Metrô do Recife volta a fechar aos domingos para manutenção das linhas, reforçando a qualidade do serviço prestado

O Metrô do Recife volta a fechar aos domingos para a realização de manutenção nas linhas Centro e Sul, conforme anunciado pela CBTU. Essa interdição terá início neste fim de semana e não tem previsão para encerrar, conforme informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos. O fechamento do Metrô ocorre após a retomada das obras de manutenção nas linhas Centro e Sul do sistema metroviário da cidade.

A decisão de fechar o Metrô aos domingos tem o intuito de realizar reparos nas vias e trens das linhas eletrificadas do sistema. Essa manutenção teve início em setembro deste ano e agora se faz necessária para garantir a qualidade do serviço prestado. Após ter ficado fechado aos domingos até o final de novembro, o Metrô do Recife voltou a funcionar aos domingos em dezembro, atendendo a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) devido ao período de compras de Natal.

Situações excepcionais, como os dias de votação nas eleições municipais, foram contempladas com circulação dos trens de forma especial para atender a população, conforme divulgado pela CBTU. A empresa responsável pelo Metrô do Recife informou que qualquer alteração na operação nos dias de domingo será comunicada à população. O sistema metroviário recifense conta com 36 estações de trem e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além de conexões com os terminais de ônibus da cidade.

Os problemas no Metrô do Recife são recorrentes e vão desde falhas nas redes elétricas até explosões em geradores e rompimento de fios, afetando a operação normal das linhas. Em uma situação recente, a Linha Centro ficou sete dias funcionando apenas parcialmente após um incidente com cabos da rede aérea. Esses contratempos refletem a necessidade de investimentos e melhorias contínuas no sistema metroviário da capital pernambucana.

Acompanhe abaixo alguns casos mais recentes de interrupções e problemas no Metrô do Recife que resultaram em impactos na operação das linhas:
– De 12 a 19 de dezembro de 2024;
– Em 20 de junho de 2024;
– No dia 18 de junho de 2024;
– Em 10 de junho de 2024;
– No dia 14 de abril de 2024;
– Em 11 de março de 2024;
– Em 25 de dezembro de 2023;
– Em 26 de novembro de 2023;
– No dia 2 de agosto de 2023;
– No dia 20 de junho de 2023.

Essas ocorrências demonstram a importância de investimentos e aprimoramentos constantes no sistema metroviário do Recife para garantir a segurança e a eficiência do transporte público na cidade. Medidas de manutenção e melhorias são fundamentais para evitar transtornos e prejuízos à população que utiliza diariamente o Metrô como meio de deslocamento na região pernambucana. Ações preventivas e eficazes são essenciais para promover um serviço de transporte de qualidade e que atenda às necessidades da população local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Abertura do Ano Jubilar da Diocese de DE: Celebração e Renovação de Fé em Caruaru, Pernambuco.

Neste domingo (29), a Diocese de DE, Agreste de Pernambuco realiza a abertura do “Ano Jubilar”. A programação terá início às 16h, em frente à Igreja do Rosário, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. A carta divulgada por meio das redes sociais pelo Bispo Diocesano de DE, Dom José Ruy Lopes, convida os fiéis a participarem deste momento de fé promovido pela igreja. Da Praça do Rosário, os fiéis saíram em procissão até a Catedral de Nossa Senhora das Dores onde será realizada a celebração da Santa Missa Estacional.

O Ano Jubilar é um período especial na tradição católica, que é marcado por celebrações e indulgências. No último dia 24, na Noite de Natal, o Papa Francisco abriu a “Porta Santa” na Basílica de São Pedro, no Vaticano, abrindo deste modo, o Ano Jubilar de 2025 da “Encarnação do Verbo”. O primeiro jubileu aconteceu no ano de 1.300 a pedido do povo de Deus ao Papa Bonifácio VIII. Antes o jubileu acontecia a cada 100 anos, depois após 50. Após mudanças propostas pelo Papa Paulo II, a celebração é realizada a cada 25 anos.

O evento em Caruaru marca o início deste período especial de celebração e renovação da fé. A concentração para a abertura do “Ano Jubilar” acontece em frente à Igreja do Rosário a partir das 16h, no Centro da cidade. Os fiéis estão convidados a participar da procissão até a Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde ocorrerá a Santa Missa Estacional como parte das comemorações. A participação da comunidade é fundamental para enriquecer este momento de fé e devoção.

Durante o Ano Jubilar, os fiéis têm a oportunidade de refletir sobre sua espiritualidade e fortalecer sua relação com Deus e com a comunidade. A celebração deste período especial também traz consigo a concessão de indulgências e graças especiais, como forma de incentivar o crescimento espiritual dos participantes. É um momento de renovação e devoção, que busca fortalecer os laços de união e amor entre os membros da igreja.

A abertura do “Ano Jubilar” em Caruaru promete ser um evento marcante e emocionante para todos os presentes. A participação dos fiéis é essencial para tornar este momento ainda mais significativo e especial. A celebração da Santa Missa Estacional na Catedral de Nossa Senhora das Dores será o ápice das comemorações, trazendo bênçãos e graças para todos os participantes. Que este Ano Jubilar seja um período de renovação espiritual e de fortalecimento da fé para toda a comunidade de DE e região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp