Fluminense aposta no rejuvenescimento do elenco para a temporada de 2025

O Fluminense tem como objetivo principal para a temporada de 2025 o rejuvenescimento do seu elenco, visando a mescla entre jogadores jovens e experientes. Essa estratégia já era uma meta do técnico Mano Menezes, que busca trazer um equilíbrio etário para a equipe. Nesta perspectiva, o Tricolor está próximo de concretizar a contratação do goleiro Marcelo Pitaluga, de 22 anos, formado em Xerém e atualmente no Liverpool, que será o quinto reforço com 25 anos ou menos para a nova temporada.

Além de Marcelo Pitaluga, o Fluminense já fechou a chegada de outros jogadores jovens, como o zagueiro Juan Freytes, o atacante Paulo Baya, o atacante Joaquín Lavega e o volante Hércules, todos seguindo a tendência de rejuvenescimento do elenco. Com essas contratações, o clube carioca reforça sua aposta em uma equipe mais ágil e competitiva para os desafios que virão em 2025.

O técnico Mano Menezes ressaltou a importância de contar com jogadores no auge de sua condição física e maturidade para manter a competitividade da equipe. Ele enfatizou a necessidade de ter um elenco equilibrado em termos de faixa etária, apontando que um elenco mais jovem pode ser o caminho para o sucesso na temporada que se inicia. A renovação com atletas provenientes de Xerém também é uma estratégia adotada pelo Fluminense para garantir um desenvolvimento sustentável.

Outros jovens jogadores de Xerém, como Wallace Davi, Isaque e Riquelme Felipe, estão cotados para ganhar mais tempo de jogo no Campeonato Carioca, evitando que o clube precise buscar reposições no mercado de transferências. A promoção de talentos da base é vista como uma forma de fortalecer o elenco principal e garantir um futuro mais sólido para o Fluminense. Nesse sentido, o clube está em constante busca por novas oportunidades para os atletas que demonstram potencial.

Em meio a essas movimentações, o Fluminense reforça seu compromisso com a renovação do elenco e a valorização dos jogadores formados nas categorias de base do clube. A aposta em uma equipe mais jovem e dinâmica reflete a busca por um modelo de gestão sustentável e a longo prazo, visando manter a competitividade e a identidade tricolor nas competições futuras. Com um planejamento bem estruturado e a visão de futuro, o Fluminense se prepara para encarar os desafios e alcançar os seus objetivos na temporada de 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Renê acertou com o Fluminense após conversa com Mano e retorno ao Rio

Conversa com Mano e retorno ao Rio foram determinantes para acerto de Renê com o Fluminense

Lateral vinha tendo conversas para renovar com o Internacional, mas foi contratado pelo Flu

Aos 24 min do 2º tempo – gol de fora da área de Renê do Internacional contra o São Paulo

Sexto reforço do Fluminense para 2025, Renê está de volta ao Rio de Janeiro após dois anos e meio. Contratado pelo Internacional em 2022, após atuar pouco mais de cinco anos pelo Flamengo, o lateral-esquerdo chega ao Flu para disputar posição com Gabriel Fuentes, após a saída de Diogo Barbosa, que acertou com o Fortaleza.

Renê, reforço do Fluminense — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

O lateral-esquerdo foi visto pelo Fluminense como uma oportunidade de mercado, após o lateral não renovar o contrato com o Internacional. O jogador passou os últimos dois meses discutindo uma renovação com o Colorado, que acabou não acontecendo por divergências em questões contratuais. Livre para assinar sem custos, pesou para o jogador as conversas com Mano Menezes, com quem trabalhou no Internacional, e a possibilidade de voltar a morar no Rio, cidade que conhece bem.

Renê deixou o Internacional com 123 partidas. Ele era considerado um jogador importante nos bastidores e no dia a dia do clube. Experiente, o lateral era uma das lideranças no vestiário. Após ser titular em 2022 e 2023, ele acabou perdendo espaço em 2024 com Roger Machado, com a entrada de Bernabei no time. Mesmo não sendo dono da posição, Renê esteve em campo 36 vezes no último ano. O lateral marcou um gol e deu duas assistências.

Renê assinou com o Fluminense por duas temporadas — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Renê também recebeu sondagens do Mirassol, que irá disputar a Série A. O jogador, porém, gostou da ideia de defender o Fluminense para voltar a trabalhar com Mano Menezes, com quem atuou em 2022 e no primeiro semestre de 2023 no Internacional. O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, também conversou diretamente com o jogador.

Contratado pelo Flamengo em 2017 após se destacar pelo Sport, ele acumulou 10 títulos pelo Rubro-Negro. Foi tetracampeão carioca, bicampeão do Brasileirão e da Supercopa, campeão da Libertadores e da Recopa.

Um dos argumentos do Fluminense para contratar Renê é manter o equilíbrio entre a busca por jovialidade no elenco e experiência. Nas laterais, o Tricolor conta com Samuel Xavier de 34 anos e Guga de 25 na direita. Já na esquerda, tem Gabriel Fuentes de 27 e agora Renê, de 32.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp