VÍDEO: Chuva alaga Bairro Morumbi e transforma rua em ‘rio’ em Uberlândia
O Diário do Estado registrou um temporal na tarde deste sábado (4) que alagou partes do Bairro Morumbi, em Uberlândia. A Defesa Civil emitiu alerta para chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, prevendo a situação de alagamento que viria a ocorrer.
Moradores do Bairro Morumbi se depararam com as ruas alagadas devido às chuvas intensas. Um dos pontos mais afetados foi a Rua Taperas, que se transformou em um verdadeiro ‘rio’. As imagens registradas pelos moradores mostram a magnitude do alagamento que tomou conta da região.
O Diário do Estado entrou em contato com o Dmae e a Prefeitura Municipal de Uberlândia para obter esclarecimentos sobre a situação de alagamento no Bairro Morumbi durante o temporal. Até o momento, aguardamos retorno das autoridades locais.
Segundo informações da Defesa Civil, a situação de alagamento no Bairro Morumbi é recorrente em épocas de chuva. Em novembro de 2024, um evento climático semelhante causou alagamentos nas vias do bairro, invadindo estabelecimentos comerciais e deixando um carro preso no canteiro de uma avenida.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) explicou que o alto volume de chuva em um curto espaço de tempo foi o principal responsável pelas inundações. O órgão ressaltou que melhorias na infraestrutura de drenagem do bairro foram realizadas nos últimos dois anos, incluindo a expansão da capacidade dos bolsões de armazenamento de água.
A Defesa Civil também emitiu orientações para a população antes, durante e após as chuvas. A manutenção preventiva nas residências, cuidados com a segurança pessoal e ações para minimizar os impactos dos alagamentos são essenciais para enfrentar situações de risco causadas por temporais.
É importante que os motoristas evitem trafegar em vias alagadas, busquem rotas alternativas e sigam as recomendações de segurança durante períodos de chuva intensa. A prevenção e o cuidado com o ambiente residencial e viário são fundamentais para evitar danos e preservar a segurança de todos. O Diário do Estado segue acompanhando as informações sobre a situação climática na região do Triângulo Mineiro.