Morre aos 100 anos Estela Fontoura, irmã de Ary Fontoura: obituário e histórico de longevidade

Morre aos 100 anos Estela Fontoura, irmã do ator Ary Fontoura

Estela era professora aposentada e fazia pontas em comerciais de televisão para se divertir, diz Ary.

Estela Fontoura ao lado do irmão, o ator Ary Fontoura — Foto: Redes Sociais

Morreu neste sábado (4), aos 100 anos de idade, Estela Beira Fontoura da Costa, irmã mais velha do ator Ary Fontoura. Ela, que era professora, faleceu em casa, segundo o obituário da Prefeitura de Curitiba. A causa da morte não foi divulgada.

Estela era a primogênita de uma família com histórico de longevidade. Além de Ary, que atualmente está com 91 anos, ela é irmã de Ivan Fontoura, que faleceu em 2023 aos 96 anos.

Até a última atualização desta reportagem, o ator não havia publicado sobre o falecimento da irmã nas redes sociais. No entanto, em posts anteriores destacou a relação com a irmã, inclusive na comemoração do aniversário centenário de Estela.

Em um registro de memória de 2006 para a revista Aplauso, da Imprensa Nacional, Ary contou que a irmã estava aposentada, mas que fazia pontas em comerciais de televisão em Curitiba apenas para se divertir. Apesar de nunca ter feito teatro, Estela era frequentemente chamada para este tipo de participação, segundo Ary.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia suspeita de ‘tentativas de homicídio em série’ em casos de envenenamento por arsênio em bolo

Bolo com arsênio: polícia vê indícios de ‘tentativas de homicídio em série’, e novo corpo pode ser exumado

De acordo com a delegada regional do Litoral Norte do RS, Sabrina Deffente, novos casos sob investigação seriam de pessoas próximas da família. Em um deles, há suspeita sobre uma pessoa que já está morta. Deise Moura dos Anjos está presa temporariamente.

Perícia constata que sogro de suspeita presa por envenenar família também ingeriu arsênio

A Polícia Civil afirma que vê “fortes indícios” de que a suspeita de colocar arsênio na farinha de um bolo de frutas cristalizadas e provocar as mortes de três mulheres em Torres (RS) tenha praticado outros envenenamentos. Nesta sexta-feira (10), as autoridades confirmaram que uma quarta pessoa, o sogro de Deise Moura dos Anjos, também ingeriu arsênio antes de morrer.

“As provas são muito robustas que essa mulher não só matou quatro pessoas e tentou matar outras três, mas também que ela tenha participado de outras tentativas de homicídio”, afirmou a delegada regional do Litoral Norte do RS, Sabrina Deffente.

De acordo com Sabrina, os novos casos sob investigação seriam de pessoas próximas da família. Em um deles, há suspeita sobre uma pessoa que já está morta, informou ao DE.

“Acho que precisamos rezar mais, aceitar mais e não procurar culpados onde não há. Só os momentos que Deus nos reserva, isso sim, não têm volta. Nem polícia nem perícia que possa nos ajudar a desvendar”, diz a mensagem enviada por Deise à sogra.

Em outra mensagem enviada à sogra, Deise lista motivos que poderiam ter causado a morte de Paulo: “Não sei, acho que eu não faria nada, pois poderia ter sido várias coisas: intoxicação alimentar, negligência médica, a banana contaminada pela enchente, ou simplesmente a hora dele… Sei lá.”

O Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul detalhou o processo das análises que detectaram a presença de arsênio na farinha do bolo que causou as mortes das três mulheres. Ao longo de uma semana, 89 amostras foram analisadas, e em apenas uma, a da farinha, foi encontrado arsênio. O composto estava em uma concentração 2.700 vezes maior que a encontrada no bolo.

De acordo com a Polícia Civil, sete pessoas da mesma família estavam reunidas em uma casa, durante um café da tarde, quando começaram a passar mal. Apenas uma delas não teria comido o bolo. Zeli dos Anjos, que preparou o alimento, em Arroio do Sal e levou para Torres, também foi hospitalizada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp