Saída de Artur Jorge Altera Top 10 dos Técnicos mais Longevos do Brasil em 2025

A saída de Artur Jorge do Botafogo para o futebol árabe alterou a lista dos 10 técnicos mais longevos do Brasil entre os 60 times que vão disputar as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em 2025. O treinador estava no Glorioso desde abril de 2024 e era o nono técnico com mais tempo à frente de um clube. Agora, quem entra no Top 10 é o treinador do São Paulo, Luis Zubeldía.

Os dados do Espião Estatístico mostram que apenas quatro clubes da Série A estão entre os 10 primeiros e que metade dos treinadores da lista estão há menos de um ano no cargo. O destaque vai para Abel Ferreira, que está no Palmeiras desde novembro de 2020.

No topo da lista dos técnicos mais longevos do Brasil está Abel Ferreira, seguido por Jorge Castilho, Juan Vojvoda, Eduardo Baptista, Rogério Ceni, Rogério Corrêa, Roger Silva, Ricardo Catalá e Roberto Cavalo. Luis Zubeldia fecha o Top 10 como o técnico mais recente a se juntar à lista.

Jorge Castilho comanda o Maringá há quatro anos, desde abril de 2021, enquanto Juan Pablo Vojvoda está há três anos e sete meses no Fortaleza. Eduardo Baptista renovou recentemente seu contrato com o Novorizontino, onde está há dois anos e um mês.

Rogério Ceni, à frente do Bahia desde setembro de 2023, levou o clube à pré-Libertadores. Da sexta posição do ranking em diante, todos os técnicos começaram seus trabalhos em 2024, com destaque para Rogério Corrêa, que conquistou o acesso do Volta Redonda à Série B.

Ricardo Catalá, Roger Silva e Roberto Cavalo completam a lista dos técnicos mais longevos do Brasil. Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileirão com o Botafogo, deixa o clube em 2025, abrindo espaço para Luis Zubeldia assumir a nona posição do ranking.

Luis Zubeldia seguirá como treinador do São Paulo em 2025, após uma boa temporada que incluiu a classificação para a Libertadores e as quartas de final da Liberta e da Copa do Brasil. A permanência do argentino no comando tricolor foi confirmada para a próxima temporada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Patrick de Paula volta a marcar após dois anos e se destaca em estreia do Botafogo no Carioca: “Pagamento não é comigo”

Patrick de Paula voltou a marcar após dois anos e saiu em defesa do Botafogo, afirmando: “Pagamento não é comigo”. O volante balançou as redes após 706 dias, emocionando-se com o gol sobre Maricá e destacando que não se envolve com questões financeiras do clube, afirmando que se estiver devendo, ele não procura saber.

No jogo que marcou a estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, Patrick teve um dia agitado. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Maricá, o volante foi um dos jogadores que se destacaram, marcando o gol do Alvinegro no Estádio Nilton Santos. A emoção tomou conta dele ao falar sobre seu gol e lembrar de tudo que passou desde sua lesão em 2023.

O gol de Patrick representou mais do que um simples gol. Foi o primeiro gol do camisa 8 em 706 dias, sendo o último contra o Boavista, em fevereiro de 2023. Após uma série de lesões que o afastaram dos gramados por mais de um ano, o retorno não foi fácil e ele foi emprestado ao Criciúma em 2024. Agora, como titular no Botafogo, ele se apresentou mais cedo, abrindo mão das férias e assumindo um papel de liderança no time.

O treinador do Botafogo, Carlos Leiria, elogiou a motivação e dedicação de Patrick, destacando sua liderança e influência positiva no elenco. Mesmo com a derrota, o técnico vê no volante a capacidade de ter um retorno importante para o clube ao longo da temporada.

Durante a semana, surgiram questões sobre atraso no pagamento de premiações da Conmebol Libertadores, levando um grupo de jogadores do Botafogo a ameaçar não se reapresentar. Patrick, por sua vez, defendeu o clube, afirmando que não se envolve com questões financeiras e que não fica sabendo sobre possíveis dívidas. Apesar das especulações, o volante destacou que o atual campeão é o Botafogo.

Mesmo com a derrota e as polêmicas fora de campo, Patrick de Paula se mostrou focado em seu desempenho em campo, destacando que como jogador, está ali para jogar e dar o seu melhor. Sua volta por cima e seu gol após tanto tempo afastado dos gramados são motivos de orgulho para ele e para a torcida do Botafogo. A expectativa é de que o volante possa contribuir de forma significativa para o clube ao longo da temporada de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp