Zambiano Andrew Mulenga busca brilhar na Copinha com o Porto Vitória Sub-20

Único estrangeiro do Porto Vitória, zambiano Andrew quer brilhar na Copinha

Atacante africano, de 19 anos, é um dos principais jogadores do elenco do time
capixaba

A Copa SP de Futebol Júnior deste ano contou com a participação de mais de 30 jogadores estrangeiros, de quatro continentes e 19 países, entre eles Espanha, Panamá, Japão e Angola. Em 2025, o Porto Vitória, do Espírito Santo, traz em seu elenco o atacante Andrew Mulenga, de Zâmbia.

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Com 19 anos, natural de Lusaka, capital do país do Sul da África, Andrew chegou ao time capixaba, buscou o seu espaço e hoje é um dos jogadores mais importantes do elenco. Desde que chegou ao Porto Vitória, Andrew conquistou os títulos da Copa Espírito Santo Sub-20 e da Copa Xerém Sub-20, marcando um gol decisivo na vitória sobre o Independiente del Valle, do Equador.

Às vésperas de disputar a Copinha pela primeira vez, o atacante se mostra empolgado.

– Sou grato a Deus por tudo que ele fez e por tudo que está fazendo em minha vida. Estou muito feliz por participar de uma competição tão grande e obviamente muito animado por ter a oportunidade de jogar ao lado e contra os grandes talentos do país. Honestamente, minhas expectativas para a Copinha são as de sempre durante toda a minha vida: poder mostrar o que podemos fazer tanto coletivamente quanto individualmente e também aproveitar cada minuto dela – declarou o atacante ao de.

ORGULHO EM DEFENDER A ZÂMBIA

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Em Zâmbia, Andrew Mulenga atuou no Kafue Celtic, clube que revelou Patson Daka, atualmente no Leicester. Outro que saiu do mesmo da mesma região foi Enock Mwepu, ex-Brighton, que teve de se aposentar devido a uma rara condição hereditária no coração.

Recentemente, Andrew foi convocado para a seleção sub-20 de Zâmbia, mas não conseguiu se apresentar por questões de logística, em decorrência de estar atuando no Brasil. Mesmo assim, o atacante fala com orgulho do seu país natal e se diz honrado e representar a sua bandeira e o Porto na Copinha.

– É sempre uma honra representar o clube (Porto Vitória) e o meu país (Zâmbia), poder aprender, melhorar e mostrar o que posso fazer num ambiente diferente daquele a que estou habituado. Também espero se me destacar na carreira de jogador profissional.

PORTO VITÓRIA NA COPINHA 2025

Andrew Mulenga, atacante zambiano do Porto Vitória Sub-20

Integrante do Grupo 21, da Copa SP de Futebol Júnior 2025, o Porto Vitória estreia contra o Atlético Guaratinguetá no dia 05 de janeiro, às 12h45 (horário de Brasília). O time capixaba volta a campo no dia 08, às 15h, diante do Grêmio. O último jogo do Verdão da Capital, na primeira fase da Copinha, será no dia 11, às 10h45 frente ao Vitória da Conquista, da Bahia. Todos jogos do Grupo 21 acontecem no estádio Professor Dário Rodrigues Leite, na cidade de Guaratinguetá.

Andrew Mulenga espera jogos complicados, mas avisa que o Porto Vitória se preparou para ir além da fase de grupos.

– Reconheço também o fato de ser uma competição de altíssimo nível para a qual nos temos preparado adequadamente. Espero ir longe na Copinha – finalizou.

Veja mais notícias no de e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Real Madrid x Barcelona: Final da Supercopa da Espanha ao vivo – Onde assistir e escalações

DE x Barcelona na final da Supercopa da Espanha: onde assistir ao vivo e horário

Com problemas extracampo para os dois lados, rivais repetem últimas duas decisões da competição – com uma vitória para cada time. O ge acompanha a partida ao vivo no Tempo Real, às 16h (horário de Brasília).

Real Madrid 3 x 0 Mallorca | Melhores momentos | Semifinal | Supercopa da Espanha

DE 3 x 0 Mallorca | Melhores momentos | Semifinal | Supercopa da Espanha

DE [https://globoesporte.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/real-madrid.html] e Barcelona [https://globoesporte.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/barcelona.html] se enfrentam neste domingo em um compromisso repetido para os clubes: a final da Supercopa da Espanha. O time catalão vai em busca da 15ª taça do torneio, enquanto a equipe de Carlo Ancelotti quer o 14º troféu. A bola rola às 16h (horário de Brasília) deste domingo no estádio Rei Abdullah Sports City, na Arábia Saudita.

✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

> Você pode acompanhar todos os lances e informações da partida ao vivo no Tempo Real do ge.

Carlo Ancelotti e Hansi Flick se encontram na 11º rodada da LaLiga — Foto: Oscar J Barroso/Europa Press via Getty Images

O encontro deste domingo não é novidade para os times envolvidos. Ao todo, Real Madrid e Barcelona protagonizaram dez finais da Supercopa. As mais recentes foram nas duas últimas edições da competição – 2023 e 2024 – que terminaram com uma vitória do Barça por 3 a 1 e outra do time de Ancelotti por 4 a 1, respectivamente.

+ CEO da Liga Saudita fala sobre desejo de levar Vini Jr.: “Nossos clubes têm tudo para atraí-lo”

O caminho até a decisão teve emoção extracampo para os dois times, por diferentes motivos. O Real Madrid encarou o Mallorca na semifinal, também realizada na Arábia Saudita. A classificação veio fácil com uma vitória por 3 a 0, mas o jogo foi marcado por uma grande confusão.

O problema começou ainda durante os 90 minutos, com provocações entre Vini Jr. e Pablo Maffeo, lateral do Mallorca que é um desafeto antigo do atacante brasileiro. Bellingham e Asencio também se envolveram e, depois do apito final, o centro do campo foi palco de empurrões por todos os lados.

Vini Jr. discute com Pablo Maffeo, lateral do Mallorca, durante semifinal da Supercopa da Espanha — Foto: Reprodução / @MovistarFutbol

+ Confusão entre jogadores do Real Madrid e do Mallorca marca semifinal da Supercopa

Além disso, por pouco o Real Madrid não fica sem Vinicius para a final. O atacante foi punido com dois jogos de suspensão pela agressão ao goleiro Dimitrievski no duelo contra o Valencia, na 12ª rodada da LaLiga. A punição estabelecida pela Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF) será cumprida contra Las Palmas, no dia 19 de janeiro, e Valladolid, no dia 25, e não afetou as disputas da Supercopa.

O técnico do Barcelona, Hansi Flick, garantiu não se preocupar com a participação de Vinicius.

+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol

— A decisão (dele jogar ou não) não é minha. É bom ter Vini Jr. na final da Supercopa, todo mundo quer ver os melhores jogadores. É um clássico e uma final. Se ganharmos, teremos mais confiança para o restante da temporada— disse o treinador.

Dani Olmo é observado por Raphinha, durante treino do Barcelona — Foto: Getty Images

Para o lado do Barça, a emoção veio do caso de Dani Olmo e Pau Víctor. Sem a regulamentação para os dois atuarem em torneios da LaLiga por uma punição de Fair Play Financeiro, o clube começou uma corrida contra o tempo na expectativa de reverter a situação a tempo de contar com ambos na reta final da Supercopa.

+ Entenda decisão judicial que pode tirar Dani Olmo do Barcelona

O Barcelona tentou recursos na própria LaLiga, mas teve os pedidos negados. A solução foi recorrer ao Conselho Superior de Esportes (CSD) da Espanha com uma medida cautelar de urgência, que foi aprovada na quarta-feira.

+ Liminar é concedida, e Dani Olmo e Pau Víctor voltam a ter condição de jogo no Barcelona

Quem não gostou nada da decisão foram os outros clubes espanhóis, como o Espanyol. A equipe disse em nota que a liminar a favor do Barcelona cria um “precedente muito perigoso” e que “ameaça a integridade da competição”.

Supercopa da Espanha 2024/25

Final

Real Madrid
X
Barcelona

REAL MADRID X BARCELONA

Data/hora: 12 de janeiro de 2025, às 16h (de Brasília)
Local: Rei Abdullah Sports City, em Jedá (Arábia Saudita)
Arbitragem: Jesús Gil Manzano (ESP)
Onde assistir: ESPN e Disney+ (streaming); Acompanhamento ao vivo no Tempo Real no ge

ESCALAÇÕES

Real Madrid: Courtois, Lucas Vázquez, Tchouaméni, Rüdiger, Mendy, Valeverde, Camavinga, Bellingham, Rodrygo, Vini Jr. e Mbappé. Técnico: Carlo Ancelotti.

Barcelona: Szczesny, Koundé, Cubarsí, Iñigo Martínez, Balde, Casadó, Pedri, Gavi, Lamine Yamal, Raphinha e Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

“O melhor momento do Barcelona desde que Messi saiu”, analisa o Flow Sport Club

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp