Empossado para o 2º mandato, Dário elege renovação do transporte de Campinas como principal desafio e promete escolas em tempo integral
Em uma sessão solene presidida pela vereadora Mariana Conti, prefeito, vice e os 33 parlamentares do município tomaram posse nesta quarta-feira (1º). Dário Saadi (Republicanos), beneficiado com o segundo mandato à frente da prefeitura, destacou que no primeiro mandato, em 2021, a posse online foi necessária devido à pandemia de Covid-19.
Segundo o prefeito reeleito de Campinas, o principal desafio para os próximos quatro anos será a renovação do transporte público da cidade. Além disso, Dário prometeu a construção e implantação de 10 escolas em tempo integral. Na medida em que a cidade sai mais forte de momentos turbulentos, a renovação do transporte e a implantação de escolas são prioridades para o novo mandato.
A sessão solene de posse foi marcada por uma presença significativa de mulheres, o que foi histórico nas eleições de 2024. Com uma composição destacada pela representação feminina, a Mesa Diretora foi composta apenas por vereadoras eleitas, sob a presidência da vereadora Mariana Conti (PSOL), a mais votada pela segunda vez consecutiva.
Mariana Conti ressaltou a importância da atuação independente e autônoma dos vereadores para fiscalizar o Poder Executivo, defendendo o combate ao negacionismo diante dos eventos climáticos extremos. Com um juramento oficial em nome de todos os vereadores, a sessão prosseguiu com a posse de cada parlamentar eleito, que assinou o termo de posse e recebeu o diploma de empossado.
Dário Saadi, nascido em Pedregulho (SP), é médico urologista, tem 61 anos e dois filhos. Já ocupou diversos cargos políticos, como vereador e presidente do Legislativo municipal, antes de se tornar prefeito. Nas eleições de 2020, foi eleito com 57,07% dos votos, derrotando o então candidato Rafa Zimbaldi. Em 2024, foi reeleito com 66,77% dos votos válidos no primeiro turno.
A composição da Câmara de Vereadores de Campinas é marcada por diversidade, representada por parlamentares de diferentes ocupações, idades e partidos. A presença de mulheres eleitas foi significativa nas eleições de 2024, marcando um marco histórico na representatividade feminina no âmbito político. Com a posse dos vereadores eleitos, a nova gestão inicia seu mandato com a premissa da renovação e foco nas necessidades da população de Campinas.