Um avião da Air Canada pegou fogo após realizar um pouso forçado no Aeroporto Internacional de Halifax Stanfield, no Canadá, na noite do último sábado, 28. O incidente ocorreu por volta das 21h30 (horário local), durante um voo doméstico, e, apesar do susto, todos os 73 passageiros e a tripulação saíram ilesos.
De acordo com o jornal Toronto Star, a aeronave estava na reta final do voo quando enfrentou problemas no trem de pouso. Incapazes de acionar a engrenagem, os pilotos realizaram um pouso de emergência “de barriga”, o que gerou faíscas e causou um incêndio no lado esquerdo do avião.
Imagens feitas por passageiros mostram o momento em que as asas arrastam no asfalto, gerando faíscas até a propagação das chamas. Também é possível ver os passageiros em posição de impacto, com cabeças abaixadas e mãos atrás da nuca. Embora as chamas e a fumaça tenham assustado, o fogo cessou assim que o avião parou.
A porta-voz do aeroporto de Halifax, Tiffany Chase, informou que as operações foram suspensas para investigação das causas do acidente. Os passageiros foram encaminhados para um hangar, onde nenhuma lesão foi constatada.
Peter Fitzpatrick, porta-voz da Air Canada, indicou que a falha na engrenagem do trem de pouso é a principal suspeita. Uma passageira, Nikki Valentine, relatou os momentos de pânico: “O avião ficou inclinado para a esquerda, balançou bastante e vimos fogo do lado esquerdo. A fumaça entrou pelas janelas.”