Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Graciele e Zezé Di Camargo: Clara nasce no Natal em momento emocionante

Graciele e Zezé Di Camargo não acreditaram que Clara iria nascer no Natal: ‘Nosso maior e melhor presente’

Ela divulgou nas redes sociais como foi o momento em que as contrações começaram até a sua ida ao hospital.

Filha de Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda nasce no dia do Natal — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor Zezé Di Camargo e a esposa dele, Graciele Lacerda, não acreditaram que Clara iria nascer no dia do Natal. Ela divulgou nas redes sociais como foi o momento em que as contrações começaram até a sua ida ao hospital.

> “Nosso maior e melhor presente”, disse Graciele nas redes sociais.

A médica pediatra Lilian Zaboto divulgou nas redes sociais que Clara Camargo nasceu na última quarta-feira (25), em São Paulo. A médica compartilhou a sala preparada para receber Clara. Nela, havia fotos dos pais e recados escritos à mão: “Bem-vinda, Clara. A mamãe te ama” e “Clara, o papai te espera ansioso”.

Graciele e Zezé passaram o Natal na casa da cantora Wanessa Camargo, filha de Zezé. Durante a ceia, a família Camargo fez uma brincadeira simulando que a bolsa de Graciele havia estourado. O post alcançou mais de 31 milhões de visualizações. Por volta das 4h, Wanessa postou um vídeo no hospital contando que esperava a chegada da pequena Clara (veja o vídeo abaixo).

Wanessa faz vídeo para contar que esperava a chegada da irmã Clara Camargo

Nas redes sociais, o casal contou que Clara chegou antes da data prevista, mas no “tempo perfeito de Deus”.

“Para nós, é certamente o presente que o Pai Celestial enviou para nossas vidas. Hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas!”, disseram.

GRACIELE E ZEZÉ

Juntos há mais de 10 anos, Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda tentavam engravidar há pelo menos cinco anos, segundo a assessoria do sertanejo. Zezé, que tem 62 anos, agora é pai de quatro filhos: Camilla, Igor, Wanessa e Clara Camargo.

“Após seis tentativas de FIV – Fertilização in Vitro -, muitas lágrimas e lutas, hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas”, disse o casal.

O casal anunciou a gravidez no início de julho. Em agosto, eles fizeram a revelação do sexo da bebê e se casaram de surpresa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp