Colisão entre motociclistas deixa feridos na Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis: confira detalhes e atualizações

Motociclistas ficam feridos após colidirem de frente na Rodovia dos Bandeirantes em Cordeirópolis, no interior de São Paulo. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (28) no KM 170, no sentido capital paulista. De acordo com informações da concessionária responsável pelo trecho, os dois motociclistas se envolveram no acidente, resultando em ferimentos em ambos.

Uma das vítimas foi socorrida em estado grave por uma ambulância e encaminhada para o Hospital da Unicamp. Já o outro motociclista teve ferimentos moderados e foi levado para a Unimed de Cordeirópolis para receber atendimento. As equipes da concessionária Autoban prestaram apoio no local, monitorando o trânsito e acionando um guincho para a remoção dos veículos envolvidos na colisão.

O helicóptero Águia da Polícia Militar também foi utilizado para auxiliar no atendimento da ocorrência. Por conta dos atendimentos realizados no acostamento e canteiro central da via, não foi necessário interditar as pistas, o que evitou a formação de congestionamentos no local. A situação foi controlada e as vítimas receberam a assistência necessária após o acidente.

Para mais notícias da região de Piracicaba e informações atualizadas, acesse o canal do DE Piracicaba e região no WhatsApp. Lá você pode se manter informado sobre os acontecimentos locais e receber atualizações em tempo real. Acompanhe também os vídeos produzidos pela equipe de reportagem sobre a região, proporcionando uma cobertura completa dos fatos relevantes.

Confira os vídeos disponíveis sobre Piracicaba e região para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo na área. Acesse a página do DE Piracicaba para acessar conteúdos exclusivos e acompanhar as últimas notícias da região. Fique bem informado e saiba tudo o que está acontecendo em Cordeirópolis e arredores através do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Maria Gabriela Moura cria sebo viajante com mala em Itapetininga (SP): ‘Tornar acessível a todos’

Mulher cria ‘sebo viajante’ usando mala para transportar livros em Itapetininga: ‘Tornar acessível a todos’

Maria Gabriela Moura, de 35 anos, começou o projeto ‘Viaje com os livros’ em 2016. Em 2024 ela inaugurou sua banca de livros na região central de Itapetininga (SP).

Maria Gabriela Moura, de 35 anos, cria ‘sebo viajante’ em Itapetininga (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Maria Gabriela

Uma mala, paixão pela leitura e a vontade de compartilhar a magia dos livros. A soma destes três fatores levou Maria Gabriela Moura, de 35 anos, a criar o sebo “Viaje com os livros”, que desde 2016 reúne obras literárias que são doadas ou pagas quando o leitor puder.

O sebo foi criado em 2016 após um evento em Itapetininga (SP), onde Maria levou os livros dentro de uma mala. A “banca” de livros na região central foi inaugurada em 2024 após a moradora sentir falta de sebos no município.

Inicialmente, o projeto era somente de doação de livros. Depois, passou a ser uma espécie de “pague quando puder” para cobrir os custos dos eventos que participava. Em um ano, o projeto cresceu e ela passou a ser procurada para vender seus livros. Assim, deu início ao sebo.

A mala com os livros já passou por diversas cidades da região de Itapetininga e Sorocaba. Gabriela participa de festivais de música, feiras e também visita escolas para contar como funciona o sebo e levar doações para crianças.

Nas redes sociais, a “livreira” compartilha com os seguidores as edições que estão disponíveis para compra, assim como os eventos que irá participar. Ela também possui uma loja online, pela qual já chegou a enviar os livros para diversos estados, como Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais e Mato Grosso.

Há cinco anos, Gabriela tentou alugar uma banca para expandir o sebo, mas não conseguiu. Em 2024, ela conseguiu realizar o sonho. A banca fica na Praça do Rosário, no Centro de Itapetininga. Para ela, a banca tem sido a experiência de viver um sonho, pois é possível ter uma interação maior com as pessoas que vão até o local.

Atualmente, Maria Gabriela está buscando criar um clube de leitura na praça para promover a cultura literária em espaços públicos. Em 2021, ela foi contemplada pela Lei Aldir Blanc com o projeto “Hora do Conto: Uma Viagem ao Mundo da Imaginação”. No ano passado, participou do projeto “Expedição literária”, com contação de histórias, oficinas para crianças e doação de livros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp