, mas também reforçar a necessidade de condutas mais cautelosas e responsáveis na área de energia elétrica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Plataforma Observa: Regras e Cadastro para Caminhões em Piracicaba

Entenda como vai funcionar sistema que fiscaliza circulação de caminhões no Centro de Piracicaba

Motoristas de veículos acima de três eixos precisam de autorização para trafegar em pontos restritos. A partir desta sexta (27), será obrigatório o cadastro na nova plataforma.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Piracicaba disponibiliza plataforma para fiscalizar circulação de veículos pesados.

Os motoristas de caminhões acima de três eixos que precisam de um termo de autorização para trafegar na área central de Piracicaba (SP), em pontos restritos, e, partir desta sexta-feira (27), também devem fazer o cadastro obrigatório por meio de uma nova plataforma digital. Entenda como funciona, abaixo.

O novo sistema de controle de tráfego disponibilizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba, chamado Observa, permite o cadastramento e a liberação online para circulação em áreas restritas do Centro.

Segundo a prefeitura, as placas inseridas no sistema serão automaticamente cadastradas na Semuttran. Assim, os radares e leitores de placas terão esses dados integrados.

Após o cadastro, é preciso preencher o requerimento para autorização de circulação, que continua obrigatório.

O cadastro também vale para qualquer tipo de caminhão que precise acessar área restrita no Centro da cidade e aqueles com carga perigosa e excedente.

Acesso e Cadastro

O sistema deve ser acessado via Sem Papel, clicando em Mobilidade Urbana – Trânsito e, na sequência, clicar no tipo de autorização necessária que pode ser:

– Acesso Por Tempo Determinado em Áreas Restritas
– Circulação de Caminhões Acima de 3 Eixos Pelas Vias da Cidade
– Transporte de Carga Excedente e/ou Perigosa

Após a seleção, é preciso:

– clicar no botão ‘Solicitar’ que vai levar o usuário direto para o sistema Observa, onde deverá iniciar o cadastro
– No cadastro, o motorista deve informar se é pessoa física ou jurídica, número da CNH e demais informações solicitadas
– Dentro da plataforma, é preciso clicar em Minha Conta e registrar informações pessoais, como endereço e telefone
– Concluindo o cadastro, o motorista deverá acessar o campo Meus Veículos e proceder para o cadastro do veículo, informando Renavam, placa e outros quesitos.

Circulação

Após o cadastro na plataforma Observa, os motoristas devem seguir com o preenchimento do requerimento de autorização, que já era obrigatório antes da disponibilização da plataforma digital Observa. O solicitante deverá detalhar sua rota de circulação.

O cadastro no Observa não desobriga a emissão do requerimento de autorização.

O termo de autorização não gera direito imediato de circulação. Os pedidos serão submetidos a uma análise pela Semuttran e, caso todas as informações estejam corretas e em conformidade com os requisitos estabelecidos, a autorização será liberada e emitida no sistema.

Os endereços restritos, assim como as rotas alternativas, estão disponíveis também no sistema Sem Papel da Prefeitura.

Fiscalização

Recentemente, a Prefeitura instalou 22 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo sete deles para identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos. Os locais que receberão a fiscalização de caminhões acima de três eixos foram estudados e aprovados com base nos dados da pasta – o objetivo é limitar e não proibir o acesso.

Vídeos: Tudo sobre Piracicaba e Região

Veja mais notícias da região no DE Piracicaba.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp