“Subir para Urubici”: Paródia do hit “Descer para BC” viraliza com mais de 5 milhões de views

Resposta a ‘Descer para BC’, paródia ‘Subir para Urubici’ surfa no hit e supera 5 milhões de views

Vídeo diverte internautas colocando cidade da serra como ‘alternativa’ para temporada de verão em Balneário Camboriú.

Lançado em novembro, o hit “Descer pra DE”, um dos mais tocados do verão e que alcançou o Top 1 da playlist “Top Brasil” do Spotify, ganhou uma paródia à altura – literalmente. “Subir para Urubici”, em referência uma das cidades mais altas do Brasil, na Serra Catarinense, tem divertido internautas e já somou mais de 5 milhões de visualizações somando Instagram e TikTok.

A paródia, que usa a mesma melodia e antagoniza com o “sonho” de descer para Balneário Camboriú, é interpretada por Gustavo Henrique Metzner, do canal Indavírus e Lauro Antigo.

A letra traz uma história com bem menos ostentação que o hit de Brenno & Matheus e usa o trânsito congestionado na BR-101 e os preços altos da temporada para convencer os turistas a buscarem outro destino mais calmo: Urubici. O refrão troca o “Nós vai descer, descer lá pra DE”, por “Nós vai subir, subir para Urubici”.

Longe do mar e no alto da serra, a Urubici está entre as cidades com as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Já Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera receber entre 2 e 3 milhões de turistas na temporada 2024/2025.

A música que exalta Balneário Camboriú, viralizou nas redes sociais e engajou até artistas e influenciadores na web. Até esta quinta-feira (26), o clipe oficial do hit superou 26 milhões de visualizações.

‘O hit foi encomendada pelos artistas ao compositor João Dalzoto, que a escreveu em parceria com o DJ Ari SL, e enfatiza o desejo de passar o verão nas praias da cidade. Segundo os cantores, a ideia de citar ‘DE’ na música veio de uma admiração que eles têm pela cidade, que fica no litoral norte de Santa Catarina e é conhecida como ‘Dubai Brasileira’ pelas construções luxuosas, arranha-céus e vida noturna agitada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Balneabilidade no Paraná: 17 pontos impróprios para banho, alerta do IAT”

As praias do Paraná possuem 17 pontos impróprios para banho, de acordo com o boletim do IAT divulgado semanalmente desde o início da temporada de verão. O levantamento abrange tanto o litoral quanto as praias de água doce do estado.

O monitoramento realizado analisou as praias do litoral e de água doce das Costas Oeste e Norte do Paraná. Dos 17 pontos considerados impróprios, 15 estão localizados no litoral, enquanto os outros dois estão no interior do estado.

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), as chuvas registradas em dezembro impactaram diretamente na qualidade da água do mar e das prainhas de água doce do Paraná. A chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, destacou que as ligações clandestinas de esgoto são uma das principais causas desse cenário.

Na lista de praias impróprias para banho no litoral do Paraná, destacam-se os balneários de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Antonina. Além disso, outros pontos com bandeira vermelha concentram-se nas fozes dos rios que cortam a região, áreas que nunca são indicadas para banhos ou práticas esportivas.

Já em relação às prainhas de água doce do estado, foram apontados dois locais impróprios para banho: Prainha de São Miguel do Iguaçu e Prainha de Entre Rios do Oeste. O boletim do IAT ressalta que os locais próprios para banho são identificados com bandeiras azuis, enquanto os impróprios são sinalizados com bandeiras vermelhas.

Para se manter informado sobre a balneabilidade das praias paranaenses, a população pode acompanhar os boletins pelo aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para dispositivos Android. A conscientização e o acompanhamento constante dessas informações são essenciais para garantir a segurança e a saúde de quem frequenta as praias do estado.

No contexto atual, em que a qualidade da água se torna uma preocupação, é fundamental que órgãos competentes e a população atuem de forma conjunta na preservação e correta utilização dos recursos naturais. A divulgação dos índices de balneabilidade é uma ferramenta importante para orientar a população sobre os locais seguros para banho, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp