Escolas estaduais de SP oferecem almoço durante férias no interior; confira unidades

Rede estadual oferece almoço nas escolas no interior de SP durante o período de férias; confira as unidades

Conforme o governo estadual, o almoço será servido a partir desta quinta-feira (2) até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30.

Escolas da rede estadual de São Paulo abrem as portas a partir de quinta-feira (2) para fornecer almoço durante o recesso escolar — Foto: Seduc-SP/Divulgação

As escolas da rede estadual de São Paulo abrem as portas a partir de quinta-feira (2) para fornecer almoço durante o recesso escolar — Foto: Seduc-SP/Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino vão fornecer almoço para os estudantes a partir desta quinta-feira (2) até o dia 31 de janeiro, período de recesso escolar.

Conforme o governo estadual, o almoço será servido de segunda a sexta-feira, entre 11h e 13h30. Assim como nos dias letivos, o cardápio é preparado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação de São Paulo (Seduc-SP), pensando em oferecer refeições balanceadas com cardápio variado e rico em nutrientes.

Segundo a pasta, os alunos que manifestaram interesse em receber a refeição deve ir até a escola que está matriculado, desde que a unidade tenha aderido à programação de almoço nas férias.

Confira abaixo a lista de escolas participantes

Bauru e Marília

EE Dr. Rafael Paes de Barros (Álvaro de Carvalho); EE Senador Rodolfo Miranda (Cabrália Paulista); EE Profº Alcyr da Rosa Lima (Garça); EE Hatsue Toyota (Garça); EE Hilmar Machado de Oliveira (Garça); EE Profª Lydia Yvone Gomes Marques (Garça); EE Profª Nely Carbonieri de Andrade (Garça); EE Profª Norma Monico Truzzi (Garça).

Itapetininga

EE Profº Alceu Gomes da Silva; EE Profº Juvenal Paiva Pereira; EE Profª Maria de Lourdes Barreiros Carvalho; EE Profº Orestes Oris de Albuquerque (Angatuba).

São José do Rio Preto

EE Profº Antonio de Barros Serra; EE Profº Bento Abelaira Gomes; EE Profº Darcy Federici Pacheco; EE Dr. Oscar de Barros Serras Dória; EE Parque das Aroeiras II; EE Profº Victor Britto Bastos; EE Profª Yvete Gabriel Atique.

Sorocaba

EE Profº Francisco Coccaro; EE Profº Joaquim Izidoro Marins; EE Profº Lauro Sanchez; EE Ovidio Antonio De Souza Revdo; EE Profº Roque Conceição Martins; EE Profº Antonio Cordeiro.

Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Bar em Santos lança ‘drink secreto’ para mulheres em perigo pedirem ajuda

Bar apresenta ‘drink secreto’ para mulheres em situação de risco pedirem ajuda no litoral de SP

Um bar localizado em Santos, no litoral de São Paulo, teve a iniciativa de criar um ‘drink falso’ para que mulheres em situações de risco possam pedir ajuda de maneira discreta. Um aviso afixado na porta do banheiro feminino do estabelecimento indica que o pedido dessa bebida funciona como um alerta aos funcionários sobre possíveis perigos enfrentados pelas clientes.

O estabelecimento responsável por essa iniciativa é o bar ‘Meu Lugar’, situado no bairro Estuário e administrado pelos empresários Rogelio Alves Filho, Gabriel Costa e Guilherme Villani. Rogelio compartilhou que a ideia do ‘drink falso’ surgiu cerca de dois anos atrás, ao observar um aumento nos casos de violência contra a mulher.

Considerando os índices alarmantes e relatos compartilhados na internet sobre mulheres enganadas por desconhecidos durante encontros através de aplicativos de relacionamento, a equipe do bar decidiu implementar essa medida preventiva. O objetivo é viabilizar um meio para que as mulheres em situações de perigo possam solicitar auxílio de forma discreta e segura.

Rogelio exemplificou a situação, explicando que o ‘drink falso’ serve como uma salvaguarda para aquelas que se encontram em encontros desconfortáveis ou em companhia de pessoas que não são quem afirmam ser. Ele também mencionou que o nome desse drink é alterado anualmente, a fim de preservar a informação e garantir a eficácia do método.

Apesar de nunca ter ocorrido a solicitação desse ‘drink falso’, o empresário assegurou que a equipe do bar está sempre preparada para intervir, caso necessário. Os funcionários recebem treinamento específico para seguir um protocolo em situações de emergência e são orientados a acionar a gerência do estabelecimento imediatamente.

Em caso de alerta, a cliente em perigo é conduzida com segurança para um ambiente distinto e, havendo necessidade, a equipe está pronta para contatar as autoridades competentes. A iniciativa visa proporcionar um ambiente acolhedor e protegido para as mulheres que se encontram em situações vulneráveis, promovendo um apoio essencial em momentos críticos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp