Pacientes com sonda em Sorocaba sofrem com falta de dieta especial da Prefeitura

Pacientes com sonda enfrentam dificuldades para conseguir dieta especial fornecida pela Prefeitura de Sorocaba

Compra emergencial dos alimentos seria feita no fim do mês passado, no entanto, não foi realizada. Prefeitura afirmou que o reabastecimento será feito de forma gradativa, a partir da próxima sexta-feira (10).

Pacientes com sonda enfrentam dificuldades para receber alimentos especiais em Sorocaba

Os pacientes de Sorocaba (SP) que utilizam sonda para se alimentar estão enfrentando dificuldades para obter a dieta enteral, que consiste em alimentos especiais devido às condições médicas. Os itens, fornecidos pela prefeitura, seriam reabastecidos em uma compra emergencial no fim de dezembro que não foi feita até então.

Por conta da falta da dieta, seja oral ou enteral, mães de crianças que necessitam do aparelho organizaram um protesto na prefeitura para pedir que o fornecimento fosse regularizado. À TV TEM, o pai de uma das afetadas afirma que os insumos têm diminuído com o passar do tempo.

Segundo o homem, pai de uma menina de 11 meses, prematura e com condições cardiopatas, são necessárias oito latas de um suplemento específico mensalmente para que sua filha recupere os quilos necessários de forma saudável. No entanto, apenas duas foram fornecidas nos dois últimos meses de 2024.

Devido à falta dos itens, o pai chegou a procurar ajuda na Policlínica Municipal e também em outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em resposta, os locais afirmaram que o suplemento está em falta.

Na casa de Marlene Souza Silva, seu irmão, diagnosticado com câncer, utiliza uma sonda gástrica para poder se alimentar. De acordo com ela, os insumos especiais estão em falta na residência há seis meses.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba afirma que o processo está em fase de licitação, com os contratos em etapa de assinatura. Segundo a Secretaria de Saúde (SES), os atrasos aconteceram devido às tramitações de fim de ano da empresa fornecedora.

Ainda conforme a nota, os insumos serão reabastecidos de forma gradativa a partir da próxima sexta-feira (10) e “todo o processo ocorre de forma legal, priorizando a regularização eficiente dos materiais”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Praias Impróprias em SP: Cetesb Alerta sobre 51 Locais de Risco

O litoral de São Paulo conta com 51 praias que estão impróprias para banho, conforme o último relatório da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) divulgado nesta quinta-feira (9).

Entre as cidades da região do Litoral Norte e Sul de São Paulo, Praia Grande e São Sebastião são as que lideram a lista com o maior número de praias impróprias, totalizando 11 e 7 praias respectivamente.

A Cetesb realiza semanalmente a análise do nível de bactérias presentes na água para determinar a balneabilidade das praias. Quando são encontradas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 milímetros de água, a praia é considerada imprópria para banho, sendo sinalizada com a bandeira vermelha.

É importante ressaltar que o banho de mar em praias consideradas impróprias pode representar riscos para a saúde dos banhistas, por isso é recomendado evitar essas áreas sinalizadas.

Confira a seguir a lista completa de praias impróprias em diversas cidades do litoral de São Paulo, conforme o relatório da Cetesb:

– Praia Grande: Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real, e Balneário Flórida.

– São Sebastião: Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte.

– Guarujá: Enseada e Perequê.

– Mongaguá: Central, Vera Cruz, Santa Eugênia, Agenor de Campos.

– Santos: Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino – R. Olavo Bilac e José Menino – Av. Frederico Ozanan.

É fundamental ficar atento às orientações da Cetesb e evitar o banho de mar em locais sinalizados como impróprios, garantindo a segurança e saúde de todos. Consulte sempre as atualizações sobre a balneabilidade das praias para desfrutar de momentos de lazer com tranquilidade e bem-estar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp