Pacientes com sonda enfrentam dificuldades para conseguir dieta especial fornecida pela Prefeitura de Sorocaba
Compra emergencial dos alimentos seria feita no fim do mês passado, no entanto, não foi realizada. Prefeitura afirmou que o reabastecimento será feito de forma gradativa, a partir da próxima sexta-feira (10).
Pacientes com sonda enfrentam dificuldades para receber alimentos especiais em Sorocaba
Os pacientes de Sorocaba (SP) que utilizam sonda para se alimentar estão enfrentando dificuldades para obter a dieta enteral, que consiste em alimentos especiais devido às condições médicas. Os itens, fornecidos pela prefeitura, seriam reabastecidos em uma compra emergencial no fim de dezembro que não foi feita até então.
Por conta da falta da dieta, seja oral ou enteral, mães de crianças que necessitam do aparelho organizaram um protesto na prefeitura para pedir que o fornecimento fosse regularizado. À TV TEM, o pai de uma das afetadas afirma que os insumos têm diminuído com o passar do tempo.
Segundo o homem, pai de uma menina de 11 meses, prematura e com condições cardiopatas, são necessárias oito latas de um suplemento específico mensalmente para que sua filha recupere os quilos necessários de forma saudável. No entanto, apenas duas foram fornecidas nos dois últimos meses de 2024.
Devido à falta dos itens, o pai chegou a procurar ajuda na Policlínica Municipal e também em outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em resposta, os locais afirmaram que o suplemento está em falta.
Na casa de Marlene Souza Silva, seu irmão, diagnosticado com câncer, utiliza uma sonda gástrica para poder se alimentar. De acordo com ela, os insumos especiais estão em falta na residência há seis meses.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba afirma que o processo está em fase de licitação, com os contratos em etapa de assinatura. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), os atrasos aconteceram devido às tramitações de fim de ano da empresa fornecedora.
Ainda conforme a nota, os insumos serão reabastecidos de forma gradativa a partir da próxima sexta-feira (10) e “todo o processo ocorre de forma legal, priorizando a regularização eficiente dos materiais”.