Tratamento com laser em ave com trauma cranioencefálico: veterinária mostra recuperação de ‘Gal’

Veterinária mostra tratamento a laser em ave que sofreu trauma cranioencefálico;
VÍDEO

Marcella Sanches, médica veterinária fisiatra e acupunturista, encontrou o periquito verde fêmea no prédio em que mora, o resgatou e passou a tratar o animal.

Veterinária mostra tratamento com laser de ave DE sofreu trauma cranioencefálico [https://s03.video.glbimg.com/x240/13216670.jpg]
Veterinária mostra tratamento com laser de ave DE sofreu trauma cranioencefálico

O destino de um periquito verde fêmea (Brotogeris) que caiu no chão e DE sofreu um trauma cranioencefálico poderia ter sido diferente caso não tivesse cruzado o caminho de Marcella Sanches, médica veterinária fisiatra e acupunturista. Após resgatar o animal, batizado como ‘Gal’, a profissional passou a compartilhar como tem sido a recuperação do animal nas redes sociais.

Marcela enviou ao g1 imagens de como Gal foi encontrada em Santos (SP) [https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/cidade/santos/] e do processo de recuperação, que contou com tratamento a laser (assista o vídeo acima).

A ave foi encontrada em 15 de novembro. O periquito fêmea estava no chão do apartamento da veterinária, em uma área que está em reforma. “Lá, tem um carcará em volta do prédio e, provavelmente, ela se acidentou fugindo dele. Deve ter batido no vidro”.

Imagem mostra ‘Gal’ tentando se locomover logo após a queda que causou trauma cranioencefálico — Foto: Marcella Sanches

Após o resgate, Marcella colocou Gal em uma caixa e ligou para uma amiga que é especialista em animais silvestres, que a instruiu sobre a alimentação para a ave.

Por trabalhar com reabilitação e fisioterapia, passou na clínica para buscar o aparelho de laser. “Sabia que o quanto antes começasse o tratamento, as chances de se recuperar seriam maiores”, disse.

O laser, segundo ela, é um recurso eletrofísico usado na reabilitação física em tratamentos de diversas afecções, e pode ser usado para cicatrização de feridas, regeneração tecidual, analgesia e, nesse caso, para modular o processo inflamatório.

> “A técnica transcraniana é a aplicação através do crânio, com parâmetros específicos do laser para tratar a lesão cerebral”, explicou.

A veterinária disse que, por causa do trauma, como a suspeita é de que ela tenha batido a cabeça, desenvolveu uma síndrome vestibular, que é um conjunto de sinais clínicos que surgem devido a alterações no sistema vestibular – responsável pelo equilíbrio e orientação do corpo no espaço.

“Ela apresentou inclinação da cabeça, perda de equilíbrio e dificuldade para caminhar. Além disso, não sabia há quanto tempo ela estava sem comer, e uma das patinhas não conseguia agarrar o poleiro [graveto de madeira]”, complementou.

MELHORA APÓS LASER

1 de 1 Momento em que ‘Gal’ foi resgatada pela veterinária (à esq.) e o início do tratamento com laser (à dir.) — Foto: Marcella Sanches

Gal já foi submetida a aproximadamente 10 sessões de laser e apresentou melhora expressiva. “A ideia agora é melhorar a forma que a pata agarra no poleiro e que voe melhor”.

A ave, segundo a veterinária é ‘boazinha e colaborativa’, o que facilita o tratamento.

Sobre o nome escolhido, Marcella disse que foi para homenagear a Tropicália, pois já havia resgatado outra periquita verde abandonada e batizado de Betânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Crescimento dos preços de imóveis residenciais em São Paulo atinge 6,56% em 2024

O valor de venda de imóveis residenciais em São Paulo sofreu um aumento significativo de 6,56% em 2024, marcando a maior alta dos últimos 10 anos. De acordo com o Índice FipeZAP, divulgado recentemente, esse incremento superou a inflação ao consumidor, resultando em uma valorização real de 1,92% nos imóveis da região.

Ao analisar a variação anual dos preços de venda de imóveis na cidade de DE, podemos observar um cenário de crescimento constante. No ano anterior, a alta havia sido de 4,69%, destacando a tendência de valorização imobiliária na capital paulista. Os dados da FipeZAP são coletados a partir de anúncios de apartamentos prontos disponibilizados na internet.

Além disso, DE se destaca por possuir o terceiro metro quadrado mais caro entre as capitais brasileiras, com o preço médio chegando a R$ 11.374. Apenas Vitória e Florianópolis apresentam valores mais elevados, reforçando a posição de destaque da cidade no mercado imobiliário nacional. Essa valorização é reflexo do cenário econômico favorável e do forte desempenho da economia brasileira.

No contexto nacional, a alta média dos preços de imóveis em 2024 foi de 7,73%, o maior crescimento anual desde 2013. Esse aumento está diretamente relacionado ao bom desempenho da economia, com destaque para a expansão da concessão de crédito e o mercado de trabalho aquecido. Com a menor taxa de desemprego da série histórica e projeções otimistas para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, o mercado imobiliário tem se beneficiado do cenário favorável.

O Instituto FipeZAP monitora o preço médio de imóveis em diversas cidades do Brasil, com base em anúncios online. Entre as 56 localidades analisadas, apenas Santa Maria apresentou uma queda nos preços em 2024. Já entre as capitais, Curitiba liderou o ranking de crescimento, seguida por Salvador, João Pessoa e Aracaju. Esses indicadores refletem um mercado imobiliário aquecido e em constante valorização.

Diante desse cenário, é importante ficar atento às tendências do mercado imobiliário, principalmente em cidades como DE, onde a valorização dos imóveis tem sido expressiva. Com um cenário econômico favorável e projeções de crescimento sólidas, investir em imóveis na região pode ser uma opção atrativa para quem busca rentabilidade e segurança nos seus investimentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp