Biogás de Açaí: Miniusina gera energia para 4 pessoas de baixa renda no AP

Miniusina com caroços de açaí pode gerar energia para até 4 pessoas de baixa renda do AP

Projeto Biogás de Açaí é uma iniciativa da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). O equipamento utiliza restos de alimentos, esterco de animal, além dos caroços. A Ueap desenvolveu um projeto que utiliza caroços de açaí para a produção de adubo orgânico.

Uma miniusina de resíduos orgânicos criada pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), promete gerar energia para até 4 pessoas de comunidades de baixa renda do Amapá, tudo isso por meio de caroços de açaí, restos de alimentos e esterco de animal.

O Biogás de açaí, como é chamado, transforma até cinco tipos de energia sustentável, além de produzir um biofertilizante que aumenta a produtividade e torna o fruto mais saudável, com mais nutrientes.

O nome biogás açaí foi escolhido devido à presença do resíduo do produto em diferentes etapas do processo, como no alojamento dos micro-organismos do biogás, sendo uma das primeiras etapas para a geração de energia.

Presente na mesa de muitos amapaenses, nesta versão o açaí ganha outro protagonismo. Os caroços que iriam ser descartados são transformados em carvão ativado para a geração de energia limpa. Nós introduzimos o carvão ativado de açaí. Preparamos o resíduo de açaí e colocamos no sistema trifásico do equipamento que limpa o gás e faz sair o biofertilizante de açaí e o biogás.

O modelo do projeto custa em média de R$ 16 a R$ 20 mil. Segundo os responsáveis, o investimento compensa a longo prazo, já que não precisa de manutenção contínua e pode substituir até 200 quilowatts de energia por hora, o que beneficiaria uma família de até quatro pessoas. O equipamento foi adquirido por meio de um edital de um projeto de extensão da Ueap. Agora, a expectativa é que, por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeap), o biodigestor seja instalado em comunidades de baixa renda do Estado. A ideia é levar energia elétrica e fortalecer a economia circular.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Réveillon do Largo 2025 em Manaus: queima de fogos, música e diversão!”

A aguardada celebração da virada do ano no Réveillon do Largo, em Manaus, promete uma experiência inesquecível para todos os presentes. O evento, intitulado “Réveillon do Largo 2025”, terá como destaque uma deslumbrante queima de fogos com duração de 10 minutos, marcando a entrada no novo ano com muito brilho e cor. Realizado no Centro de Manaus, o evento contará com uma programação diversificada, repleta de ritmos musicais para animar a festa, que terá entrada gratuita para todos os participantes.

O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, revelou que a queima de fogos da virada terá um nível de ruído reduzido, proporcionando uma experiência inclusiva e acessível para todos os públicos, incluindo pessoas com sensibilidade auditiva. O espetáculo pirotécnico promete ser acompanhado por uma trilha sonora envolvente, criando um ambiente de pura emoção e magia no céu da cidade.

Wellington Maquiné, responsável pela empresa WM Fireworks, especializada em shows pirotécnicos, adiantou que o espetáculo visual poderá ser apreciado de diversos pontos da cidade. Com uma explosão de cores e luzes que transformarão o céu em uma tela mágica, o show promete 10 minutos de pura emoção em perfeita sincronia com a música, encantando a todos os espectadores presentes na festa de Réveillon.

Além da queima de fogos espetacular, a infraestrutura do evento também foi ampliada em relação ao ano anterior, com um palco maior, sete telões verticais de LED e a presença de um camarote ao lado do palco, para proporcionar conforto e praticidade aos convidados. A programação completa do “Réveillon do Largo 2025” inclui apresentações de bandas como Os Dry Martinis, Couro Velho, Nunes Filho, além de DJs e grupos de dança que animarão a festa durante as 12 horas de duração.

Durante o evento, os DJs Layla Abreu e Gabe irão apresentar sets de música eletrônica, intercalados com performances de grupos de dança, garantindo uma atmosfera vibrante e animada durante toda a noite. O Réveillon do Largo se destaca como uma das principais festas de virada de ano em Manaus, reunindo música, arte e diversão em um único lugar, para celebrar a chegada do novo ano com muita alegria e energia positiva. Prepare-se para uma virada inesquecível no Réveillon do Largo!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp