Informação sobre mudanças na CNH em 2024 é falsa, afirma Senatran

Notícias falsas sobre supostas mudanças nas regras de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm circulado nas redes sociais, mas nenhuma delas corresponde à realidade. Diferentemente do que é alegado, não há exigência de exames práticos e teóricos para a renovação da habilitação a partir de janeiro de 2024. A regra atual, que exige apenas um exame médico em clínicas credenciadas, permanece inalterada.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) desmentiu a informação. Em vídeo oficial, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, esclareceu que o governo federal não aprovou, nem planeja, nenhuma alteração nesse sentido. Segundo ele, as notícias falsas não possuem fonte confiável e causam desinformação.

Outro boato relacionado à fiscalização de retrovisores danificados também foi desmentido. De acordo com as alegações falsas, dirigir com retrovisores em condições inadequadas seria considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. No entanto, não há mudanças na legislação de trânsito que justifiquem essa afirmação.

A Senatran reiterou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não emitiu nenhuma resolução para alterar as regras de renovação da CNH ou fiscalizações relacionadas aos retrovisores. Ainda segundo a secretaria, as notícias falsas mencionam de forma equivocada o extinto Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), substituído pela Senatran.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ônibus de turismo pega fogo em Canela, RS, e ninguém fica ferido

Um incêndio atingiu um ônibus de turismo na manhã deste sábado, 28, na Estrada do Caracol, em Canela, na Serra Gaúcha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros e funcionários foram evacuados a tempo e ninguém ficou ferido.

A corporação foi rapidamente acionada para combater as chamas, enviando dois caminhões e cinco militares para a operação, que conseguiu evitar a propagação do fogo para áreas próximas.

Em nota, a Bustour, empresa responsável pelo ônibus, informou que o veículo estava em dia com as manutenções preventivas e que a causa do incêndio está sendo investigada. “Apesar de todas as manutenções preventivas estarem rigorosamente em dia, as causas da pane mecânica estão sendo apuradas”, declarou a empresa.

Este incidente é o segundo grave registrado na região serrana do Rio Grande do Sul em uma semana. No último domingo, 22, um avião de pequeno porte caiu em Gramado, cidade vizinha a Canela, deixando 10 vítimas fatais, todas da mesma família.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp