DE e construtora se comprometem a proteger trabalhadores chineses resgatados em condição análoga à escravidão em Camaçari

Após audiência conjunta virtual, a DE e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering se comprometeram a colaborar com a proteção dos 163 chineses resgatados de trabalho análogo à escravidão na obra de construção da montadora chinesa, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA).

O DE entrou em contato com a BYD para pedir um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Na ocasião, foi definido que os trabalhadores seguirão hospedados em hotéis até que sejam finalizadas as negociações para a rescisão dos contratos de trabalho.

Apesar de questionar a avaliação das autoridades do Estado brasileiro, que a partir de um amplo conjunto de provas colhido durante semanas de fiscalização conjunta configurou a situação vivida pelos 163 trabalhadores entrevistados como vítimas do tráfico internacional para fins de exploração laboral em condição análoga à escravidão, as empresas se comprometeram a colaborar com a proteção dos resgatados.

O MPF solicitou o compartilhamento das provas colhidas para que sejam adotadas as medidas na esfera penal. As duas empresas também se comprometeram a apresentar ao MPT até o fim do dia todos os documentos relativos aos 163 resgatados e as informações detalhadas de onde estão alojados.

A DPU está em entendimento com a Receita Federal para que as empresas encaminhem os trabalhadores resgatados para emissão de CPF. Só com este documento será possível fazer os pagamentos no Brasil dos valores relativos à rescisão dos contratos e às indenizações. A JimJiang deverá conduzir os empregados resgatados à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM) e posteriormente à Receita para emissão dos CPFs. Também ficou definida a garantia de compra pela contratante das passagens e custeio de até 120 dólares americanos como ajuda de custo para a viagem de volta à China de sete empregados que têm retorno previsto dia 1º de janeiro.

Segundo o MPT-BA, uma nova audiência foi agendada para o dia 7 de janeiro, para que seja apresentada uma proposta de termo de ajuste de conduta, para avaliação das empresas investigadas pela submissão de trabalhadores a condição análoga à escravidão.

Além das empresas, participaram da audiência os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Festival Virada Salvador 2025: Olodum, Psirico, Bell Marques – Programação do segundo dia com shows imperdíveis

Segunda noite do Festival Virada Salvador 2025 tem Olodum, Psirico, Bell Marques, João Gomes e Thiago Aquino; veja programação

Atrações começam a tocar por volta das 19h30 deste sábado (28).

O Festival Virada Salvador 2025 promete agitar a capital baiana com shows de peso neste sábado (28). Olodum, Psirico, Bell Marques, João Gomes e Thiago Aquino são os artistas que vão garantir a diversão do público na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, até 31 de dezembro.

Os horários das apresentações estão definidos para que os fãs possam se programar e aproveitar ao máximo cada show. A festa começa com Olodum às 19h30, seguido por Psirico às 21h15, Bell Marques às 23h, João Gomes à 1h e Thiago Aquino às 3h. A diversidade de estilos musicais promete agradar a todos os gostos.

Quem estiver presente no Festival Virada Salvador 2025 contará com um esquema especial de transporte público para garantir a chegada e saída do evento com segurança e praticidade. Três linhas expressas foram criadas para atender o público: 2025 – Terminal Acesso Norte x Festival da Virada, 2025-01 – Estação Pirajá x Festival da Virada e 2025-02 – Metrô Pituaçu x Festival da Virada.

Além das atrações principais, o Palco Brisa receberá Sarajane, Nininha convida Nêssa, Illy e J. Eskine. Para os adeptos da música eletrônica, a Torre Eletrônica será o lugar ideal, com apresentações de Bruxa Braba, Freguesia e Mequetreff. A diversão está garantida para todos os gostos e estilos musicais.

Aproveite a programação especial, repleta de atrações incríveis, e curta o segundo dia do Festival Virada Salvador 2025. A cidade de Salvador promete encantar e surpreender o público com shows inesquecíveis. Não perca a oportunidade de participar desse evento único e animado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp