Como Aumentar Naturalmente a Dopamina: Endocrinologista Dá Dicas Simples. Explore Exercícios e Fontes de Tirosina no seu dia a dia!

Endocrinologista ensina como aumentar naturalmente os níveis de dopamina

Neurotransmissor faz parte de vários processos importantes no corpo e é possível estimular a produção de dopamina com medidas simples

A dopamina é um neurotransmissor crucial produzido no cérebro e regula vários processos importantes no corpo. Escolhas simples da rotina podem ajudar na sua produção, e o médico especializado em nutrologia e endocrinologia Gustavo de Lima lista algumas delas. Confira:

APRENDA A AUMENTAR NATURALMENTE O NÍVEL DE DOPAMINA

EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES

Estudos mostram que exercícios regulares aumentam os níveis de dopamina e ajudam a manter o cérebro saudável a longo prazo. Para resultados melhores, tente incluir ao menos 30 minutos de exercícios moderados na sua rotina.

ALIMENTE-SE COM FONTES NATURAIS DE TIROSINA

A dopamina é produzida a partir de um aminoácido chamado tirosina, que pode ser obtido através da alimentação. Alguns alimentos ricos em proteínas são excelentes fontes da substância, como frango, peru, ovos, salmão, atum, queijos, iogurtes, amêndoas, nozes, abacate e banana.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do DE.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Atualização Semanal: Mais de 50 praias de DE estão impróprias para banho

Mais de 50 praias de DE estão impróprias para banho. Veja quais

Primeiro relatório da Cetesb de 2025 aponta que 51 das 175 praias monitoradas do litoral de DE estão impróprias para banho

DE — Na primeira semana do ano, 51 praias do litoral de DE estão impróprias para banho, de acordo com os dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O boletim, atualizado nessa quinta-feira (9/1), é atualizado semanalmente e monitora 175 praias.

A classificação semanal é feita com base nas densidades de bactérias fecais, medida em amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas. Uma praia também pode ser classificada como imprópria em situações que desaconselham o contato direto com a água, como a presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, a ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Estão impróprias para banho as praias Rio Itamambuca, Perequê-Açu, Itaguá (Av. Leovegildo, 240), Itaguá (Av. Leovegildo, 1724) e Perequê-Mirim, em Ubatuba; Prainha, em Caraguatatuba; São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte, em São Sebastião; Sino, Siriúba, Itaquanduba, Portinho, Feiticeira e Julião, em Ilhabela; Perequê e Enseada (Avenida Santa Maria), em Guarujá; Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (Rua Olavo Bilac) e José Menino (Rua F. Ozanan), em Santos; Milionários, Gonzaguinha e Prainha (Avenida S. Brito), em São Vicente; Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real e Balneário Flórida, em Praia Grande; Central, Vera Cruz, Santa Eugênia e Agenor de Campos, em Mongaguá; Parque Balneário, Centro, Sonho, Jardim São Fernando, Jardim Regina e Balneário Gaivota, em Itanhaém; e Parque Turístico, em Peruíbe. Em 2025, o boletim não monitorou nenhuma praia nos municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cubatão.

Durante a semana do Natal, o relatório da Cetesb apontou que 17 praias estavam impróprias. Na semana seguinte, o número subiu para 30. O boletim de 2 de janeiro, com dados colhidos antes do surto de virose no litoral, registrou 38 praias impróprias. Veja quais são as praias próprias para banho:

-Lista de praias próprias para banho-

Fique por dentro do que acontece em DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do Metrópoles SP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp