Ministério Público do Ceará pede cassação de prefeito de Santa Quitéria por ligação com facção criminosa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Ceará solicitou a cassação do mandato do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), e do seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), por suspeita de ligação com uma facção criminosa carioca. Segundo a denúncia, a facção teria interferido a favor da chapa durante as eleições municipais de 2024. O prefeito, conhecido como Braguinha, foi supostamente favorecido por membros do Comando Vermelho, que teriam coagido eleitores do candidato adversário, Tomás Figueiredo (MDB), através de ameaças e intimidações.

De acordo com informações obtidas pelo MPE, eleitores e apoiadores teriam recebido mensagens e ligações com ameaças de morte, ordens de expulsão da cidade, ameaças de incêndio em casas e danos a veículos. Além disso, a facção criminosa teria ordenado a pichação de casas com símbolos de apoio ao candidato adversário e enviado ameaças ao Cartório Eleitoral do município. O órgão solicitou a cassação do prefeito Braguinha, do vice Gardel Padeiro, e a inelegibilidade dos dois por oito anos, além de acusar uma candidata a vereadora da cidade de envolvimento no esquema.

Em declarações à imprensa, o prefeito e o vice-prefeito negaram veementemente as acusações, alegando que a discussão na mídia seria fruto de ações coordenadas por grupos insatisfeitos com a derrota nas últimas eleições. A vitória da chapa de Braguinha e Gardel nas eleições foi no primeiro turno, com 41,1% dos votos válidos do município, enquanto o candidato adversário obteve 29,44% dos votos válidos.

A investigação apontou que o tráfico de drogas em Santa Quitéria é liderado pelo traficante Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze ou Paizão, foragido que estaria escondido na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Anastácio teria autorizado ações a favor de Braguinha durante as eleições e enviado um representante para coordenar a operação no município. Em dezembro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação na qual encontraram uma casa que seria do traficante, com itens de luxo.

Além disso, conforme o MPE, em julho deste ano, dois servidores públicos da Prefeitura de Santa Quitéria teriam ido até o Rio de Janeiro para entregar um veículo a Anastácio. Os servidores foram exonerados posteriormente. O MPE alegou que as circunstâncias indicam que o prefeito Braguinha possui ligações com pessoas envolvidas com a facção criminosa e que mantém algumas dessas pessoas na administração pública. Contudo, o prefeito afirmou que não teve conhecimento prévio da viagem dos servidores e que tomou medidas cabíveis, incluindo a exoneração dos mesmos.

Em suas notas à imprensa, o prefeito e o vice-prefeito reiteraram a negação das acusações, destacando que as denúncias seriam resultado de ações de grupos opostos e afirmando que os servidores mencionados na entrega do carro foram exonerados. Eles ressaltaram que a reeleição foi legítima e democrática, refletindo a vontade da maioria dos cidadãos de Santa Quitéria. A gestão se comprometeu a colaborar com as investigações para esclarecer o caso por completo e assegurar a integridade da sua administração.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motociclista de app é assassinado pelas costas em crime chocante em Fortaleza

Motociclista de app é assassinado pelas costas após interrogatório de facção em bairro dominado por grupo rival. O jovem, de apenas 21 anos, foi brutalmente atingido por sete tiros em um crime chocante que ocorreu em Fortaleza, e que foi filmado pelo atirador.

O motociclista de aplicativo foi morto com tiros pelas costas logo após deixar uma passageira no Bairro Pici, em Fortaleza, onde morava. Segundo informações da polícia DE, ele residia em uma região dominada por uma facção rival à dos suspeitos que o interrogaram, o que pode ter sido a motivação por trás do crime.

Francisco Paulo Barbosa Filho perdeu a vida em 17 de dezembro de 2023, e as imagens do crime só vieram a público nesta segunda-feira (6). O vídeo mostra o momento em que o jovem foi abordado pelos criminosos, que simularam liberá-lo antes de atirar covardemente.

A vítima foi alvejada com sete disparos, sendo três nas costas, dois na cabeça, um no braço e outro no peito. Seu corpo foi encontrado caído na Rua Abílio Farias, enquanto sua moto foi roubada e posteriormente abandonada na região.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas até o momento nenhum suspeito foi identificado ou preso. A crueldade do crime chocou a população local, que pede por justiça e segurança nas ruas da cidade.

A violência desenfreada que resultou na morte do motociclista é mais um triste reflexo da realidade enfrentada por muitos moradores de Fortaleza, onde a presença de facções criminosas tem causado terror e insegurança. Espera-se que as autoridades competentes ajam com firmeza para trazer os responsáveis à justiça e prevenir novos casos como esse.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp