Avião da Embraer cai no Cazaquistão durante ataque ucraniano, diz Rússia

Cazaquistão: avião tentou pousar durante ataque ucraniano, diz Rússia

Alguns relatos sugerem, porém, que o avião da Embraer que caiu poderia ter sido acidentalmente alvejado pelas defesas aéreas russas

Dmitry Yadrov, chefe da aviação civil da Rússia, afirmou, nesta sexta-feira (27/12), que o avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, que caiu no Cazaquistão, deixando 38 mortos, tentou pousar na cidade chechena de Grozny durante um bombardeio de drones ucranianos.

O jato da Azerbaijan Airlines caiu perto da cidade de Aktau na quarta-feira (25/12), após tentar chegar a Grozny e, então, desviar para longe do curso através do Mar Cáspio.

Trinta e oito das 67 pessoas a bordo morreram, com alguns relatos sugerindo que o avião poderia ter sido acidentalmente alvejado pelas defesas aéreas russas.

Nessa quinta-feira (26/12), o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Andriy Kovalenko, acusou o Exército russo de estar envolvido no acidente.

Em publicação no X, a autoridade ucraniana disse que a aeronave foi “abatida por um míssil do sistema de defesa aérea russo”. A Rússia negou com veemência.

Um passageiro sobrevivente disse à TV russa que uma explosão pareceu ocorrer do lado de fora do avião, com estilhaços voando para dentro.

Yadrov declarou que “a situação neste dia e nessas horas na área do aeroporto de Grozny era muito complexa”. “Os drones de ataque ucranianos neste momento estavam fazendo ataques terroristas à infraestrutura civil nas cidades de Grozny e Vladikavkaz”, relatou Yadrov.

O russo disse que o piloto fez “duas tentativas de pousar o avião em Grozny que não tiveram sucesso” em “neblina espessa”. “O piloto recebeu a oferta de outros aeroportos. Ele tomou a decisão de ir para o aeroporto de Aktau”, acrescentou.

O Kremlin se recusou a comentar sobre o acidente nesta sexta. O porta-voz Dmitry Peskov disse que “até as conclusões da investigação, não consideramos que temos o direito de fazer comentários e não o faremos”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fernanda Torres dedica prêmio do Globo de Ouro à mãe, Fernanda Montenegro: veja a emocionante homenagem

Fernanda Torres dedica Globo de Ouro à mãe, Fernanda Montenegro: veja

A atriz Fernanda Torres foi escolhida, nesse domingo (5/1), como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro de 2025 pela sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória da atriz surpreendeu ao superar nomes conhecidos da indústria como Angelina Jolie e Nicole Kidman. Em seu discurso emocionante, Fernanda Torres relembrou a jornada de sua mãe, Fernanda Montenegro, que também foi premiada no mesmo evento há 25 anos.

“Meu Deus, eu não preparei nada, porque eu já estava feliz com a indicação. Foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo”, começou a atriz.

“Que história, Walter. E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte pode sobreviver na vida, mesmo durante tempos difíceis, assim como os que Eunice Paiva passou. Com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para o Selton, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro”, completou.

Fernanda Torres recebeu o prêmio de Melhor Performance de Atriz em Filme Dramático durante o 82º Globo de Ouro Anual, realizado no The Beverly Hilton em 5 de janeiro de 2025 em Beverly Hills, Califórnia. A emoção da atriz ao ser premiada foi evidente, e as imagens do evento mostram sua felicidade e gratidão.

Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, também teve uma indicação ao Globo de Ouro em 1999 por sua atuação no filme Central do Brasil. Apesar de não ter levado a estatueta naquele ano, o filme de Walter Salles conseguiu a vitória como Melhor Filme Estrangeiro, mostrando o talento e prestígio da família na indústria cinematográfica.

Para se manter atualizado sobre as notícias do universo dos famosos e do entretenimento, siga o perfil DE Fun no Instagram. Fique por dentro de todas as novidades e acontecimentos do mundo artístico acompanhando as postagens e atualizações diárias do perfil. Esteja sempre informado e não perca nenhum detalhe do mundo do entretenimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp