“Poderia se romper a qualquer momento”, diz bombeiro sobre cadarço que segurou mulher ao cair de ponte em SC
Uma mulher estava tirando foto quando sofreu a queda de uma altura de 5 metros em Araquari, Santa Catarina. O sargento Helton Vicente Voltolini correu por cerca de 3 quilômetros por uma trilha e em um trilho de trem para resgatar a mulher de 27 anos que caiu de uma ponte. A vítima ficou pendurada por um cadarço, enquanto seu namorado, que estava presente no momento do acidente, usou o cadarço de seu tênis para amarrar o braço dela e evitar que fosse arrastada ou afundasse.
Voltolini foi o responsável por tirar a mulher da água, agindo rapidamente para evitar que o cadarço se rompesse a qualquer momento. Segundo ele, a vítima não sabia nadar, o que agravou a situação. Ela já estava perdendo as forças e muito nervosa. Nas imagens do resgate, é possível ouvir a mulher afirmando que achava que iria morrer. O sargento tentou tranquilizá-la e passar confiança durante o resgate.
O resgate foi desafiador, pois os bombeiros tiveram dificuldade para chegar ao local devido ao acesso limitado pela linha férrea. O serviço de helicóptero não estava disponível naquele momento, então os socorristas tiveram que percorrer cerca de 3 quilômetros correndo até chegar à vítima. Quando conseguiram resgatá-la, a mulher apresentava ferimentos no braço e na perna devido ao contato com a estrutura de concreto da ponte.
Após o resgate, a mulher foi levada ao Pronto Atendimento de Araquari para avaliação médica e tratamento. Ela estava nervosa, com medo e dolorida, além de ter ingerido um pouco de água suja do rio quando caiu. O bombeiro que atuou há 12 anos na corporação destacou a importância de passar confiança e tranquilidade às vítimas em situações de emergência.
A situação ocorreu em uma ponte de ferro centenária, onde a vítima e seu namorado estavam tirando fotos. A mulher acabou caindo, e o cadarço do tênis foi fundamental para evitar danos maiores. O caso chama a atenção para a importância de estar preparado em situações de emergência e agradece-se a ação rápida e eficaz dos bombeiros no resgate da vítima.