A Polícia Militar realizou uma operação no interior de São Paulo e conseguiu apreender mais de 500 quilos de drogas, além de prender um suspeito apontado como um dos líderes de uma facção criminosa responsável pelo tráfico no Ceará. A ação aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (3), na cidade de Campo Limpo Paulista.
De acordo com as autoridades, o homem detido possui um extenso histórico criminal, com passagens por crimes como homicídio, roubo, receptação, associação criminosa, posse e porte ilegal de arma, e tráfico de drogas. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto. A abordagem ocorreu enquanto o suspeito estava em um veículo de transporte por aplicativo, sendo conduzido sem resistência para o Distrito Policial Central da região.
A operação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo o Comando de Operações Especiais (COE), o Serviço de Inteligência PMESP, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) dos estados de Ceará e São Paulo, a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS/CE e o SAI do BEPI/PMCE. As diligências resultaram em importantes apreensões e na prisão do suspeito que seria peça chave na liderança do tráfico na região.
Em uma ação paralela, na cidade de Jarinu (SP), duas pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, no bairro Estância São Luiz, na mesma noite de sexta-feira. Os suspeitos foram abordados em um veículo estacionado e, após identificação de um mandado de prisão em aberto contra o homem, ele foi conduzido à delegacia. A mulher detida não possuía documentos de identificação e foi levada a um local por ela indicado, porém sem êxito.
Com base em informações obtidas, os policiais foram até a residência do homem com a mulher, que estava com a chave do local. Lá, foi encontrada uma grande quantidade de drogas, totalizando 1,3 tonelada de maconha. Ambos foram presos em flagrante. As ações policiais na região de Sorocaba e Jundiaí têm sido intensificadas para combater o tráfico de drogas e a criminalidade na região.