Museu Penitenciário Paulista: conheça os segredos das prisões desde a década de 1920

Museu das cadeias expõe micro-ondas de maço de cigarro e “maria louca”

Museu Penitenciário Paulista foi aberto há 10 anos onde ficava o Carandiru e preserva objetos produzidos por presos desde a década de 1920

São Paulo — Em 8 de dezembro de 2002, a Casa de Detenção do Carandiru, na zona norte paulistana, foi implodida. Em menos de dez segundos, foram ao chão estruturas que mantiveram presidiários, atrás das grades, por pouco mais de 82 anos.

Palco em 1992 de um dos maiores massacres do sistema carcerário de São Paulo — quando 111 presos foram executados por policiais militares —, o local foi transformado em um parque, onde parte da memória das prisões e de seus encarcerados segue preservada no Museu Penitenciário Paulista, cuja entrada é gratuita.

O espaço exibe resultados concretos de produções artísticas, profissionalizantes, além das “gambiarras” feitas pelos detentos. Entre elas, estão três micro-ondas com os quais os presos conseguiam assar até pão, com a vantagem de fazer isso sem radiação. Esse tipo de utensílio improvisado não é mais encontrado nas cadeias paulistas, por conta de alguns itens atualmente indisponíveis.

O interior de micro-ondas artesanais era revestido com alumínio de maços de cigarro. A estrutura de um desses fornos improvisados é uma caixa de papelão, por fora coberto com pregadores de madeira. A parte de dentro é forrada com alumínio de maços de cigarro. Antigamente, os maços de cigarro eram inteiros revestidos de alumínio, hoje não são mais. O calor era gerado por lâmpadas incandescentes indisponíveis hoje nas cadeias. O tamanho da caixa determinava o número de lâmpadas usadas”, conta a historiadora Josinete Barros de Lima, de 72 anos, mais conhecida como Josi.

Trabalhando no museu desde quando ele foi aberto ao público, há dez anos, ela acrescenta que o acervo, no entanto, existe desde a fundação da Penitenciária do Estado, em abril de 1920. O prédio é gerido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A ideia do museu até 2014, explica Josi, era apresentar às autoridades os resultados das oficinas artísticas e profissionalizantes oferecidas aos presos, com o intuito de ressocializá-los. Os detentos recebiam certificados dos cursos, saindo da cadeia com uma profissão. Todo preso quando entrava no sistema estudava, aprendia um ofício. Alguns faziam pintura, outros móveis artísticos. Nosso acervo apresenta isso ao público. Como estamos no Carandiru, ela é composto basicamente de obras dos presos das instituições do entorno.

Diferentemente da superlotação atual, em meio à qual o Primeiro Comando da Capital (PCC) dita as regras para grande parte da massa carcerária, a Penitenciária do Estado era um modelo de modernidade arquitetônica e disciplinar. Conhecida na ocasião como Casa de Regeneração, o espaço garantia que cada preso ficasse confinado em uma cela individual. O projeto de ressocialização ali desenvolvido chegou a ser reconhecido internacionalmente. Desse período, o museu preserva obras de arte e móveis, resultantes de um período no qual os presidiários tinham garantidas condições dignas durante o encarceramento.

Com o passar das décadas, a penitenciária ganhou vizinhos — o Presídio de Mulheres, a Casa de Detenção, o Presídio da Polícia Civil — que compunham um complexo penitenciário. Nesse andar do tempo, as instalações também foram se deteriorando e, paulatinamente, criando as condições para a atual realidade vivenciada no cárcere. O acervo do museu também preserva alguns objetos e a memória de “produtos” daquela época — alguns existem até hoje no sistema prisional. Um deles são as maricas, como são chamados os cachimbos na cadeia.

O museu preserva algumas máquinas com as quais os presos marcavam a pela uns dos outros. Uma destacada por Josi, por conta da criatividade, é uma peça feita com o motor de um carrinho de controle remoto. Pelo fato de esse tipo de motor queimar, caso ligado diretamente à rede elétrica da cela, os presos criaram um redutor de voltagem usando água e sabão. Eles faziam uma solução de água e sabão, pastosa, colocavam parte da fiação em um potinho e a outra na tomada. Aí o motor era acionado com um isqueiro”, explica Josi.

Frequentado por estudantes, curiosos e egressos do sistema prisional, o museu ainda apresenta uma prática, proibida, mas que ainda hoje é feita pelos presidiários para se embriagar: a produção de “maria louca”. A bebida é feita com frutas e açúcar, o princípio básico para se produzir licores. Após a fermentação, que no linguajar da cadeira é “chocar”, os detentos coam e a mistura e o líquido resultante já pode ser consumido. Apesar de o museu apresentar aos visitantes essas práticas ilegais, Josi destaca não haver nenhum tipo de menção ao PCC, ou qualquer facção criminosa.

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Nomeação de Vitor Cavalcanti de Arruda gera polêmica com dívidas milionárias – Entenda o caso em DE

O novo secretário-adjunto das Subprefeituras, Vitor Cavalcanti de Arruda, foi nomeado pelo prefeito de DE, Ricardo Nunes, mesmo possuindo uma dívida de mais de R$ 12 milhões com a União. Vitor é o proprietário da Companygraf, uma gráfica localizada na zona sul de São Paulo que se encontra na lista de devedores do Ministério da Fazenda. A dívida da empresa inclui R$ 2,3 milhões em débitos previdenciários e R$ 9,6 milhões em tributos federais, além de R$ 436 mil em impostos estaduais.

A nomeação de Vitor foi oficializada no Diário Oficial do Município em 6 de janeiro. Segundo a Prefeitura de DE, a escolha do empresário se baseou em critérios técnicos. No entanto, a Companygraf já foi alvo de investigações por improbidade administrativa no passado, em um caso relacionado ao ex-vereador Antonio Goulart. A empresa foi condenada e proibida de firmar contratos com o poder público, mas a sentença foi posteriormente anulada devido a mudanças na legislação.

Apesar das investigações passadas, Vitor receberá um salário de R$ 27 mil no novo cargo na prefeitura. A Companygraf foi denunciada pelo Ministério Público de São Paulo em 2017 por contratos firmados com o gabinete de Antonio Goulart. Na época, a empresa prestava serviços de impressão para o vereador e sua esposa, que também trabalhava como assessora do gabinete, recebendo pagamentos no valor de R$ 39 mil entre 2007 e 2010.

A defesa de Vitor Cavalcanti de Arruda ressalta que as dívidas mencionadas estão em processo de discussão tributária tanto administrativa quanto judicialmente, de acordo com a legislação brasileira. Além disso, a ação de improbidade administrativa foi considerada improcedente pela Justiça em São Paulo, reconhecendo a lisura das contratações realizadas pela Companygraf. A empresa foi liberada para continuar atuando no mercado público.

A Prefeitura de DE, em nota, afirmou que a nomeação de Vitor seguiu critérios técnicos e que os valores em questão estão em debate judicial e administrativo. A defesa de Antonio Goulart salientou que a condenação por improbidade administrativa não implicou em suspensão de direitos políticos, podendo o político exercer cargos públicos normalmente. Em meio a polêmicas e investigações, a transparência e ética na gestão pública são reafirmadas como compromissos essenciais.

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