Cenipa analisa caixa-preta de Embraer após acidente fatal na Ásia: Entenda por quê

Ásia: saiba por que Cenipa analisa caixa-preta de Embraer que matou 38

Trabalho começou nesta quinta-feira (2/1) e não tem prazo para ser finalizado. Aeronave envolvida em acidente foi fabricada pela Embraer.

A colaboração do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na investigação da queda da aeronave que se acidentou no Cazaquistão, na Ásia Central, no último dia 25/12, atende a um pedido da Autoridade de Investigação do país.

A aeronave, o Embraer 190 de matrícula 4K-AZ65, caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão. O avião seguia de Baku para Grozny, na Chechênia e pertencia à Azerbaijan Airline. Embarcaram 67 pessoas, sendo cinco delas membros da tripulação. Houve 38 mortes.

Ao DE, o Cenipa afirmou que colabora com diversos países que, assim como o Brasil, atuam em conformidade com o anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, “oferecendo apoio técnico necessário e especializado”. “Essa atuação em parceria com diversas Agências de Investigação de outros países, similares ao Cenipa, tem como objetivo promover o incremento da segurança do setor aéreo para todas as nações, trazendo, por consequência, ensinamentos que beneficiarão toda a sociedade”, afirmou o órgão ao DE, por meio de nota.

O Cenipa informou nesta quinta-feira (2/1) que iniciou a análise dos dados das caixas-pretas. Se trata de dois dispositivos chamados tecnicamente de Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). O primeiro equipamento (CVR) grava a comunicação entre os pilotos e deles com a torre de comando. Já o segundo registra dados de voo como comandos dados pelos pilotos, altitude, velocidade, etc (FDR). As duas caixas-pretas chegaram ao Brasil na terça-feira (31/12).

O envio de caixas-pretas a outros países é comum nas investigações. Isto acontece quando um país tem um domínio maior em determinada tecnologia para a coleta e a avaliação dos dados.

O Cenipa possui um laboratório especializado em dispositivos de registros de dados de voo, o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData). Para os trabalhos, o Cenipa vai receber três investigadores do Cazaquistão, além de investigadores convidados por aquele país, sendo três do Azerbaijão e três da Rússia. “Todos acompanharão o processo de degravação dos dados, contando com o apoio técnico e especializado dos investigadores do Cenipa, bem como com toda a infraestrutura e tecnologia disponível no LabData”, disse trecho de comunicado enviado à imprensa na segunda. Os dados que forem extraídos das caixas-pretas serão enviados à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mãe relata acidente grave com filha de 11 meses: importância da vigilância constante com crianças

A influenciadora revelou recentemente um momento delicado que viveu com sua filha de apenas 11 meses, Celine. Segundo Morgana Santana, a pequena teve o dedo esmagado em um acidente doméstico que aconteceu no último domingo. A mãe contou aos seguidores que estava no quarto procurando seus óculos quando ouviu os gritos de Celine, que estava na sala com o irmão mais velho. Ao chegar no local, se deparou com a cena chocante do dedo da filha completamente esmagado e pendurado, com muito sangue ao redor.

Morgana explicou que a mesa de pedra em que Celine se apoiava caiu repentinamente, causando o acidente. A influenciadora acredita que o filho mais velho pode ter esbarrado na decoração, desencadeando a queda da mesa. Além do dedo esmagado, a pequena também teve um machucado na cabeça devido ao acidente. A mãe rapidamente envolveu a mão da menina em um pano de prato e a levou para o hospital, onde foram encaminhadas para outra instituição para a realização de uma cirurgia de emergência.

Celine completou 11 meses no dia seguinte ao acidente e Morgana compartilhou nas redes sociais fotos da pequena, expressando gratidão pela vida da filha. Ela acredita que a menina será um instrumento nas mãos de Deus e deseja que cresça em graça e conhecimento da palavra. A família vive agora o processo de recuperação da criança, que passou por um momento de extrema tensão e preocupação. A influenciadora tem recebido o apoio e as mensagens positivas dos seguidores nesse momento delicado.

O acidente com a filha pequena levou Morgana Santana a compartilhar o ocorrido em suas redes sociais, abrindo um debate sobre a importância da atenção e cuidado com as crianças em ambientes domésticos. A mãe aproveitou a oportunidade para alertar outros pais e responsáveis sobre os perigos que podem existir no cotidiano. A história de Celine serve como exemplo de como um momento de distração pode resultar em consequências graves, evidenciando a importância da vigilância constante na presença de crianças.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp