Chef de cozinha preso por estupro de menina de 12 anos: o que se sabe até agora

Chefe de cozinha suspeito de estuprar menina de 12 anos em Santa Catarina: o que se sabe e o que falta saber

Defesa de Jason de Souza Junior disse que o suspeito nega as acusações e que conheceu a vítima por meio de um aplicativo de namoro. Família disse que menina não conhecia ele.

Jason de Souza Junior foi preso em Santa Catarina — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O chef de cozinha Jason de Souza Junior segue preso suspeito de estuprar uma menina de 12 anos em Santa Catarina. O crime aconteceu na tarde de terça-feira (31) em Florianópolis, segundo o relato de familiares, e o suspeito foi detido em flagrante em Palhoça, cidade vizinha, na quarta (1º). Na quinta (2), a prisão foi convertida em preventiva.

A defesa de Jason, que é ex-participante do “Masterchef”, disse que o suspeito nega as acusações e que conheceu a vítima “por meio de um aplicativo de namoro, onde ela informava em seu perfil uma idade superior à que realmente tinha”. A família da vítima disse que o homem não conhecia ela ou parentes.

Veja abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso:

1. Quando o crime aconteceu?
2. Como foi a dinâmica do crime?
3. Vítima e suspeito se conheciam?
4. O que disse a Polícia Civil sobre o caso?
5. O que disse a Polícia Militar sobre o caso?
6. O homem segue preso em Florianópolis?
7. O que a lei diz sobre estupro de vulnerável?
8. O que disse o Tribunal de Justiça sobre o caso?
9. O diz a íntegra da defesa do homem preso?

QUANDO O CRIME ACONTECEU?

Segundo os relatos dos familiares à polícia, que constam no boletim de ocorrência ao qual o colunista da NSC TV Ânderson Silva teve acesso, a violência aconteceu na tarde de terça-feira (31), quando a família estava nos preparativos para celebrar o Ano Novo.

COMO FOI A DINÂMICA DO CRIME?

Ainda conforme as informações que constam no boletim de ocorrências, o crime ocorreu próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade.
Ao DE, a família da menina afirmou que a ela foi abordada pelo homem, que estava armado, quando saiu da casa para jogar o lixo fora. A casa da menina fica próximo à região da universidade.
Depois de cometer o crime, o homem teria deixado novamente na região próxima à casa dela. Ela, então, voltou para a residência e relatou o crime aos familiares, que a levaram para o hospital e acionaram a polícia.

Chef de cozinha é preso por estuprar menina de 12 anos em Florianópolis

VÍTIMA E SUSPEITO SE CONHECIAM?

A família da menina diz que o homem não conhecia a vítima ou parentes dela. A defesa do cozinheiro afirmou, em nota, que “Jason conheceu a suposta vítima por meio de um aplicativo de namoro, onde ela informava em seu perfil uma idade superior à que realmente tinha”.

O QUE DISSE A POLÍCIA CIVIL SOBRE O CASO?

Procurado pela reportagem, o delegado Cléber Serrano, responsável pelo atendimento da ocorrência, afirmou que o caso está em sigilo uma vez que se trata de crime sexual. Disse ainda que o suspeito não confessou o crime e ficou em silêncio durante o interrogatório. O investigador afirmou que o cozinheiro foi reconhecido por uma cicatriz na barriga e pela barba.

O QUE DISSE A POLÍCIA MILITAR SOBRE O CASO?

O cozinheiro foi detido com auxílio da Polícia Militar na terça. Segundo o 16º Batalhão da PM, “após informações, ele foi preso pela guarnição na Palhoça e conduzido para a delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis”.

O HOMEM SEGUE PRESO EM FLORIANÓPOLIS?

O flagrante foi convertido em detenção preventiva após audiência de custódia na tarde de quinta-feira (2). Ele está no presídio da Agronômica, na região central da capital catarinense.

O QUE A LEI DIZ SOBRE ESTUPRO DE VULNERÁVEL?

Conforme a Polícia Civil, Jason foi preso pelo crime de estupro de vulnerável. O Código Penal define estupro de vulnerável como ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos.

O QUE DISSE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE O CASO?

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) também confirmou que a prisão do cozinheiro se tornou preventiva e que ele responderá ao processo na prisão. O caso tramita em segredo de Justiça por envolver criança.

O DIZ A ÍNTEGRA DA DEFESA DO HOMEM PRESO?

A defesa de Jason de Souza Júnior, ex-participante do programa MasterChef Brasil, vem a público esclarecer que ele nega as acusações e está colaborando com as autoridades. Jason conheceu a suposta vítima por meio de um aplicativo de namoro, onde ela informava em seu perfil uma idade superior à que realmente tinha.

Até o momento, a suposta vítima não foi formalmente ouvida, e a denúncia foi baseada apenas no relato de sua mãe. A defesa está pedindo ao juízo diligências complementares, incluindo a análise das interações anteriores entre as partes, que podem trazer uma nova perspectiva ao caso. Reafirmamos a presunção de inocência e pedimos que aguardem o desenrolar das investigações sem conclusões precipitadas.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE SC NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem viaja o mundo comparando praias famosas e declara: ‘Caiobá é o lugar mais lindo do mundo’

Jovem ‘fanática’ por Caiobá viaja o mundo comparando praia paranaense com pontos turísticos famosos: ‘Lugar mais lindo do mundo’

Em todas as comparações feitas por Sofia Chiodini Rudy, Caiobá, praia de Matinhos, sai campeã. Vídeos da brincadeira somam mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais.

‘Fanática’ por Caiobá viaja o mundo comparando praia com pontos turísticos famosos.

Já imaginou viajar pelo mundo, explorar pontos turísticos incríveis, mas ainda assim preferir o lugar de onde veio? É exatamente como se sente a estudante Sofia Chiodini Rudy, de 21 anos de idade.

Ela, que vive no exterior e tem tido a oportunidade de conhecer destinos icônicos, como a Torre Eiffel, faz vídeos dos pontos turísticos comparando eles com Caiobá, balneário de Matinhos, no litoral do Paraná. Em todas as comparações, a praia paranaense sai ganhando. Assista acima.

Em um vídeo, Sofia brinca que a beleza gelada de Dolomitas, cadeia montanhosa da Itália, não se compara a Praia Mansa, que fica no balneário paranaense. Em outro ponto turístico famoso, o Deserto do Saara, ela fez cara de quem ainda prefere o litoral do estado.

“Pra mim, Caiobá é mais uma questão de pertencimento, um lugar que é uma extensão de quem eu sou, já que eu cresci indo pra Caiobá. É onde eu tive minhas lembranças felizes, amizades (…) Não importa aonde estiver, me sinto melhor em Caiobá. São memórias felizes”, disse.

As brincadeiras de Sofia, que é natural de Curitiba e vive na Itália, explodiram nas redes sociais. Em cada vídeo, a jovem coloca um placar de quantas vitórias Caiobá já teve na espécie de jogo inventado por ela. Atualmente, a praia paranaense está vencendo outros locais do mundo por três pontos.

Juntos, os vídeos das comparações de Sofia somam mais de 1,3 milhão de visualizações. Nos comentários, mais amantes da praia paranaense surgiram.

Um deles disse que “Caiobá só falta nevar”. Outro afirmou que “Caiobá tem seu charme”. “O objetivo era só homenagear a minha Caiobá, mas é muito engraçado ver que o vídeo viralizou e que todo mundo concorda que Caiobá é o lugar mais lindo do mundo”, disse.

Em Caiobá estão localizadas a Praia Brava e a Praia Mansa, pontos turísticos muito procurados no Paraná. O balneário é o maior da cidade, segundo o Governo do Estado, e fica a pouco mais de uma hora e meia da capital paranaense.

A região é conhecida também pelas festas e eventos, como o Carnaval e, ocasionalmente, campeonatos de surf. Outro atrativo do balneário é Ilha da Tartaruga ou Ilha do Farol, a qual é possível acesso apenas quando a maré está baixa. Para chegar até lá, é necessário caminhar pelas pedras. Há trilhas que levam ponta a ponta da ilha, proporcionando vistas incríveis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp