Decisão de Moraes mantém Daniel Silveira preso em regime fechado: “Absoluta má-fé”

Moraes mantém prisão de Daniel Silveira: “Absoluta má-fé”

O ex-deputado Daniel Silveira voltou a cumprir pena em regime fechado após decisão de Moraes que revogou liberdade condicional

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a prisão do ex-deputado Daniel Silveira após a defesa contestar a decisão que revogou a liberdade condicional do político.

No início da semana, o magistrado havia determinado o retorno de Silveira ao regime fechado após o suposto descumprimento às regras da liberdade condicional. O ministro também pediu que a defesa explicasse os motivos da violação. Os advogados do ex-deputado, então, entraram com um pedido de reconsideração, alegando “erro material” da decisão e ironizaram o texto.

Neste sábado (28/12), Moraes negou o pedido. “Haverá ambiguidade se o julgado revelar incerteza, dubiedade; omissão, quando não enfrentadas todas as questões postas ou esquecido algum dos pedidos dos litigantes; obscuridade, ao faltar clareza no acórdão; contradição, sempre que se desvelarem incongruências entre a fundamentação e a conclusão ou forem registradas proposições inconciliáveis. No presente caso, não se constata a existência de nenhuma dessas deficiências”, diz a decisão.

Moraes ainda considerou os argumentos da defesa como de “absoluta má-fé ou lamentável desconhecimento da legislação processual penal”.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Tragédias no litoral de São Paulo: cinco afogamentos no primeiro dia de 2025

O litoral DE São Paulo foi cenário de tragédias no primeiro dia do ano de 2025, com o registro de cinco pessoas afogadas, de acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). O número de afogamentos aumentou após a localização de desaparecidos, com a maior parte dos resgates ocorrendo no Guarujá.

As mortes por afogamento ocorreram nas praias de Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida, enquanto seis banhistas ainda estão desaparecidos em Praia Grande, Bertioga e Riviera de São Lourenço. Considerando os casos registrados também no dia 31, o total de mortes por afogamento durante o período da virada chega a nove.

Entre as vítimas do primeiro dia de 2025 está Hebe Pontual, componente e aderecista da Império Casa Verde, que se afogou na praia da Vila Mirim, em Praia Grande. Os bombeiros realizaram 164 salvamentos no litoral DE São Paulo, com o Guarujá concentrando o maior número de resgates, totalizando 64 pessoas salvas. Praia Grande e Mongaguá também registraram números expressivos, com 23 resgates em cada localidade.

Além das cinco mortes, outras seis pessoas estavam desaparecidas no litoral DE São Paulo ao término do primeiro dia do ano. Na manhã de quinta-feira (2/1), as buscas do GBMar resultaram na localização de dois corpos nas praias São Sebastião e Itanhaém, que foram reconhecidos por familiares.

Fique por dentro de tudo o que acontece em DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Para fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre DE, entre em contato através do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776. Mantenha-se informado sobre as ocorrências no litoral DE São Paulo e contribua com informações relevantes para a segurança de todos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp