“Descubra os apelidos do “Rei do Lixo” em investigação da PF na Operação Overclean”

Os apelidos do “Rei do Lixo” descobertos pela PF em interceptações

Conhecido como “Rei do Lixo”, empresário Marcos Moura era chamado por diferentes
apelidos por outros envolvidos no esquema de corrupção

Investigado pela Polícia Federal por desvio de recursos públicos, o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo“, tinha diferentes apelidos entre os aliados, segundo diálogos e conversas interceptadas pela PF.

De acordo com o relatório da PF sobre a operação que investiga o empresário, Marcos era chamado por Fabio Parente e Alex Parente, também investigados, por apelidos como “Irmão M”, “MM” e “líder”.

O empresário, no entanto, foi solto após dias preso. O vereador Francisquinho Nascimento também foi preso na ação. E amigo de ACM Neto, vice presidente. Fechar modal.

Rei do Lixo, Marcos Moura foi preso na Operação Overclean. O empresário, no entanto, foi solto após dias preso. O vereador Francisquinho Nascimento também foi preso na ação. E amigo de ACM Neto, vice presidente.

Segundo a Polícia Federal, o Rei do Lixo se envolveu em tratativas para favorecer a “Alpha Pavimentações”, dos irmãos Parente, em licitações em diferentes municípios da Bahia e até em outros estados.

Há indícios de que Marcos Moura esteve envolvido em tratativas escusas para favorecer a empresa Alpha na contratação realizada pelo município de Juazeiro/BA, com recursos vinculados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, no montante de R$ 14.507.575,00, diz um trecho do relatório da PF, ao qual a coluna teve acesso.

Como a coluna noticiou, Marcos Moura é acusado de ser um dos principais operadores do esquema. O empresário é dono da “MM Consultoria Construções e Serviços Ltda”, que tem contrato milionários com prefeituras da Bahia.

O “Rei do Lixo” é integrante do diretório nacional do União Brasil e amigo de diversas lideranças do partido, como o presidente e o vice, Antonio Rueda e ACM Neto, respectivamente.

OPERAÇÃO OVERCLEAN

Chamada de Overclean, a operação que investiga o empresário visa desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Além de Marcos Moura e Júnior Figueiredo, a operação investiga o vereador eleito Francisco Nascimento, primo do atual líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fernanda Torres faz história ao vencer Globo de Ouro de Melhor Atriz 2025 – Saiba mais sobre sua vitória e o filme Ainda Estou Aqui

Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz

A atriz brasileira Fernanda Torres concorria pelo filme Ainda Estou Aqui e
desbancou grandes nomes como Angelina Jolie e Nicole Kidman

A atriz Fernanda Torres foi escolhida neste domingo (5/1) como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro de 2025 pela performance no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, desbancando grandes nomes da indústria como Angelina Jolie e Nicole Kidman.

Ao vencer o prêmio, Fernanda se tornou a primeira brasileira a ganhar a categoria na premiação, indo um passo além da mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na categoria em 1999, por Central do Brasil, também dirigido por Salles, mas não levou a estatueta para casa.

AINDA ESTOU AQUI NAS PREMIAÇÕES

O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.

Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.

Além disso, Ainda Estou Aqui segue como um forte candidato à categoria de Melhor Filme Internacional já que integrou a lista de 14 filmes feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os dez filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp