Como se prevenir do aumento de moscas no verão: dicas e cuidados no Distrito Federal

O verão costuma trazer um aumento significativo na quantidade de moscas no Distrito Federal. De acordo com especialistas, esses insetos se reproduzem com mais facilidade nesta época do ano. Além da temperatura mais elevada, a oscilação constante do tempo, com períodos curtos de chuva e sol, acelera o processo de reprodução. A presença dessas moscas pode se tornar um incômodo, especialmente durante as refeições.

As moscas são insetos muito comuns e, durante o verão, aumenta a diversidade de espécies, incluindo mosquitos, borrachudos e mutucas. Os entomologistas, cientistas especializados no estudo de insetos, destacam que as alterações nos padrões climáticos, principalmente em regiões tropicais, contribuem para o aumento das populações de insetos. Um ciclo que normalmente levaria uma semana pode ser antecipado em até três dias, conforme explicou a bióloga Angélica Yousef.

O controle da entrada de moscas em ambientes fechados pode ser feito por meio de medidas simples, como manter a limpeza dos espaços e armazenar o lixo de forma adequada. Existem também armadilhas naturais e repelentes que ajudam a afastar esses insetos. É importante adotar essas práticas para minimizar a presença de moscas em casa e garantir um ambiente mais confortável e higiênico.

O período chuvoso no Distrito Federal requer cuidados específicos para prevenir doenças relacionadas às moscas, como a virose. Esses insetos buscam matéria orgânica para depositar seus ovos e as larvas se alimentarem. O descarte inadequado de lixo a céu aberto facilita a proliferação das moscas. Um estudo realizado por pesquisadores da UnB coletou uma quantidade alarmante de moscas em áreas urbanas da região.

Para evitar a infestação de moscas, os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde do Distrito Federal oferecem serviços de combate às pragas urbanas. Além disso, é fundamental manter a limpeza dos ambientes, descartar o lixo corretamente, instalar telas de proteção nas janelas e portas e armazenar alimentos de forma adequada. O uso de armadilhas naturais e repelentes também pode ajudar a afastar esses insetos incômodos.

As plantas repelentes, como manjericão, hortelã, alecrim e lavanda, são alternativas naturais para afastar as moscas. Além disso, o uso de ventiladores pode contribuir para mantê-las longe, já que esses insetos não gostam de correntes de ar. Revisar regularmente áreas externas, como jardins e quintais, a fim de evitar acúmulo de matéria orgânica, também é uma medida preventiva importante para controlar a presença de moscas durante o verão no Distrito Federal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brasília Basquete perde para São José fora de casa no NBB: análise e destaques

Brasília Basquete perde fora de casa para o São José no NBB

Mesmo com a derrota, o Brasília Basquete dominou as estatísticas individuais do jogo. Nesbitt foi o cestinha, com 19 pontos, além de ter aproveitado sete rebotes. Confira como foi o duelo:

1º QUARTO

O confronto entre São José e Brasília Basquete começou melhor para a equipe do DF, que abriu o marcador ainda nos primeiros segundos do jogo. Em um início não muito movimentado, o placar pouco foi alterado nos primeiros quatro minutos, com apenas 10 pontos somados entre as duas equipes. O DE, por sua vez, acelerou o jogo nos três minutos finais e virou o placar para 19 x 18.

2º QUARTO

No segundo quarto, o DE abriu cinco a zero no primeiro minuto. O Brasília diminuiu o ritmo e permitiu que o DE chegasse aos 10 pontos de vantagem na metade do quarto, 38 x 28. A segunda metade do período não teve muitas novidades. O Brasília encontrou problemas na defesa, que foram cruciais para que a equipe da casa conseguisse manter a vantagem no placar.

A melhora dos visitantes veio já nos minutos finais, onde conseguiu tirar a vantagem de 10 para apenas cinco pontos. O primeiro tempo terminou em 46 x 41 para o DE.

3º QUARTO

Na volta do intervalo, as equipes trocaram pontos em quadra durante os primeiros minutos e o Brasília encostou no placar. Porém, os problemas defensivos persistiram e o time viu o adversário aumentar novamente sua vantagem na metade do quarto, dessa vez em sete pontos, 56×49. Nos cinco minutos finais, os dois times diminuíram o ritmo, com apenas três pontos em dois minutos. Nos três minutos finais, o Brasília Basquete passou a imprimir um ritmo mais forte, e terminou bem o quarto, apenas quatro pontos atrás, 66×62.

4º QUARTO

No último período da partida, os times trocaram pontos durante os minutos iniciais, e o time do DF chegou a diminuir a vantagem para apenas um ponto. Contudo, após o início forte, o time candango se perdeu em quadra, e permitiu que o DE abrisse sete pontos ainda na metade do quarto, 80×73. Nos minutos finais do jogo, o DE seguiu dominante, e não teve muitas dificuldades para fechar a partida em 94×79.

O Brasília Basquete volta à quadra novamente na próxima segunda-feira (13/1), e enfrenta o Mogi, às 20hrs. Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp