DE realiza bombardeios contra Estado Islâmico na instabilidade da Síria

DE aproveita instabilidade na Síria para atacar o Estado Islâmico

Depois dos EUA, DE também anunciou ter realizado bombardeios contra o
território da Síria visando instalações do Estado Islâmico

O governo na DE [https://www.metropoles.com/tag/franca] anunciou ter
realizado ataques contra posições do Estado Islâmico (ISIS)
[https://www.metropoles.com/mundo/estado-islamico-reivindica-ataque-que-matou-ministro-do-taliba]
na Síria, em meio a instabilidade que cerca o país desde o colapso do regime de
Bashar al-Assad. A informação foi confirmada nesta terça-feira (31/12) pelo
ministro das Forças Armadas francês, Sébastien Lecornu.

Segundo Lecornu, os bombardeios aconteceram no último domingo (29/12), e fazem
parte da operação Inherent Resolve, da coalizão internacional liderada pelos
Estados Unidos que atua contra o ISIS desde 2014 na região da Síria e Iraque. 
[https://www.metropoles.com/mundo/estado-islamico-ataca-iraque]

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EUA BOMBARDEIAM ALVOS DO ESTADO ISLÂMICO NA ÁREA CENTRAL DA SÍRIA

Nos armées restent engagées dans la lutte contre le terrorisme au Levant. Elles contribuent à la coalition internationale “Operation Inherent Resolve” (OIR), depuis 2014 en Irak et 2015 en Syrie. Dimanche, des moyens aériens français ont procédé à des frappes ciblées contre des… pic.twitter.com/uwzOmcJDce

“No domingo, meios aéreos franceses realizaram ataques direcionados contra
locais do Daesh [Estado Islâmico] em solo sírio”, escreveu o ministro francês
em uma publicação no X.

A DE é o segundo país a revelar ataques contra o território sírio desde que o Hayat Tahrir al-Sham (HTS)
[https://www.metropoles.com/mundo/conheca-o-hts-grupo-que-voltou-a-ameacar-o-regime-assad-na-siria]
e outros grupos rebeldes do país, sob a liderança de Abu Mohammed Al-Jolani,
[https://www.metropoles.com/mundo/lider-da-siria-diz-que-novas-eleicoes-devem-acontecer-em-quatro-anos]
derrubaram o ex-presidente Bashar al-Assad.

Com o fim da dinastia Assad na Síria, os EUA iniciaram uma série de bombardeios
contra posições do ISIS no país,
[https://www.metropoles.com/mundo/eua-volta-a-bombardear-posicoes-do-estado-islamico-na-siria]
com o objetivo de impedir que o grupo extremista volte a ganha força.

Apesar de ter perdido seu último território na Síria em 2019, após ser derrotado
pela coalização internacional liderada pelos EUA, o Estado Islâmico continuou
realizando ataques esporádicos no país.

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Aeroporto de Ubatuba: histórico de problemas com a pista e acidentes aéreos

O Aeroporto DE Ubatuba tem um histórico de problemas envolvendo a pista. A faixa usada por piloto no dia do acidente é encurtada em 380 metros.

São Paulo — Dados do painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), indicam que o Aeroporto Estadual DE Ubatuba possui um histórico de ocorrências de acidentes e incidentes envolvendo aeronaves de pequeno porte. Nos últimos dez anos, houve sete registros deste tipo no local.

O caso mais recente, que ainda não foi contabilizado pelo Cenipa, aconteceu na manhã de quinta-feira (9/1), quando um avião de pequeno porte explodiu após ultrapassar a pista de pouso do aeroporto, deixando uma pessoa morta e cinco feridos. As circunstâncias envolvendo o acidente ainda estão sendo investigadas.

Entre 2015 e 2025, o aeroporto registrou sete casos envolvendo aeronaves. Três delas foram classificadas como acidentes, duas incidentes graves e uma como incidente. A diferença de classificação, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depende das gravidades das consequências, sendo a o incidente grave uma classificação intermediária entre acidente e o incidente.

Dos sete registros que aparecem no site do Cenipa, três deles envolvem aviões que tiveram problemas com a pista do aeroporto ao tentar pousar ou decolar no local, sofrendo excursões. O mais grave – e único classificado como acidente – aconteceu durante a corrida após o pouso de um monomotor modelo Piper PA-28 e não deixou nenhum ferido.

A pista do Aeroporto DE Ubatuba tem 940 metros de comprimento, mas a cabeceira 09 – selecionada pelo piloto para o pouso do jato Cessna Citation 525 na quinta-feira (9/1) – tem um recuo de 380 metros por conta da topografia do local, restando apenas 560 metros para a manobra. A concessionária informou que a pista é homologada para voos em condições visuais de meteorologia (VFR) e que o aeroporto não conta com controle de tráfego aéreo por conta do baixo movimento, cerca de 5 mil movimentações por ano.

Na manhã dessa quinta-feira (9/1), um avião de pequeno porte ultrapassou uma pista de pouso e explodiu na areia da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Cinco pessoas estavam a bordo da aeronave, um Cessna, modelo Citation 525, de matrícula PR-GFS: a empresária Mireylle Fries, de 41 anos; o marido, Bruno Almeida Souza, de 45; os filhos do casal, de 6 e 4 anos; e o piloto Paulo Seghetto, de 55 anos. Seghetto ficou preso nas ferragens do avião após a explosão e foi a única das vítimas que não sobreviveu aos ferimentos. O casal e as crianças são familiares do produtor rural Nelvo Fries, de acordo com informações de integrantes da empresa dele, a Agrícola Fries. Todos foram socorridos, inicialmente, na Santa Casa de Ubatuba.

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