Como emagrecer após as festas de fim de ano sem detox: dicas de uma nutricionista

Nutricionista revela como emagrecer após o fim do ano sem fazer detox

O mês de janeiro já começou, e muita gente não sabe como por em prática a meta de emagrecer; veja dicas de uma nutricionista

Manter uma rotina de alimentação saudável e equilibrada durante as datas comemorativas e as férias é bem difícil. Esses momentos, cercados pela família e amigos, tendem a envolver muitas bebidas alcoólicas e comida, e é comum as pessoas saírem da rotina.

A nutricionista Lety Gasparetto aponta que se você exagerou nas festas de fim DE ano e nas férias, e ainda assim quer emagrecer, a primeira atitude a tomar é manter a calma e não se culpar. “Essas ocasiões são para celebrar e desfrutar de momentos especiais com a família e amigos, e é normal sair um pouco da rotina”, inicia.

“O segredo está no que você faz no dia seguinte: volte para seus hábitos saudáveis com naturalidade, sem tentar compensar com dietas restritivas ou longos períodos em jejum, porque isso pode gerar mais ansiedade e descontrole”, prossegue.

Comece o dia se hidratando bem, bebendo bastante água para ajudar o corpo a eliminar toxinas e reduzir o inchaço. Lety acrescenta que o ideal é preferir refeições leves, ricas em vegetais, proteínas magras e carboidratos integrais, que vão nutrir o corpo sem pesar.

“Alguns alimentos podem ser grandes aliados para retomar o ritmo. Frutas cítricas, como laranja e limão, são ótimas para reforçar a imunidade e desintoxicar naturalmente”, alerta. Ela recomenda vegetais folhosos, que ajudam a regular o intestino, enquanto proteínas magras, como ovos ou peixe, fornecem energia e saciedade.

Praticar atividade física é essencial. Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais. Por isso, procure sempre manter a boa forma. Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás. Evite erros comuns que retardam o emagrecimento. Fechar modal.

Outra dica é incluir chás naturais, como os de gengibre ou hortelã, que acalmam o sistema digestivo e aliviam qualquer desconforto.

Além da comida, se o álcool esteve presente, a ressaca pode ser uma realidade. Para ajudar seu corpo, foque em se hidratar bastante. Lety sugere que beber água de coco é excelente para repor os eletrólitos perdidos. Frutas ricas em água, como melancia e abacaxi, hidratam e são refrescantes.

“O gengibre é um grande aliado para combater náuseas, em forma de chá ou adicionado a sucos. Uma sopa leve ou um caldo de legumes também pode ser reconfortante e reabastecer os minerais que o corpo precisa”, aconselha a nutricionista.

“Digo que o mais importante é ter equilíbrio e paciência. Um dia DE exageros não define sua saúde, mas sim o conjunto dos seus hábitos ao longo do tempo”, encerra a especialista.

Já leu todas as notas e reportagens publicadas hoje? Veja todas as notícias DE Vida&Estilo.

Siga a editoria no Instagram e acompanhe as notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem morre depois de tentar estuprar vaca e levar coice fatal: caso choca fazenda em Samambaia.

Antes de tentar violar sexualmente uma vaca e ser morto por um coice fatal, um homem de 45 anos ordenhou o animal. O trabalhador rural chegou a levar o leite colhido para o patrão e tomar café da manhã com ele antes de voltar ao curral. A demora na volta chamou a atenção dos colegas. O homem foi encontrado pelos colegas caído ao lado do animal, sem batimentos cardíacos e com uma camisinha colocada no pênis, em uma fazenda localizada no núcleo rural Laje da Jibóia, em Samambaia, nessa quarta-feira (8/1). O homem trabalhava e morava no local.

A 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul) investiga o caso. Em depoimento, um colega de trabalho contou que, na terça-feira (7/1), ambos passaram o dia juntos ingerindo bebida alcoólica. Na manhã seguinte, por volta das 5h, percebeu que o amigo já havia se levantado para tirar leite das duas vacas leiteiras que ficam na fazenda. A testemunha disse que, naquele momento, decidiu ver o que havia acontecido e, às 6h35, encontrou o parceiro caído inconsciente ao lado de uma das vacas. Ao afastar o corpo do colega, viu que havia uma camisinha no pênis dele, além de uma embalagem de preservativo ao lado, supondo, assim, que, antes de morrer, ele havia tentado estuprar uma das vacas e tomado um coice do animal.

O produtor rural encontrou o colega desacordado, com os olhos semiabertos e uma secreção esverdeada saindo do nariz. Os moradores da fazenda ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Os médicos tentaram reanimar o trabalhador rural, mas, após cerca de uma hora, o óbito foi constatado. Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do DE DF no Instagram. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do DE DF: (61) 9119-8884.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp