Saiba identificar e prevenir o câncer de pele na região de Piracicaba: aumento nos casos em 2024

Região DE Piracicaba tem aumento nos casos de câncer de pele; saiba como
identificar e evitar a doença

Foram registrados 2.269 atendimentos e 54 óbitos em 2024. Especialista alerta
que taxa de cura é alta quando caso é identificado no início.

1 de 2 Profissional analisa mancha na pele de paciente — Foto: Hospital Regional
DE Presidente Prudente

Profissional analisa mancha na pele de paciente — Foto: Hospital Regional DE
Presidente Prudente

A região DE Piracicaba teve aumento de 7,38% dos atendimentos a pacientes com câncer de pele de janeiro a outubro de
2024 em comparação com o mesmo período de 2023. As informações são da Secretaria
DE Estado da Saúde DE São Paulo (SES-SP).

Foram registrados 2.269 atendimentos nas cidades abrangidas pelo Departamento
Regional DE Saúde (DRS) DE Piracicaba em 2024. Já no mesmo período de 2023,
foram 2.113 acompanhamentos.

Os municípios tiveram 54 óbitos pela doença de janeiro a novembro de 2024 e 56
falecimentos durante o mesmo período de 2023.

Para evitar o desenvolvimento da doença, é preciso ficar atento a qualquer
mancha ou ferida na pele.

> “O grande sinal de alerta é para a lesão que é diferente das outras, que você
> não tinha ou especialmente que a sua esposa ou o seu filho falou: ‘Isso aí
> está estranho’. Procure um profissional DE saúde. A grandíssima maioria dos
> cânceres de pele são totalmente curáveis se identificarmos no início”, informa
> o cirurgião oncologista Ivan Dunshee DE Abranches.

O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e totaliza 31,3% dos casos
segundo o Instituto Nacional DE Câncer (INCA).

Câncer de pele já é 1/3 dos diagnósticos da doença

Câncer de pele já é 1/3 dos diagnósticos da doença

COMO IDENTIFICAR

De acordo com a Secretaria DE Saúde do Estado, a doença é mais constante em
pessoas DE meia idade. Isso porque os tipos mais comuns de câncer de pele são
decorrentes DE queimaduras solares ou exposição solar durante a vida. O fator
hereditário também é relevante para o risco DE desenvolver a doença.

As manifestações mais comuns do câncer de pele são:

* Crescimento DE lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha,
rósea ou multicolorida na pele;
* Pinta preta ou castanha que mude DE cor, textura, torna-se irregular nas
bordas e cresce DE tamanho;
* Aparecimento DE mancha ou ferida que não cicatriza. Ela pode crescer,
apresentar coceira, crostas, erosões ou sangramento.

2 de 2 Celular mostra exemplo DE mancha irregular — Foto: Reprodução/EPTV

Celular mostra exemplo DE mancha irregular — Foto: Reprodução/EPTV

COMO EVITAR

Os cuidados para prevenir o câncer de pele incluem:

* Evitar exposição prolongada ao sol durante o período das 10h às 16h;
* Utilizar filtro solar com fator DE proteção solar (FPS) a partir DE 30;
* Reaplicar o protetor solar a cada duas horas;
* Utilizar chapéus, bonés e óculos escuros com proteção UV;
* Aplicar protetor solar labial;
* Utilizar roupas com proteção UV que protejam a pele do contato com o sol.

Segundo a Secretaria DE Saúde, a exposição exagerada ao sol nos primeiros 20
anos de vida é decisiva para o aparecimento do câncer na meia-idade, portanto, o
cuidado com as crianças deve ser maior.

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Destroços de avião retirados do mar em Ubatuba após explosão; caso investigado pela polícia e pela FAB

Destroços de avião que explodiu são retirados do mar em Ubatuba; caso é investigado pela polícia e pela FAB

Piloto da aeronave morreu. Casal e duas crianças foram retirados da aeronave com vida e levados para o hospital.

A operação de retirada dos destroços do avião que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi realizada na noite desta quinta-feira (9). O acidente matou o piloto e deixou cinco pessoas feridas, sendo quatro ocupantes do avião e um pedestre que passava pela orla da praia no momento da explosão – saiba mais abaixo.

Com o auxílio de um guindaste e retroescavadeiras, os agentes recolheram toda a estrutura que ficou espalhada pelo mar e na faixa de areia da praia.

A operação foi acompanhada por agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do aeroporto local e da Força Aérea Brasileira.

Os destroços serão levados para uma base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) em São Paulo. O órgão, responsável pela apuração das causas do desastre, prevê apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.

Além do Cenipa, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo também vão atuar na investigação do acidente – confira mais detalhes sobre a investigação abaixo.

A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).

O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Ao menos três órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais.

O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com “objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba”.

A promotoria pediu informações preliminares à Prefeitura, à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Cenipa foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Cinco pessoas estavam na aeronave: O piloto, Paulo Seghetto, era Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação. Um casal e duas crianças (sobreviventes): ocupantes são Mireylle Fries, de 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 41, e os dois filhos, de 4 e 6 anos. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.

O número de pessoas feridas fora do avião não estava claro até a última atualização desta reportagem: A capitã dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Prefeitura de Ubatuba. A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu uma mulher na orla e uma criança, que sobreviveram.

O Cessna Citation que se acidentou precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto. O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada. Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Lembre-se de que este conteúdo é protegido por direitos autorais.

Apesar do acidente terrível, relatos de testemunhas oferecem um vislumbre angustiante do que aconteceu. Um carro que passava pela orla quase foi atingido pelo avião. Em entrevista ao Jornal Hoje, a motorista do carro contou que precisou desviar e subir em uma calçada, para impedir que as chamas da explosão atingissem o veículo. Também o piloto Paulo Seguetto morreu em consequência do acidente com o avião.

O modelo Cessna Citation 525 requer apenas um tripulante para a operação. A aeronave é definida pela fabricante, a Cessna, como tendo capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. O Cessna Citation 525 tem dimensões consideráveis, com 13 metros de comprimento e 4,2 metros de altura. Além disso, a velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km. Apesar do peso máximo para decolagem ser de 4.853 kg, ainda não se sabe em que condições precisas o avião estava voando antes do acidente.

Os destroços da aeronave serão objeto de uma análise rigorosa por parte dos órgãos competentes para a investigação do acidente. A Polícia Civil de São Paulo e o Ministério Público conduzirão a apuração das causas do desastre, além do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fica claro que o acidente com o avião em Ubatuba gerou comoção e preocupação nas testemunhas locais e autoridades responsáveis pela investigação. A segurança dos voos, a manutenção das aeronaves e a capacitação dos pilotos são fatores fundamentais para evitar tragédias como essa no futuro. Apenas um trabalho minucioso de investigação poderá esclarecer todas as circunstâncias que levaram a esse terrível acidente.

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