Aniversário de Ananindeua: 81 anos com serviços gratuitos à população

Ananindeua celebra 81 anos com serviços gratuitos à população

A cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, completa 81 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 3 de janeiro. Para celebrar a data, o Governo do Pará vai oferecer uma série de serviços gratuitos na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará.

Os atendimentos terão início às 8h e incluirão a emissão de documentos, consultas médicas, nutricionais e odontológicas, exames oftalmológicos, escolha de armação para óculos de grau, testes rápidos para detecção de doenças, vacinação, serviços de estética, orientação jurídica, atendimentos para animais, apresentações culturais, atividades recreativas, entre outros.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, destacou que a iniciativa do “Governo do Pará nos Bairros” visa garantir que serviços essenciais cheguem até a população. Diversos órgãos estaduais participarão da ação, como as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu).

Na programação de aniversário do município, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), realizará a entrega de 2.500 títulos de terra para moradores do bairro do Paar. A entrega acontecerá na Escola Estadual Professor Saturnino de Andrade.

É importante ressaltar a importância da descentralização dos serviços públicos, permitindo que a população tenha acesso facilitado a diversas atividades e atendimentos essenciais. A ação em comemoração aos 81 anos de Ananindeua demonstra o compromisso do governo em levar benefícios e oportunidades para a comunidade local.

Em um contexto de valorização da cidadania e promoção do bem-estar social, eventos como esse se tornam fundamentais para fortalecer os laços entre a população e as esferas governamentais. O atendimento integrado e gratuito oferecido durante as comemorações evidencia a preocupação em atender as necessidades da comunidade de forma abrangente e eficaz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Período de Defeso do Caranguejo-Uçá no Pará: Datas Importantes para 2025

Período defeso no Pará: confira as datas para 2025 do caranguejo-uçá

Período garante a reprodução do animal, muito consumido no estado e em outros locais do país.

1 de 1 Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Com duração de quatro meses, o calendário de 2025 dos períodos de defeso do caranguejo-uçá foi dividido em cinco períodos e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), válido para diversos estados do Brasil, incluindo o Pará.

Este ano, os períodos estão divididos da seguinte forma:

* 1º: 30 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
* 2º: 13 a 18 de janeiro
* 3º: 29 de janeiro a 3 de fevereiro
* 4º: 27 de fevereiro a 4 de março
* 5º: 29 de março a 3 de abril

Os defesos serão fiscalizados por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para garantir a reprodução do animal, sem interferências na natureza.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas às autoridades ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Semas, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).

O QUE É O PERÍODO DE DEFESO?

O defeso é uma estratégia fundamental para proteger o período reprodutivo do caranguejo-uçá, espécie de grande importância cultural e econômica no Pará, principalmente para as populações ribeirinhas. É importante ainda para assegurar a renovação dos estoques o animal, facilitando o processo natural de reprodução dessa espécie.

Conhecido como período de andada, os crustáceos saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento. Respeitar este período garante a sobrevivência da espécie e o equilíbrio do ecossistema local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp