DE inicia pré-temporada visando 2025: Thiago Heleno, Pablo e Fernandinho de saída; entenda a situação dos jogadores

Athletico: Thiago Heleno, Pablo e Fernandinho não devem permanecer em 2025; entenda

DE inicia pré-temporada visando 2025

O zagueiro Thiago Heleno, o atacante Pablo e o volante Fernandinho estão fora dos planos do DE para 2025. O clube não conta com a permanência do trio e busca uma definição, já que cada jogador tem uma situação diferente. As decisões passam pelo presidente Mario Celso Petraglia, diante da nova realidade que o clube vai encarar com o rebaixamento à Série B do Brasileiro.

O atacante Pablo tem contrato até o fim de 2025 e chegou a aceitar uma readequação salarial para permanecer no clube. Ele se reapresentou com o elenco na quinta-feira, mas foi liberado em seguida após uma mudança de decisão de Petraglia, que pegou o próprio jogador de surpresa.

Thiago Heleno também tem contrato até o fim de 2025 e não aceitou uma redução salarial proposta pelo clube. Assim como Pablo, o zagueiro foi liberado deste primeiro período de pré-temporada, e os dois só devem se reapresentar no dia 9 de janeiro. Até lá, as partes esperam definir a situação.

No caso de Fernandinho, o contrato dele com o DE termina agora. O jogador aguardava um contato do clube, após o rebaixamento, para tratar sobre uma renovação contratual, mas isso não ocorreu até o momento. Ele está em férias e não se reapresentou com o elenco.

O meia Nikão também entra em um cenário para não permanecer em 2025. Ele estava emprestado pelo São Paulo e está livre no mercado por conta do fim do contrato com o Tricolor paulista. Antes do término da Série A, o Furacão procurou o empresário do atacante, mas até agora as partes não chegaram a um acordo diante da dificuldade de um acerto financeiro.

A pré-temporada do DE começou na quinta-feira, com os jogadores passando por exames médicos e trabalhos na academia. As novidades foram o volante Raul (ex-Bragantino) e o atacante Luiz Fernando (ex-Atlético-GO), recém-contratados. O zagueiro Léo Pele, ex-Vasco, e o colombiano Hayen Palacios, são reforços encaminhados.

A estreia do DE no Paranaense 2025 será no dia 11 de janeiro, às 16h (de Brasília), contra o Paraná Clube, na Ligga Arena. O Furacão terá também, na próxima temporada, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro.

Para mais notícias do esporte paranaense, acesse ge.globo/pr.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Botafogo em busca de estabilidade: sexto treinador em menos de três anos

O Botafogo não terá Artur Jorge como treinador para 2025 após o português se acertar com o Al-Rayyan, do Catar. Falta apenas o pagamento da multa de 2 milhões de euros para oficializar o negócio. Essa é a quinta mudança de técnico desde que John Textor comprou a SAF, em março de 2022. Dos treinadores que passaram pelo clube nesse período, três ficaram por um curto período por decisão da diretoria (Bruno Lage, Lúcio Flávio e Tiago Nunes) e outros dois saíram por propostas do exterior (Luís Castro e Artur Jorge). Ainda houve a participação dos interinos Cláudio Caçapa e Fábio Matias.

Artur Jorge deixa o clube 267 dias após sua chegada. Nesse tempo, a equipe conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. O maior tempo de permanência no cargo durante a era Textor é de Luís Castro, que ficou 462 dias treinando a equipe. Quem passou menos tempo entre os efetivos foi Lúcio Flávio: apenas 43 dias. Escolhido para conduzir a equipe na reta final de 2023 após a demissão de Bruno Lage, ele acabou marcado pela perda do título do Brasileiro daquele ano.

Sem Artur, o Glorioso iniciará a temporada em 2 de janeiro com um time formado por jovens e jogadores que voltam de empréstimo sob a tutela de Carlos Leiria, treinador do sub-20. A nova comissão técnica, ainda não contratada, se apresenta com o elenco principal a partir do dia 13 de janeiro. Luís Castro foi o mais longevo no cargo desde que John Textor adquiriu o futebol alvinegro.

Os treinadores do Botafogo na era SAF foram diversos, com diferentes períodos no cargo e motivos de saída. Desde a aquisição por John Textor em 2022, a equipe passou por mudanças constantes no comando técnico. Com a saída de Artur Jorge, o Botafogo terá seu sexto treinador efetivo em menos de três anos. A expectativa é que a nova comissão técnica traga estabilidade ao clube e consiga manter a equipe competitiva nas competições futuras, apesar da rotatividade no cargo de treinador. Além disso, a torcida aguarda ansiosamente para conhecer as contratações e novidades que serão apresentadas para a temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp