Previsão de chuvas e granizo em DE no 1º fim de semana do ano: alerta da Defesa Civil

Chuvas, granizo e raios: o clima em DE no 1º fim de semana do ano

A Defesa Civil alerta sobre as chuvas neste fim de semana no estado de DE.
Americana, no interior, registrou granizo e queda de árvores

DE — O primeiro fim de semana do ano segue com chuva em todo o estado de DE. A Defesa Civil pede atenção redobrada para as regiões do Vale do Paraíba, região metropolitana de DE, de Campinas e o litoral paulista, que devem ter chuvas de moderadas a fortes.

Em Americana, na região metropolitana de Campinas, fortes chuvas causaram estragos. Um vídeo gravado pelo Portal Giro Americana, na Avenida Rafael Vitta, mostra os danos após o temporal. Veja:

A cidade apresentou queda de granizo, além da queda de aproximadamente 20 árvores em vias públicas. Os bairros mais afetados foram São Domingos, Iporanga e Cidade Jardim.

A Defesa Civil informou que irá realizar os cortes e limpeza das vias, juntamente com secretarias do município. Não há informação de vítimas.

CLIMA NO ESTADO DURANTE O FIM DE SEMANA

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o clima em DE neste fim de semana (4 e 5/1) é característico do verão. O sol predomina entre muitas nuvens, trazendo calor e sensação de tempo abafado.

Durante o dia, as altas temperaturas e a alta umidade vinda do oceano e da Amazônia podem provocar pancadas de chuva, que em alguns pontos podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e até granizo, como ocorreu em Americana.

O radar do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostra a ocorrência de raios, principalmente no Vale do Paraíba, no litoral paulista e na região de Campinas. Também há forte tendência de condições semelhantes nas regiões de Ribeirão Preto e Araçatuba.

A Defesa alerta ainda que o solo encharcado e a possibilidade de temporais isolados aumentam o risco de transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis. O órgão também destaca a importância de evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, e recomenda seguir as orientações das autoridades em caso de emergências.

CLIMA NA CAPITAL

Conforme o CGE, a temperatura vai se manter estável nos próximos dias na cidade de DE. O sábado (4/1) deve encerrar com pancadas de chuva, com potencial moderado de tempestade, e temperatura máxima de 29ºC e mínima de 21ºC.

Já no domingo (5/1), os termômetros vão ficar entre 20ºC e 27ºC, com pancadas isoladas de madrugada e à tarde. O resto do dia será nublado.

Na segunda-feira (6/1), a previsão é que a mínima seja de 19ºC e a máxima de 28ºC. O dia também será nublado e com pancadas de chuva isoladas na parte da tarde.

Fique por dentro do que acontece em DE. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Investigação da explosão de avião em Ubatuba a cargo do Cenipa

Cenipa vai investigar explosão de avião de pequeno porte em Ubatuba

Segundo a FAB, o Cenipa realizará a chamada “ação inicial”, conduzida por
pessoal qualificado que “realiza a coleta e confirmação de dados”

São Paulo — Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para apurar o acidente aéreo com um avião
de pequeno porte que explodiu na manhã desta quinta-feira (9/1) na orla da praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral de São Paulo.

A aeronave, matrícula PR-GFS, transportava cinco pessoas, o piloto e quatro passageiros. No total, eram três adultos e duas crianças. Paulo Seghetto, o piloto, ficou preso nas ferragens e morreu no local, de acordo com a Prefeitura de Ubatuba.

O piloto foi identificado como Paulo Seghetto. Paulo pilotava a aeronave que saiu de Mineiros (GO) e caiu em Ubatuba (SP). O piloto nasceu em Goiânia (GO).

Outras três pessoas foram atingidas em solo enquanto passeavam em uma pista de skate próxima ao local da queda. Até o momento, cinco pessoas (três adultos e duas crianças) deram entrada na Santa Casa de Ubatuba: quatro ocupantes da aeronave e uma pessoa que passava pelo local no momento do acidente.

Uma das crianças, um menino de 6 anos, foi transferida para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Já a menina de 4 anos e o pai, um homem de 45 anos, foram levados para o Hospital Regional do Litoral Norte estáveis e conscientes. A empresária Mireylle Fries, de 41 anos, passou por cirurgia e segue em observação na emergência, informou a Santa Casa. O hospital disse ainda que a mulher de 59 anos, que passava pelo local, está estável e consciente.

Segundo a FAB, o Cenipa realizará a chamada “ação inicial”, conduzida por
pessoal qualificado que “realiza a coleta e a confirmação de dados, a
preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

A conclusão da investigação, ainda de acordo com a FAB, “terá o menor prazo
possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da
necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

Fique por dentro do que acontece em DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no
Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp