Previsão do tempo instável para o réveillon no Pará: céu nublado e chuvas Confira a previsão do tempo divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o réveillon no Pará.

Pará tem previsão de tempo instável neste réveillon, com céu nublado e chuvas

Confira a previsão do tempo divulgada pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A previsão é tempo instável em grande parte do território paraense nesta terça-feira (31), dia de réveillon.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, aponta que na região metropolitana de Belém o tempo vai variar de parcialmente nublado a nublado, com chuvas moderadas e isoladas durante a madrugada, final da manhã e à tarde.

À noite, o céu estará parcialmente nublado, com ocorrência de chuva rápida e isoladas no início da noite, de acordo com a previsão.

Para a região nordeste, o boletim prevê céu variando de parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas fortes e isoladas ao longo do dia.

A previsão é semelhante para a região sudeste, com predomínio de tempo instável, com céu variando entre parcialmente nublado a nublado, e ocorrência de pancadas de chuvas em áreas isoladas.

Já no sudoeste, o tempo ficará instável, variando entre parcialmente nublado e com chuvas isoladas e de intensidade leve a moderada durante o dia.

Na região oeste, que abrange o Baixo Amazonas e a Calha Norte, a véspera de Ano-Novo será com variação de céu claro a parcialmente nublado, e ocorrência de chuvas isoladas. À tarde e à noite o céu terá variação de parcialmente nublado a nublado, com chuvas fortes e isoladas.

No arquipélago do Marajó, o tempo ficará parcialmente nublado, com a ocorrência de chuvas moderadas. À noite, o céu estará parcialmente nublado, com chuvas rápidas e isoladas na área litorânea.

PREVISÃO NO NOVO ANO

No primeiro dia de 2025, a previsão é a seguinte:

Região metropolitana: céu parcialmente nublado a nublado pela manhã e à tarde, ocorrendo chuvas isoladas na madrugada, manhã e início da tarde. Para a noite, a previsão é de tempo parcialmente nublado, sem chuva.

Belém: temperaturas irão variar, com máxima de 32ºC/31ºC e mínima de 23°C/24ºC, enquanto a umidade relativa do ar terá variação de 60 a 100%, com ventos oscilando entre fracos a moderados, predominantes nas regiões Nordeste, Norte e Leste.

Nordeste: parcialmente nublado a nublado pela manhã, com a ocorrência de chuvas isoladas na madrugada e pela manhã. À tarde e à noite, o tempo estará parcialmente nublado, com a presença de chuvas rápidas e isoladas à tarde.

Sudeste: céu nublado, com chuvas isoladas durante a madrugada e a manhã. À tarde e à noite, o céu vai variar de parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas e moderadas, podendo ser acompanhadas de trovoadas na porção norte da mesorregião, no período da tarde.

Oeste: céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado, e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nos municípios do Baixo Amazonas, no decorrer da manhã e à tarde. Já no período da noite, o céu estará parcialmente nublado, sem chuva.

Marajó: céu parcialmente nublado a nublado, e ocorrência de chuvas isoladas na porção litorânea ao longo do dia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Grande Belém enfrenta alagamentos após forte chuva: saiba como se prevenir

Forte chuva alaga ruas e avenidas na Grande Belém

A intensa chuva que caiu durante a tarde de quarta-feira (8) gerou diversos transtornos em diversos pontos da Grande Belém. Houve relatos de quedas de árvores, ruas completamente inundadas e desvios no tráfego de veículos. Um dos trechos mais impactados foi o quilômetro 8 da BR-316, localizado em Ananindeua, que acabou ficando totalmente alagado, dificultando a passagem de carros pela região.

Além da BR-316, outras áreas importantes da região metropolitana de Belém foram afetadas pela forte chuva. Ruas como a Avertano Rocha, na Campina, a avenida Pedro Miranda, na Pedreira, e a passagem Euclides da Cunha, na Batista Campos, também foram atingidas por inundações. A avenida Duque de Caxias, no bairro da Pedreira, viu uma árvore cair devido à combinação de chuva e ventos intensos.

Até o túnel do entroncamento foi alagado pela chuva, o que levou a questionamentos sobre possíveis interdições no trânsito dentro do perímetro afetado. O DE buscou informações junto à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém para averiguar se medidas foram tomadas para lidar com a situação.

É importante ressaltar a importância de estar preparado para lidar com situações de emergência durante períodos de chuvas intensas, especialmente em regiões habitualmente afetadas por alagamentos. Manter-se informado e seguir as orientações das autoridades locais são passos essenciais para garantir a segurança de todos em momentos como este em que as intempéries naturais impõem desafios à rotina urbana.

Segundo dados da Defesa Civil, a previsão é de que as chuvas continuem atingindo a região nos próximos dias, o que reforça a importância de manter a atenção e cuidado redobrado ao se locomover pelas áreas afetadas. Acompanhe as atualizações sobre as condições climáticas locais e esteja sempre preparado para lidar com possíveis consequências. A segurança de todos é prioridade em momentos como esse em que a natureza se manifesta de forma imponente. Siga as dicas e recomendações para se manter protegido e colaborar para a preservação da ordem e bem-estar coletivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp