Técnico eletrônico de 23 anos restaura voluntariamente um relógio centenário de estação ferroviária, patrimônio de São Carlos
João Lucas Coppi Hypolito e um amigo dedicaram cinco dias para realizar a limpeza e reforma do equipamento que foi instalado pela mesma empresa que fez o Big Bang em Londres.
Aficionado por relógios, um técnico eletrônico de 23 anos devolveu a São Carlos (SP) um dos seus principais patrimônios históricos. João Lucas Coppi Hypolito resolveu consertar voluntariamente o relógio da antiga estação ferroviária, um monumento da cidade.
O relógio, que fica no topo do prédio, data do início dos anos 1900. É um modelo da empresa inglesa Identity Company, a mesma fabricante do Big Ben, de Londres e já foi a principal referência de tempo dos são-carlenses que o usavam como base para ajustarem seus relógios no século passado.
O equipamento centenário estava totalmente parado há, pelo menos, dois anos. Nas últimas décadas, chegou a funcionar por pequenos e esporádicos períodos de tempo. Mas essa situação mudou quando Hypolito passou por acaso em frente ao prédio e notou que o relógio não funcionava.
A paixão de João Hypolito pelos relógios começou muito cedo, ainda criança, e hoje ele os conserta por hobby. Ele tem mais de 30 deles pela casa. Para restaurar o relógio da estação, ele entrou em contato com a Fundação Pró-Memória que é responsável pelo prédio e conseguiu autorização para fazer o reparo. Foram necessários cinco dias e ajuda para fazer o trabalho. Além do acesso difícil, a estrutura tinha gambiarras elétricas, as engrenagens estavam sujas e travadas, os vidros estavam quebrados, os números e ponteiros necessitavam de pintura.
Funcionário público aposentado e restaurador de relógios, Prado aceitou o desafio. “Eu já restaurei relógios em vários estados e esse foi o mais complicado. É uma raridade! Esse relógio me chamou a atenção pela diferença e pelo histórico dele. São Carlos tem uma joia rara, uma joia raríssima de altíssima qualidade, que vale muito a pena a cidade preservar”, disse.
A Estação Ferroviária de São Carlos foi construída entre 1881 e 1883, por iniciativa de fazendeiros locais que tinham interesse em ampliar a lavoura cafeeira, principal atividade econômica do período. Iniciou seu funcionamento em maio de 1883 em caráter provisório e foi inaugurada oficialmente em 1884, época que muitas pessoas começaram a chegar à cidade para trabalhar ou montar negócios.
O relógio foi instalado em 4 de julho de 1912. Com isso, os horários de chegada e saída dos trens passaram a ser precisamente controlados e o tempo da cidade passou a ser o tempo da estação. “Por muito tempo, eram as igrejas, através dos seus sinos, do horário das orações, que controlavam o cotidiano da cidade. Com a ascensão do capitalismo contemporâneo, que é o tempo do trabalho, a ferrovia, através dos seus relógios, vai controlar o tempo da cidade. Por isso que o relógio da estação é tão importante, ele marca um momento em que a cidade muda a forma do seu cotidiano, a forma como ela se organiza e organiza seu dia”, afirma a historiadora Leila Massarão.
Com a chegada da tecnologia e a banalização dos relógios de pulso e nos celulares, o relógio, que havia sido tão importante para a cidade, acabou caindo no esquecimento. “Muitas vezes, ele passa despercebido, as pessoas passam por ali e nem reparam que existe um relógio”, lamenta Hypolito.