Alistamento feminino 2025: inscrições abertas em 28 cidades e no DF

Alistamento feminino começa em 28 cidades e no Distrito Federal; veja critérios

As inscrições para o alistamento feminino começaram nesta quarta-feira (02) e vão até 30 de junho. As mulheres podem se alistar em Brasília e outras 28 cidades do país (saiba mais abaixo).

São 1.465 vagas para quem completa 18 anos em 2025. As selecionadas serão incorporadas às Forças Armadas entre 2 e 6 de março, ou de 3 a 7 de agosto de 2026. Elas vão atuar como soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha.

Embora voluntário, a partir dessa fase o serviço militar passa a ter caráter obrigatório. Assim como no alistamento masculino, o serviço militar feminino tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme critérios estabelecidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Após o desligamento, as voluntárias vão para a reserva não remunerada.

As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino das Forças Armadas.

O processo de recrutamento tem quatro etapas: 1. Alistamento militar: É o período de inscrição que vai de 1° de janeiro a 30 de junho 2. Seleção geral: Realização de exames médicos e físicos, testes de conhecimentos gerais e psicológicos e entrevista. Em caso de dispensa ou excesso de contingente, a candidata não segue para a etapa 3. 3. Juramento à Bandeira Nacional, se dispensado: No caso de dispensa, a mulher alistada não paga a taxa de juramento à Bandeira Nacional, ficando assim quite com sua situação militar. 4. Seleção complementar, se apto na seleção geral: Se declarada apta em todas as etapas, a candidata participa da Seleção Complementar na Organização Militar em que for designada – Marinha, Exército ou Aeronáutica.

O alistamento deve ser feito pela internet. É preciso que as candidatas preencham dois critérios: Residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação (veja lista abaixo); Completar 18 anos em 2025 (ou seja, ter nascido em 2007).

Entre os documentos solicitados estão: Certidão de nascimento ou prova de naturalização; Comprovante de residência; Documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

Para 2025, são oferecidas vagas para mulheres que morem nas seguintes cidades: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP), Valparaíso de Goiás (GO).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ataque brutal: sertanejo Benício leva garrafada em show de Réveillon. Saiba mais sobre o caso chocante e suas consequências. Acompanhe!

O sertanejo Benício foi vítima de um ataque brutal durante a comemoração do Réveillon, em João Pinheiro (MG). O cantor, que forma dupla com Hermes, levou uma garrafada no rosto e precisou levar incríveis 32 pontos para fechar os ferimentos. O cantor desabafou dizendo que se sente desfigurado e tem dificuldade em se olhar no espelho após o ocorrido.

Durante o show de Réveillon, Benício foi surpreendido com a agressão que deixou o público chocado. O agressor, identificado como Edmarcos Silva, subiu ao palco e acertou o cantor com uma garrafa, causando um grande impacto não só fisicamente, mas também emocionalmente. Apesar de ter sido detido, o agressor foi liberado uma hora depois do ocorrido, deixando Benício e seus fãs indignados com a impunidade.

Em entrevista ao G1, Benício compartilhou a dificuldade de encarar seu reflexo no espelho pela primeira vez após o ataque. Como um homem vaidoso, o cantor se viu com o rosto desfigurado e lamentou não poder participar do ensaio de gestação de sua esposa, Karla Pacheco, que está grávida de oito meses do segundo filho do casal. A dor emocional foi intensa para Benício, que desabafou sobre a falta de reação diante da situação.

Com a necessidade de se recuperar dos ferimentos, Benício e Hermes precisaram cancelar oito shows da dupla. O cantor revelou que terá que passar por um período de 90 dias em recuperação, o que impactará diretamente em sua carreira e nos compromissos profissionais já agendados. A agressão deixou marcas não só físicas, mas também emocionais, afetando a vida pessoal e profissional do artista de forma significativa.

Para ficar por dentro de todas as atualizações sobre o universo dos famosos e do entretenimento, acompanhe o perfil DE Fun no Instagram. Lá você encontrará as últimas notícias, novidades e curiosidades sobre seus artistas favoritos, além de acompanhar de perto o desenrolar do caso envolvendo o sertanejo Benício. Continue acompanhando para não perder nenhuma informação importante sobre esse e outros assuntos do mundo das celebridades.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp