Mural Gloria Maria: homenagem de Kobra no Parque Municipal – RJ

O Parque Municipal Glória Maria, localizado em Santa Teresa, Zona Sul do Rio, recebeu o mural “Gloria”, uma homenagem à jornalista e apresentadora que empresta seu nome ao espaço. A obra, criada pelo renomado artista plástico Eduardo Kobra, possui impressionantes 4 metros de altura e 3 metros de largura. O mural foi doado pelo artista ao município do Rio, e em seu design, Kobra recriou o rosto de Glória Maria com diversas cores, destacando seu largo sorriso e a presença do globo terrestre em suas mãos.

Com mais de cem latas de spray utilizadas na confecção, a obra é um verdadeiro espetáculo visual, com a jornalista retratada cercada de borboletas. Antes de ser exposto no Parque, o mural passou pelo Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), na Gamboa, Zona Central da cidade, onde foi apreciado pelo público.

Glória Maria, nascida em 1949 no Rio de Janeiro, foi uma figura emblemática que quebrou barreiras e se tornou ícone de representatividade e pioneirismo para as mulheres negras no Brasil. Sua morte, que completará um ano em janeiro de 2023, deixou um legado de coragem, força e resiliência. Primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, Glória Maria é reconhecida como inspiração para diversas gerações de mulheres negras.

Gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Parque Municipal Glória Maria foi contemplado pelo Programa Cultura do Amanhã, que visa revitalizar equipamentos culturais no Rio de Janeiro. Com um investimento superior a R$ 75 milhões, o programa possibilitou o reforço estrutural das ruínas do palacete e a reabertura do mirante, que oferece uma vista espetacular do Centro da cidade, da Baía de Guanabara e da orla de Botafogo.

O parque, que recebe em média 34 mil visitantes por mês, funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca. Além do novo mural de Kobra em homenagem à Glória Maria, o local oferece uma variedade de atrações culturais e turísticas para os visitantes, tornando-se um ponto de referência na cidade do Rio de Janeiro. A homenagem à jornalista é mais do que um simples mural, é uma celebração da vida e do legado deixado por uma das figuras mais importantes do jornalismo brasileiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brinquedos de jovem baleada pela PRF são atingidos por tiros; vítima responde a estímulos no hospital

Brinquedos comprados pela jovem baleada pela PRF também foram perfurados por tiros; vítima chorou ao ver família, diz mãe

Segundo boletim divulgado, do ponto de vista neurológico, a jovem “mantém reflexos preservados”. Não é possível, porém, fazer uma avaliação completa do nível de consciência e nem se a vítima terá possíveis sequelas permanentes.

Presentes comprados pela jovem baleada por agentes da PRF foram atingidos pelos disparos

Alguns brinquedos comprados pela estudante de enfermagem Juliana Leite Rangel, de 26 anos, baleada na cabeça às vésperas do Natal, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também foram alvejados pelos tiros disparados pelos agentes. A informação é da família da jovem.

Segundo a mãe de Juliana, ela havia comprado os presentes que seriam entregues aos sobrinhos. Imagens mostram os furos das balas em baldinhos de areia.

“A Ju tinha comprado [os presentes] para os sobrinhos. [No momento da abordagem e dos tiros, os brinquedos] foram atingidos com tiros. Agora, arrumando as coisas aos poucos, vimos os buracos. Ela estava tão feliz comprando os presentes e nem pode ao menos entregar, e nem vai”, disse Dayse Leite Rangel, mãe de Juliana.

Segundo a família e a direção do Hospital municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, nesta terça-feira (31), Juliana começou a despertar e já responde a estímulos.

Juliana passou por uma traqueostomia na última segunda (30). A sedação vem sendo reduzida, assim como a ventilação mecânica. A estudante apresenta “boa resposta a essa redução de suporte”, diz o boletim.

O carro da família de Juliana foi atingido por 5 tiros quando passava pela Rodovia Washington Luís, na altura de Duque de Caxias. Eles estavam indo passar o natal na casa de parentes em Niterói.

Os tiros foram disparados por três agentes. Segundo a PRF, todos estão proibidos de atuar em operações por tempo indeterminado. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp