Primeiros Bebês de 2025 em Araraquara e São Carlos: Yuri e Maria Alice

Conheça os primeiros bebês nascidos em 2025 em Araraquara e São Carlos

Em Araraquara, primeiro nascimento foi de um menino; em São Carlos, foi uma menina.

Primeiro bebê registrado em 2025 em Araraquara ganhou o nome de Yuri — Foto: Ely Venâncio/EPTV

A comemoração da virada no ano ficou marcada na história de alguns casais da região. Em Araraquara (SP), o casal Mayara Marques Forte e Guilherme de Carvalho havia previsto o nascimento de seu primeiro filho para 5 de janeiro, mas logo após a passagem do ano, a mãe foi surpreendida.

‘Senti umas dores também no natal […], será que vem agora ? Mas ele esperou mais um pouquinho, fez um suspense.’ contou a mãe do recém-nascido.

Mayara estava com 39 semanas e três dias de gestação, mas ao dar entrada na maternidade Gota de Leite em Araraquara, às 3h15, esperava apenas ser medicada e retornar a sua casa. Porém, em um exame constatou uma dilatação de 5cm. O bebê nasceu cerca de uma hora depois.

O filho do casal Mayara Marques Forte e Guilherme de Carvalho foi o primeiro a nascer em 2025, em Araraquara — Foto: Ely Venancio/EPTV

A médica obstetra Letícia Fabretti recebeu o pedido da gestante para que fosse feita a cesárea. Entretanto, durante o encaminhamento ao centro cirúrgico, a dilatação do colo do útero já estava em seu máximo e por isso foi decidido fazer o parto normal.

Yuri nasceu com 49 cm e pesando 3,5 kg, marcado como 1º registro de nascimento na cidade, em 2025.

O bebê é o primeiro filho do casal, além de ser o primeiro neto das avós Andreia, mãe de Mayara, e de Renata, mãe de Guilherme. A bisavó Euridice Carvalho, de 70 anos, também ganhou a função especial neste fim de ano.

“Achava que não ia alcançar [o momento] de pegar bisneto no colo”, conta emocionada.

Além de Yuri, mais quatro crianças – três meninos e uma menina – nasceram em Araraquara no primeiro dia do ano.

Maria Alice, primeiro bebê registrado na Santa Casa de São Carlos em 2025 — Foto: Santa Casa de São Carlos

Em São Carlos, o primeiro nascimento do ano na Santa Casa foi de Maria Alice. O parto ocorreu às 19h26 de quarta-feira (1º) na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva. Os pais Jacqueline e Natan ganharam também um enxoval do grupo de voluntárias do hospital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente em Ubatuba: Fatores que explicam a incrível sobrevivência da família após explosão de jatinho. O que ocorreu?

Acidente em Ubatuba: o que pode explicar a família ter sobrevivido à explosão de jatinho?

Em um acidente aéreo impressionante em Ubatuba, uma família surpreendentemente sobrevive à explosão de um jatinho que ultrapassou a pista e colidiu na praia. Diversos especialistas analisaram o ocorrido e apontaram diversos fatores que contribuíram para a sobrevivência dos passageiros. O piloto infelizmente não resistiu, mas pai, mãe e duas crianças conseguiram sobreviver ao terrível acidente.

Para especialistas como Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de risco, e Miguel Angelo, diretor de segurança operacional da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, uma combinação de fatores favoreceu o desfecho surpreendente. Cada obstáculo que a aeronave encontrou pelo caminho foi fundamental para tirar energia e força do avião, impedindo que colidisse com algo maior que pudesse causar um impacto fatal.

Dentre os obstáculos que a aeronave enfrentou, destacam-se o gramado, o gradil do aeródromo, os equipamentos da praça de skate, uma mureta, areia e, por fim, o mar. O momento em que o tanque de combustível se rompeu e explodiu foi crucial, pois a asa se separou da aeronave, consumindo a maior parte do combustível na explosão. A fuselagem rumou em direção à praia, onde tocou a areia e capotou, absorvendo a energia remanescente e preservando a vida dos passageiros.

Durante o resgate das vítimas, o pai demonstrou estar consciente e colaborou na retirada das crianças e dos demais passageiros. A capitã Érica Ramalho, que participou do resgate, relata que ele foi fundamental para auxiliar no salvamento. A suspeita é de que os passageiros estivessem utilizando cinto de segurança, considerando que saíram praticamente ilesos do acidente.

O piloto infelizmente ficou preso nas ferragens e não conseguiu resistir, mas a família conseguiu sobreviver graças a uma incrível combinação de fatores determinados pela física e pela sequência de obstáculos enfrentados pela aeronave. O acidente em Ubatuba se tornou um verdadeiro milagre às vítimas, e mais uma história surpreendente que destaca a importância do trabalho dos especialistas em situações tão extremas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp