Fluminense terá elenco jovem e misto na Copinha com média de idade de 18 anos e cinco gerações de Xerém no elenco

Fluminense terá média de idade de 18 anos na Copinha e reúne cinco gerações de Xerém entre inscritos

Torneio permite inscrições de jogadores até 20 anos. Geração campeã brasileira e da Copa do Brasil Sub-17 emplacou nove jogadores no elenco

Apesar de a Copa São Paulo de Futebol Júnior permitir inscrições de jogadores até 20 anos, o Fluminense terá um elenco bastante mesclado — e jovem, claro — para a disputa da competição. Após a lista de inscritos ser conhecida, dá para dizer que cinco gerações diferentes de Xerém estão relacionadas para o torneio.

Hércules: melhores lances em 2024 do novo reforço do Fluminense

O Fluminense levará à Copinha um elenco com média de idade de 18,1 anos. Para se ter ideia, é ainda mais jovem que o que jogou a edição passada do torneio — com 18,4 anos. Dos 30 jogadores inscritos, é possível fazer cinco divisões por anos, entre nascidos de 2004 a 2008.

A safra com mais representantes, assim como nesta temporada, quando teve 13, é a de 2005. E os “líderes” dela são o zagueiro Gustavo Cintra e o volante Dohmann, ambos de 19 anos. Eles mesmo assumem a postura de capitães quando falam da competição.

Cintra e Dohmann, do Fluminense — Foto: Leonardo Brasil/FFC

— Minha expectativa é alta, porque vamos com um time mais experiente. É a segunda Copinha de bastante gente e queremos ir o mais longe possível: voltar a disputar a final e ganhar. Espero que o time brigue e guerreie, e aí o campo vai falar onde vamos conseguir chegar — disse Cintra, seguido de Dohmann:

— É o pensamento de todo o grupo. O que eu espero é ser campeão e, além de tudo, dar alegria para quem estiver nos acompanhando. Independentemente do resultado, vamos competir e, assim, temos certeza de que iremos longe.

O mais velho entre os inscritos é o volante Thiago Henrique, de 20 anos. Prestes a completar 21, ele disputa sua última competição de base. O caçula é o atacante Wesley Natã, de 16 anos, que se destacou junto à Esquadrilha 07 e ainda ajudou a decidir os títulos da Copa Olaria e do Torneio Guilherme Embry Sub-16.

> Já a Esquadrilha 07, geração campeã brasileira e da Copa do Brasil Sub-17, emplacou nove jogadores no elenco.

Jogadores do Flu comemoram gol de Isaque — Foto: Leonardo Brasil/Fluminense

O técnico Rômulo Rodriguez encara a competição com olhar de novidade. É a primeira vez que o treinador disputa o mais famoso torneio de base do país.

— Nossa expectativa é fazer uma primeira fase sólida, comandando os jogos. Temos obrigação de ser protagonistas, apesar de sabermos que será extremamente difícil. A maioria das equipes coloca atletas mais velhos, de último ano, então buscamos nos classificar o quanto antes, porque ajuda no descanso e na logística. Queremos que nossos jogadores realmente evoluam, tirem proveito dessa experiência e saiam da competição ainda mais fortes — disse o treinador.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Votuporanguense vence Fast por 3 a 2 e garante classificação na Copinha

Votuporanguense vence o Fast por 3 a 2 e se classifica na Copinha

Duelo válido pela segunda rodada do grupo 1 foi disputado na tarde deste domingo (05), no estádio Municipal Dr. Plínio Marin, em Votuporanga

O Votuporanguense venceu o Fast Clube-AM por 3 a 2, na tarde deste domingo (05), no estádio Municipal Dr. Plínio Marin, em Votuporanga, pela segunda rodada do Grupo 1 da Copinha. O resultado classificou o time paulista para próxima fase.

Fábio José, Enzo e Yago marcaram para Votuporanguense. Marley e Vinícius fizeram os gols do Fast.

1 de 5 Votuporanguense virou a partida duas vezes — Foto: @tiagodiasfotografia

O resultado classificou o Votuporanguense para segunda fase da Copinha e complétou a vida do Fast na competição. O time paulista chegou aos seis pontos e assumiu a liderança do grupo.

Sem pontuar, o Fast está na terceira posição do grupo. Para sonhar com a classificação, o time precisa vencer e fazer saldo de gols na última rodada, além de depender de uma combinação de resultados.

2 de 5 Com a derrota, o Fast está praticamente eliminado da Copinha — Foto: @tiagodiasfotografia

O Votuporanguense enfrenta o Botafogo na próxima quarta-feira (08), às 21h (de Brasília), no estádio Municipal Dr. Plínio Marin. Já o Fast Clube encara o Floresta-CE mais cedo, às 16h45 (de Brasília), no mesmo estádio.

3 de 5 O Votuporanguense se aproximou da classificação na Copinha — Foto: Jhenifer Cristine

O jogo começou movimentado com o time da casa tomando a iniciativa. Mas antes do relógio completar cinco minutos, o Fast conseguiu um contra-ataque que terminou na lateral direita no pé do Pará, que cruzou na área. Após um erro do zagueiro, Marley dominou e deu um toque na saída do goleiro. 1 a 0 para o time amazonense.

4 de 5 Fast chegou a sair na frente do placar, mas sofreu a virada — Foto: @tiagodiasfotografia

Não demorou muito para o Votuporanguense empatar. Aos seis minutos, Willian Boca roubou a bola no campo de defesa e com um passe vertical lançou Fábio José em profundidade. O goleiro saiu e até chegou a tocar na bola, mas o camisa nove ganhou a disputa e ficou com o gol aberto para marcar.

O jogo começou movimentado com o time da casa tomando a iniciativa. Mas antes do relógio completar cinco minutos, o DE conseguiu um contra-ataque que terminou na lateral direita no pé do Pará, que cruzou na área. Após um erro do zagueiro, Marley dominou e deu um toque na saída do goleiro. 1 a 0 para o time amazonense.

Não demorou muito para o Votuporanguense empatar. Aos seis minutos, Willian Boca roubou a bola no campo de defesa e com um passe vertical lançou Fábio José em profundidade. O goleiro saiu e até chegou a tocar na bola, mas o camisa nove ganhou a disputa e ficou com o gol aberto para marcar.

O Votuporanguense virou o jogo aos nove minutos. Em cobrança de escanteio, Enzo subiu sozinho e cabeceou forte sem chances para o goleiro Holliwer. O time paulista passou a ter o domínio da partida que continuou movimentada. Até que o Fast chegou aos 23. Vinícius recebeu dentro área, fintou o defensor e chutou forte no ângulo. 2 a 2.

Segundo tempo

Com a mudança nas duas equipes na volta do intervalo, o jogo ficou mais equilibrado e estudado. O time amazonense conseguiu trocar mais passe e obteve o domínio do jogo. Aos 15 minutos, Vitinho carregou a bola da lateral para o meio e chutou forte no canto, mas goleiro se esticou todo e defendeu.

5 de 5 Votuporanguense venceu o Fast por 3 a 2 na Copinha — Foto: @tiagodiasfotografia

A primeira chance de perigo do Votaporanguense aconteceu aos 24. Rafiq escapou em velocidade pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou. A bola bateu na zaga e sobrou para Yago que bateu rasteiro e botou o time da casa na frente do placar novamente.

Depois do gol, o time Votaporanguense conseguiu acertar a marcação e administrou o resultado até o apito final.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp