Centro de hidratação para pacientes com sintomas de dengue recebe mais 10 leitos após aumento de casos em Rio Preto
O centro de hidratação para pacientes com sintomas de dengue recebeu mais dez leitos em São José do Rio Preto (SP). O local foi aberto de maneira provisória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré na quarta-feira (25) e, agora, soma 30 leitos, com funcionamento 24 horas por dia.
A medida foi necessária após o aumento nos casos da doença. Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, cerca de 300 casos são notificados diariamente no município. No total, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Rio Preto já confirmou 29.296 casos de dengue e 11 mortes pela doença até a última atualização desta reportagem.
Mesmo com a ampliação, a ocupação segue em 100%, com 211 atendimentos até segunda-feira (30), conforme dados divulgados pela Saúde Municipal.
Para conseguir acessar o serviço, os pacientes devem apresentar encaminhamento médico, que pode ser feito por meio das UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue são classificados como: A, B, C e D, sendo A para pacientes que podem ser tratados em casa, B para aqueles que necessitam do centro de hidratação, e C e D para situações de dengue hemorrágica.
O encaminhamento também pode ser solicitado por meio do aplicativo TeleUpa. Ainda segundo a pasta, o centro não funciona de “portas abertas”, ou seja, não há atendimento por demanda espontânea no local.
Essa ação demonstra a preocupação e a prontidão das autoridades de saúde de Rio Preto em lidar com o surto de dengue na região. A estruturação do centro de hidratação visa garantir o atendimento e a recuperação dos pacientes com sintomas da doença, contribuindo para o controle e prevenção de casos mais graves de dengue.
Com a soma dos novos leitos, espera-se melhorar o atendimento e reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde da cidade, possibilitando um tratamento adequado e ágil para os pacientes diagnosticados com dengue. A ampliação do centro de hidratação é uma medida importante para enfrentar a epidemia de dengue e proteger a população de Rio Preto.