A saída de Artur Jorge do Botafogo para o futebol árabe alterou a lista dos 10 técnicos mais longevos do Brasil entre os 60 times que vão disputar as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em 2025. O treinador estava no Glorioso desde abril de 2024 e era o nono técnico com mais tempo à frente de um clube. Agora, quem entra no Top 10 é o treinador do São Paulo, Luis Zubeldía.
Os dados do Espião Estatístico mostram que apenas quatro clubes da Série A estão entre os 10 primeiros e que metade dos treinadores da lista estão há menos de um ano no cargo. O destaque vai para Abel Ferreira, que está no Palmeiras desde novembro de 2020.
No topo da lista dos técnicos mais longevos do Brasil está Abel Ferreira, seguido por Jorge Castilho, Juan Vojvoda, Eduardo Baptista, Rogério Ceni, Rogério Corrêa, Roger Silva, Ricardo Catalá e Roberto Cavalo. Luis Zubeldia fecha o Top 10 como o técnico mais recente a se juntar à lista.
Jorge Castilho comanda o Maringá há quatro anos, desde abril de 2021, enquanto Juan Pablo Vojvoda está há três anos e sete meses no Fortaleza. Eduardo Baptista renovou recentemente seu contrato com o Novorizontino, onde está há dois anos e um mês.
Rogério Ceni, à frente do Bahia desde setembro de 2023, levou o clube à pré-Libertadores. Da sexta posição do ranking em diante, todos os técnicos começaram seus trabalhos em 2024, com destaque para Rogério Corrêa, que conquistou o acesso do Volta Redonda à Série B.
Ricardo Catalá, Roger Silva e Roberto Cavalo completam a lista dos técnicos mais longevos do Brasil. Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileirão com o Botafogo, deixa o clube em 2025, abrindo espaço para Luis Zubeldia assumir a nona posição do ranking.
Luis Zubeldia seguirá como treinador do São Paulo em 2025, após uma boa temporada que incluiu a classificação para a Libertadores e as quartas de final da Liberta e da Copa do Brasil. A permanência do argentino no comando tricolor foi confirmada para a próxima temporada.