Juiz libera sessão da Câmara de Maringá para discutir veto do aumento salarial

Juiz volta atrás e libera sessão da Câmara de Maringá para discutir veto do aumento salarial de prefeito, vice, vereadores e secretários

Nova decisão ocorreu menos de um dia depois da proibição da sessão. Sessão está marcada segunda-feira (30).

A sessão foi marcada pelos vereadores para derrubar, ou não, o veto do prefeito Ulisses Maia (PSD), ocorrido no dia 27 dezembro. — Foto: Marquinhos Oliveira/Câmara Municipal de Maringá

O juiz João Alexandre Cavalcanti Zarpellon voltou atrás da própria decisão e decidiu liberar a sessão extraordinária da Câmara de Maringá que poderá derrubar, ou não, o veto do aumento salarial para 2025 de prefeito, vice, vereadores e secretário.

A nova decisão foi publicada na tarde deste sábado (28), menos de 24 horas depois da liminar expedida por Zarpellon.

A sessão que está em impasse judicial foi marcada pelo presidente do legislativo, Mario Massao Hossokawa (PP), para avaliar o veto prefeito Ulisses Maia (PSD), que é contra a proposta de aumento. O reajuste foi aprovado pelos vereadores em 24 de dezembro e barrado por Maia no dia 27.

Na primeira decisão de suspensão da sessão, o juiz argumentou que a proposta de aumento contraria preceitos constitucionais e a lei de responsabilidade fiscal. Disse, também, que a lei precisava ser aprovada e sancionada 30 dias antes das eleições.

Na nova decisão, o juiz disse que, em 14 de dezembro deste ano, a Lei Orgânica de Marginá recebeu uma nova redação, dispensando a exigência de que reajustes salariais sejam sancionados até 30 dias antes das eleições municipais para o ano subsequente.

Para o magistrado, como o projeto de aumento foi votado pelos vereadores depois da mudança da lei, a antiga regra que respaldou a liminar prescreveu. Zarpellon ainda entendeu que caso a suspensão da sessão fosse mantida, a situação poderia violar o Código de Processo Civil.

Apesar de permitir a realização da sessão, o juiz determinou que, caso o veto seja derrubado, o resultado obrigatoriamente precisará ser confirmado Vara da Fazenda Pública após o recesso do Poder Judiciário, que termina em 6 de janeiro de 2025. Outra alternativa oferecida pelo juiz foi a de que a confirmação seja feita em segunda instância, por um juiz plantonista do Tribunal de Justiça, caso haja recurso.

Com isso, a sessão para avaliação do veto, que estava marcada para segunda-feira (30), às 9h30, poderá ser realizada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Visite a ‘Dubai Brasileira’: Balneário Camboriú, destino de luxo e aventura

Balneário Camboriú é conhecida como a ‘Dubai Brasileira’. Localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, é a segunda menor cidade em área do estado, mas abriga mais de 130 mil habitantes e recebe cerca de 2,2 milhões de turistas anualmente. O hit ‘Descer pra BC’, de Brenno & Matheus e DJ Ari SL, tornou-se uma febre nacional, colocando a cidade na boca de todos os brasileiros.

Ao longo dos anos, Balneário Camboriú se transformou em um destino de grande imponência, com sete dos 10 maiores arranha-céus do Brasil e uma praia Central que foi alargada em 70 metros em 2021. Durante o Réveillon, a cidade atraiu cerca de 1 milhão de pessoas e espera receber mais de 2,2 milhões de visitantes ao longo da temporada de verão.

A cidade é frequentemente comparada a Dubai, pela concentração de prédios vertiginosos e pela verticalização intensa. Balneário Camboriú é líder no preço do metro quadrado para venda de imóveis no Brasil, atraindo um público seleto interessado na imponência dos arranha-céus, como o Yachthouse e o Senna Tower, este último com previsão de se tornar o maior prédio residencial do mundo.

Com uma população de 138.701 habitantes, a verticalização se justifica pela questão geográfica, pois a cidade possui apenas 46 quilômetros quadrados. Balneário Camboriú é a única cidade de Santa Catarina com área totalmente urbana e apresenta 57,22% da população vivendo em apartamentos, sendo um dos maiores índices do país.

Além da famosa Praia Central, a cidade oferece outras opções paradisíacas como a Praia das Laranjeiras, Praia do Estaleiro, Praia do Estaleirinho, Praia do Pinho, Praia de Taquara e Praia de Taquarinhas. Com uma extensa variedade de opções turísticas, Balneário Camboriú conta com parques, zoológico, aquário, bondinho, roda-gigante, entre outras atrações para toda a família.

Com uma intensa vida noturna, diversos restaurantes, baladas e locais de entretenimento, Balneário Camboriú se destaca como um dos destinos mais procurados do Brasil. A cidade é muito além de sua famosa praia, atraindo visitantes de todas as partes em busca de luxo, aventura e diversão. A ‘Dubai Brasileira’ é um verdadeiro paraíso à beira-mar, que encanta e surpreende a todos que a visitam.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp