Prefeitura de São Paulo amplia prazo para circulação de ônibus antigos até 2025

A Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar o prazo para a circulação de ônibus com mais de dez anos de uso, ultrapassando o limite estabelecido no contrato com as empresas concessionárias. Isso significa que os veículos mais antigos poderão continuar em operação até o final de 2025, conforme despacho publicado pela Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade no Diário Oficial do município.

Essa medida vem atender a necessidade de garantir a manutenção adequada da frota de transporte coletivo na cidade, evitando que a retirada desses ônibus mais antigos comprometa a operação do sistema. Com a ampliação do prazo, os passageiros terão a possibilidade de utilizar ônibus com até 13 anos de uso, contribuindo para a continuidade do serviço de transporte público.

A decisão da Prefeitura de São Paulo ocorre pouco tempo após a Câmara Municipal aprovar um projeto de lei que estende o prazo para a substituição total da frota por ônibus elétricos até 2038. Esse contexto de mudanças na legislação relacionada ao transporte público na cidade também coincide com o anúncio do aumento da tarifa de ônibus, que passará para R$ 5 a partir de 6 de janeiro do próximo ano.

Parte do custo do sistema de transporte público é subsidiada pela prefeitura, que realiza o pagamento de uma “compensação tarifária” às empresas de ônibus. Em 2024, esse subsídio chegou a R$ 6,7 bilhões dos cofres públicos. Com a ampliação do prazo para a circulação dos ônibus mais antigos, a prefeitura busca garantir a continuidade do serviço sem comprometer a eficiência operacional do sistema.

O aditamento aos contratos de concessão estabelece que ônibus ano/modelo 2012 e 2014, além de miniônibus ano/modelo 2015 a 2017, poderão circular até o final de 2025. Para os veículos com mais de sete anos ou mais de dez anos, a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente como reserva técnica. As regras de vistorias mais frequentes permanecem em vigor para garantir a segurança e a qualidade do transporte. Dessa forma, os passageiros poderão contar com um serviço de transporte público eficiente e seguro em São Paulo em 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandona’ circo para participar do BBB 25

Ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandona’ circo no litoral de SP para participar do BBB 25; entenda

Medalhista olímpico foi anunciado como uma das atrações do circo Abracadabra, que está em São Vicente (SP).

Diego Hypolito foi anunciado como atração do circo Abracadabra — Foto: Divulgação

Anunciado como uma das atrações do circo Abracadabra, o ex-ginasta Diego Hypolito ‘abandonou’ o espetáculo na segunda semana de apresentações em São Vicente, no litoral de São Paulo. Ele deixou a atração porque para participar da 25ª edição do Big Brother Brasil (BBB).

Diego entrará no reality show ao lado da irmã, a também ex-atleta Daniele Hypolito. O programa começará na segunda-feira (13) na programação da TV Globo.

A estreia do circo foi em 3 de janeiro, na Avenida Ayrton Senna da Silva, no bairro Itararé. Diego participou dos primeiros dias de apresentações, mas logo na segunda semana, o ex-ginasta não apareceu e foi anunciado como participante do BBB.

Outra atração do espetáculo é o eterno trapalhão Dedé Santana. Segundo o site da venda de ingressos, o circo reúne o acrobata mais famoso do Brasil e um dos maiores nomes do humor e da palhaçaria de todos os tempos.

“Muito mais que um espetáculo circense tradicional, Dedé e Diego apresentam Abracadabra como um verdadeiro convite a resgatar a pureza da criança que existe dentro de nós, proporcionando um mergulho profundo na arte da superação humana e no poder mágico das palavras”.

CONTRAPARTIDA

A Prefeitura de São Vicente informou que para autorizar a instalação da estrutura e conceder o alvará de funcionamento, a empresa responsável pelo Reder Circus se comprometeu e a reformar o alambrado das áreas do campo de futebol e quadra de beach tennis da Praia do Itararé e colocar o gramado do campo de futebol.

Além disso, a empresa precisou conceder desconto especial para alunos da rede municipal de educação e fornecer 500 ingressos para a prefeitura, com foco em ações institucionais e sociais. Também foi necessário fornecer ingressos solidários, que são vendidos com desconto para quem levar um quilo de alimento, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente.

Procuradas pelo DE, as assessorias do circo e do ex-ginasta não se manifestaram até a publicação desta matéria.

VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp