Após festa de réveillon, Porto Futuro em Belém é tomado pelo lixo: Governo do Estado atrai multidão mas negligencia limpeza

Porto Futuro, em Belém, fica tomado pelo lixo dias após festa de réveillon

A programação do Governo do Estado atraiu milhares de pessoas ao ponto turístico.

De acordo com informações, o estacionamento do Porto Futuro, ponto turístico de Belém, ficou tomado pelo lixo após as comemorações de Ano Novo.

O espaço recebeu uma programação do Governo do Estado, reunindo milhares de pessoas. A festa foi realizada há dois dias e o local ainda continuava sujo nesta quinta-feira.

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), responsável pela administração do parque, apesar das imagens, disse que “a limpeza do estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro iniciou logo após o fim da programação de réveillon e será concluída ainda hoje”.

Foi a primeira vez que um palco foi montado no Porto Futuro na virada de ano. O evento teve shows musicais, de Fruto Sensual, Gang do Eletro e MC Dourado, além de fogos pirotécnicos.

Em relação ao impacto ambiental, é fundamental que a organização desses eventos considere o plano de limpeza pós-festa, a fim de manter a preservação do local e conscientizar o público sobre a importância da coleta seletiva e descarte correto de resíduos.

A população local e os visitantes devem colaborar descartando adequadamente o lixo nos recipientes apropriados e evitando jogá-lo no chão, contribuindo para a manutenção da limpeza e conservação dos espaços públicos como o Porto Futuro em Belém.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Período de Defeso do Caranguejo-Uçá no Pará: Datas Importantes para 2025

Período defeso no Pará: confira as datas para 2025 do caranguejo-uçá

Período garante a reprodução do animal, muito consumido no estado e em outros locais do país.

1 de 1 Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Com duração de quatro meses, o calendário de 2025 dos períodos de defeso do caranguejo-uçá foi dividido em cinco períodos e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), válido para diversos estados do Brasil, incluindo o Pará.

Este ano, os períodos estão divididos da seguinte forma:

* 1º: 30 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
* 2º: 13 a 18 de janeiro
* 3º: 29 de janeiro a 3 de fevereiro
* 4º: 27 de fevereiro a 4 de março
* 5º: 29 de março a 3 de abril

Os defesos serão fiscalizados por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para garantir a reprodução do animal, sem interferências na natureza.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas às autoridades ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Semas, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).

O QUE É O PERÍODO DE DEFESO?

O defeso é uma estratégia fundamental para proteger o período reprodutivo do caranguejo-uçá, espécie de grande importância cultural e econômica no Pará, principalmente para as populações ribeirinhas. É importante ainda para assegurar a renovação dos estoques o animal, facilitando o processo natural de reprodução dessa espécie.

Conhecido como período de andada, os crustáceos saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento. Respeitar este período garante a sobrevivência da espécie e o equilíbrio do ecossistema local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp