Confira o funcionamento dos serviços durante o Ano Novo em Presidente Prudente

Confira o que abre e fecha durante o feriado prolongado de Ano Novo em Presidente Prudente

Serviços essenciais serão mantidos em caráter de plantão com cronograma especial.

1 de 1 Coleta de lixo funcionará nesta terça-feira (31) até às 18h, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Acervo Prudenco

Coleta de lixo funcionará nesta terça-feira (31) até às 18h, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Acervo Prudenco

Em razão do feriado prolongado de Ano Novo, as repartições públicas estarão fechadas a partir desta terça-feira (31). Entretanto, alguns serviços essenciais, como limpeza pública e funcionamento de unidades de saúde, terão funcionamento diferenciado em Presidente Prudente (SP). O expediente será retomado na próxima sexta-feira (3).

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CONFIRA, ABAIXO, O QUE ABRE E FECHA NA CIDADE:

* Centro Cultural Matarazzo: estará fechado nesta terça, quarta (1°) e quinta-feiras (2).
* Bom Prato: abrirá véspera de Ano Novo, no dia 31, somente para o almoço, a partir das 10h30, com 1.300 cotas, e não haverá jantar. O expediente será retomado em 2 de janeiro.
* Balneário da Amizade: aberto no feriado, durante a semana e aos domingos, das 7h às 21h.
* Coleta de lixo: nesta terça-feira, funcionará somente o 1º e 2º turno, até às 18h. Já no dia 1º de janeiro, não haverá expediente. No dia 2 de janeiro, o serviço funcionará somente no período noturno, após às 16h.
* Varrição: funcionará nos dias 31 de dezembro e 2 janeiro somente na área do comércio. Retoma normalmente em 3 de janeiro.
* Comércio: na véspera do Ano Novo, funcionará das 9h às 15h. No dia 1º de janeiro estará fechado. Reabre na quinta-feira.
* Feiras livres: seguem normalmente.

UNIDADES DE SAÚDE:

* Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde (ESFs e UBSs): estarão fechadas nesta terça, quarta e quinta-feiras. Reabrirão em 3 de janeiro.
* Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na Zona Sul, e do Jardim Guanabara, na Zona Norte: Abertas 24 horas, ininterruptamente.
* Pronto-Atendimento do Cohabão: abrirá normalmente das 19h às 7h. No sábado e domingo, 24 horas.
* Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana, na Zona Leste, e da Cohab, na Zona Oeste: abrirá normalmente, das 19h às 7h. No fim de semana 24 horas.
* Farmácia Central: nesta terça, quarta e quinta-feiras, funcionará das 7h às 19h. Já na sexta-feira, o funcionamento será das 7h às 23h.

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Destroços de avião retirados do mar em Ubatuba após explosão; caso investigado pela polícia e pela FAB

Destroços de avião que explodiu são retirados do mar em Ubatuba; caso é investigado pela polícia e pela FAB

Piloto da aeronave morreu. Casal e duas crianças foram retirados da aeronave com vida e levados para o hospital.

A operação de retirada dos destroços do avião que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi realizada na noite desta quinta-feira (9). O acidente matou o piloto e deixou cinco pessoas feridas, sendo quatro ocupantes do avião e um pedestre que passava pela orla da praia no momento da explosão – saiba mais abaixo.

Com o auxílio de um guindaste e retroescavadeiras, os agentes recolheram toda a estrutura que ficou espalhada pelo mar e na faixa de areia da praia.

A operação foi acompanhada por agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do aeroporto local e da Força Aérea Brasileira.

Os destroços serão levados para uma base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em São Paulo. O órgão, responsável pela apuração das causas do desastre, prevê apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.

Além do Cenipa, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo também vão atuar na investigação do acidente – confira mais detalhes sobre a investigação abaixo.

A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).

O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Ao menos três órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais.

O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com “objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba”.

A promotoria pediu informações preliminares à Prefeitura, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Cenipa foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Cinco pessoas estavam na aeronave: O piloto, Paulo Seghetto, era Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação. Um casal e duas crianças (sobreviventes): ocupantes são Mireylle Fries, de 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 41, e os dois filhos, de 4 e 6 anos. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.

O número de pessoas feridas fora do avião não estava claro até a última atualização desta reportagem: A capitã dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Prefeitura de Ubatuba. A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu uma mulher na orla e uma criança, que sobreviveram.

O Cessna Citation que se acidentou precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto. O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada. Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Lembre-se de que este conteúdo é protegido por direitos autorais.

Apesar do acidente terrível, relatos de testemunhas oferecem um vislumbre angustiante do que aconteceu. Um carro que passava pela orla quase foi atingido pelo avião. Em entrevista ao Jornal Hoje, a motorista do carro contou que precisou desviar e subir em uma calçada, para impedir que as chamas da explosão atingissem o veículo. Também o piloto Paulo Seguetto morreu em consequência do acidente com o avião.

O modelo Cessna Citation 525 requer apenas um tripulante para a operação. A aeronave é definida pela fabricante, a Cessna, como tendo capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. O Cessna Citation 525 tem dimensões consideráveis, com 13 metros de comprimento e 4,2 metros de altura. Além disso, a velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km. Apesar do peso máximo para decolagem ser de 4.853 kg, ainda não se sabe em que condições precisas o avião estava voando antes do acidente.

Os destroços da aeronave serão objeto de uma análise rigorosa por parte dos órgãos competentes para a investigação do acidente. A Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público conduzirão a apuração das causas do desastre, além do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fica claro que o acidente com o avião em Ubatuba gerou comoção e preocupação nas testemunhas locais e autoridades responsáveis pela investigação. A segurança dos voos, a manutenção das aeronaves e a capacitação dos pilotos são fatores fundamentais para evitar tragédias como essa no futuro. Apenas um trabalho minucioso de investigação poderá esclarecer todas as circunstâncias que levaram a esse terrível acidente.

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