Portão de passarela da Estação Mussurunga é fechado após show religioso com 100 mil pessoas em Salvador

Portão de passarela que dá acesso à estação do metrô de Salvador é fechado após show religioso que reuniu cerca de 100 mil pessoas

Um grande evento religioso, promovido pelo Bispo Bruno Leonardo, reuniu cerca de 100 mil pessoas neste último domingo (5), no Parque de Exposições da cidade de Salvador. Como resultado desse show, o portão da passarela que dá acesso à Estação Mussurunga, na Linha 2 do metrô local, precisou ser fechado. A assessoria do bispo foi a responsável por divulgar o número impressionante de participantes.

De acordo com as informações divulgadas, um vídeo que circula nas redes sociais mostra várias pessoas atravessando a pé a movimentada Avenida Luís Viana Filho, também conhecida como Paralela, devido à falta de acesso à passarela. Portanto, o trânsito na região tornou-se lento devido ao grande número de veículos e pedestres tentando se locomover.

A equipe de produção da TV Bahia fez contato com a CCR Metrô Bahia, empresa responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, para entender o motivo do fechamento do portão. Até o momento, aguarda-se retorno oficial para esclarecer a situação. Enquanto isso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu uma nota pedindo que os condutores evitem trafegar no trecho afetado, visando minimizar os congestionamentos.

Equipes da Transalvador já estão monitorando o trânsito e a travessia de pedestres no local para garantir a segurança viária de todos os cidadãos. O Bispo Bruno Leonardo, conhecido por arrastar multidões em seus shows religiosos, já havia realizado uma apresentação de sucesso em Salvador anteriormente, reunindo mais de 60 mil pessoas na Arena Fonte Nova em um evento anterior.

Com uma impressionante base de fãs nas redes sociais, o Bispo Bruno Leonardo conta com quase 50 milhões de seguidores, sendo mais de 40 milhões deles no YouTube. Seus shows continuam a atrair uma quantidade significativa de público a cada nova apresentação. A história de sucesso desse líder religioso tem se espalhado e conquistado cada vez mais seguidores.

Em resumo, o impacto e a popularidade dos eventos promovidos pelo Bispo Bruno Leonardo continuam a crescer, demonstrando a relevância e o alcance de suas mensagens. A mobilização de milhares de pessoas para participar de seus shows é um reflexo da influência positiva que exerce sobre seus seguidores. A cidade de Salvador foi palco de mais um desses grandes encontros, marcando mais um capítulo na trajetória desse líder espiritual tão cativante.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Casa de Jorge Amado em Ilhéus é interditada e acervo é transferido para teatro

Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus é interditada e acervo é transferido para teatro

Medida foi tomada pela prefeitura para fazer reformar em imóvel, que está com problemas estruturais, como buracos no assoalho e infiltrações no teto.

Casa de Jorge Amado em Ilhéus é interditada

A casa onde Jorge Amado morou até os 18 anos, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi interditada pela Prefeitura, nesta quarta-feira (8), por causa de problemas estruturais. Segundo a administração municipal, o imóvel, que abriga um grande acervo do escritor baiano, passará por uma restauração.

Em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, a secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, informou que um comitê para obras emergenciais está sendo montado, com representantes da Prefeitura e de outras secretarias municipais, para entregar a reforma o quanto antes. No entanto, ainda não há uma previsão para o fim do serviço.

Enquanto isso, as peças do acervo do artista ficarão em exibição no Teatro Municipal, localizado a poucos metros da residência em reforma, no Centro da cidade. O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, além de esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à família dele.

Até a interdição da casa, a visitação custava R$ 5. Agora, enquanto as obras ficarem no Teatro Municipal, os fãs e turistas poderão ver o material gratuitamente. A visitação começa na quinta-feira (9). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

“A casa está interditada por graves problemas de infiltração, de afundamento de solo e de infestação de animais, mas temos também a esperança de que nosso acervo esteja salvo-guardado, já que vai ser aberto amanhã para exposição no Teatro Municipal. Enquanto isso, nós estaremos imbuídos de criar um lastro para essa restauração, para Ilhéus, para a região”, disse a secretária.

A CASA DE JORGE AMADO

Localizada no Centro de Ilhéus, a casa foi construída na década de 1820. O imóvel possui um teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá, além de um lustre da década de 1960.

Durante a visitação, os turistas podiam subir uma escada em estilo colonial que os levava para outros espaços da casa cheios de lembranças do escritor. Entre eles, o quarto dos pais do escritor, João Amado de Faria e Eulália Leal.

No local funcionava uma sala de projeção com mais sobre a história de Jorge Amado. Também era possível conhecer objetos pessoais e um painel que conta a trajetória de toda família, desde 1911, quando os pais do baiano se casaram, até 6 de agosto de 2001, quando ele morreu.

CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA DA PREFEITURA

“A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, deu um passo importante para a valorização do legado do escritor Jorge Amado, um dos maiores expoentes da cidade e da literatura brasileira. Com o objetivo de reformar a Casa Jorge Amado, a administração pública transferiu o acervo cultural para o Teatro Municipal de Ilhéus, onde promoverá uma exposição ao público, a partir desta quinta-feira (09).

A iniciativa, que busca resgatar a memória do escritor e a cultura de Ilhéus, contou com as presenças do prefeito Valderico Junior, da secretária de Cultura, Anarleide Menezes, e do deputado estadual Pedro Tavares.

“Preservar o acervo de Jorge Amado é preservar a história de Ilhéus e a identidade do nosso povo. Vamos resgatar uma de nossas maiores riquezas: a cultura”, afirmou o prefeito.

O acervo inclui itens como máquina de escrever, máquina de costura, quadros, livros, um piano e outros objetos pessoais do escritor, que, apesar do evidente valor cultural, estavam em salas fechadas, sofrendo com a degradação do tempo. Agora, os itens receberão os cuidados necessários para sua conservação e estarão acessíveis a visitantes e população”.

Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp